[ Carreira ]

Portfolio, portifólio e portfólio… qual a grafia correta?

03 de julho de 2005, 00:00

Pouca gente tem firmeza na hora de escrever esta palavra tão usada em agências. É com i ou sem i? Tem acento? Nem o Word sabe. Veja a origem do termo e considere usar porta-fólio.

Por Luiz Gonçalves

Pois é, mais um termo que gera confusão. Afinal, aquilo que a gente carrega debaixo do braço ou publica virtualmente em nossas “pages” tem acento? Tem “i”?

Bom, ainda que o que interesse mesmo seja o conteúdo, vamos pesquisar e definir a forma.

Segundo o dicionário publicitário online, a palavra significa:

1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa.
2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional.
3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.

No italiano moderno a palavra se tornou portafoglio e no inglês portfolio. É curioso o fato de em português utilizarmos portfólio ou portifólio ao invés de porta-fólio, que é o correto e o mais natural na latinização moderna da palavra.

Enfim, a expressão portfólio é claramente ligada ao anglicismo, com o aportuguesamento caracterizado pela inclusão do acento na letra “o” pois se trata de uma paroxítona terminada em ditongo oral.

Use portfolio e porta-fólio. Evite portfólio e portifólio

O vocabulário da propaganda utilizado no Brasil é excessivamente influenciado pelas expressões inglesas, numa referência ao trabalho desenvolvido pelos norte-americanos na construção dos modelos e referências desta área.

Assim, a palavra portifólio é usada – mas não conta nos dicionários Aurélio, Houaiss ou Michaelis, onde a grafia certa é “porta-fólio”. Esta, portanto, é a adequada quando se busca de uma identidade nacional para se utilizar o termo. “Portifólio” talvez seja usado por uma questão fonética, afinal soa bem estranho a pronúncia da alternativa portfólio com o “t” mudo. Mas não consta dos dicionários que citamos.

Nota do editor: quando o artigo foi escrito ainda não constava, mas hoje a palavra está dicionarizada, sim. Portfolio ou Portfólio, com ou sem acento. No Aurélio, no Houaiss, no VOP, informa a leitora Natasha Algemaria, nos comentários abaixo.

Como se trata de uma palavra de utilização restrita no segmento artístico e de comunicação, é natural que se encontre uma ausência de conceituação até em dicionários renomados, prevalecendo a definição leiga que utiliza indiscriminadamente as duas formas: portfólio ou portifólio.

Você pode usar “portfolio” e “porta-fólio” e deve evitar portifólio. Só não esqueça da qualidade do conteúdo… [Webinsider]

Avalie o artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (22 votes, average: 4.82 out of 5)
Loading ... Loading ...
Sobre o Autor:

Luiz Gonçalves (luiz@alias.com.br) é bacharel em Design, mestrando em Comunicação e Tecnologia e diretor da agência de propaganda Aliás Comunicação.

Palavras-chave relacionadas a este texto: [edição] [Formação profissional] [Redação, edição]

Deixe um Comentário

Abrir Formulário









Comentários

105 comentário(s)


[ 1º ]
Alexo

Data : 10/04/2013 às 15:39
Cidade: Curitiba
Atividade: Designer gráfico

Muito controverso. Dá até pra escolher qual das verdades adotar! Cofusão! Mas eu, bem, estou preferindo até o momento 'portfólio' respaldado em busca que fiz na Academia Brasileira de Letras agora pouco (http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23).

Data : 24/03/2013 às 17:10
Cidade: Cachoeira do Sul
Atividade: Consultor de projetos

Assim como outros termos técnicos de origem estrangeira (Inglesa)é prudente escrever na língua de origem, apenas grifando.

[ 3º ]
Evandro

Data : 11/09/2012 às 22:59
Cidade: Porto Alegre
Atividade:

Olá,
Muito boa a sua abordagem. No Brasil, em diversos sites pode-se encontrar diferentes grafias para escrever portfólio, as vezes é até cômico. Já vi "portifólio, portifolho, portefólio e outras. A criatividade (ou não) é um ponto forte quanto tratamos de palavras que tem sílabas com sons semelhantes.

Abraço.

[ 4º ]
Sérgio Luiz

Data : 19/07/2012 às 18:13
Cidade: São Paulo
Atividade: Radialista

Não constar em dicionários, não quer dizer que ela não existe.
Dicionários são livros que explicam os significados de palavras.
Quem tem força de lei é a ABL.
Se consta no VOLP, a palavra existe.
As duas coexistem "porta-fólio" e "protfólio".
As demais, por enquanto não passam da criatividade do povo brasileiro.
Use portfólio ou porta-fólio.
Evite portfolio e portifólio. Estas ainda não existem. Bem ou mal, quem manda é a Academia Brasileira de Letras. Ou então Joguemos essa instituição no lixo.

[ 5º ]
Ueritom

Data : 17/07/2012 às 09:29
Cidade: São José
Atividade: Professor de informática

No Dicionário Michaelis (pelo menos na versão online) também consta este verbe, porém aparece apenas como "portfólio".

Abraço,

Ueritom

Data : 09/07/2012 às 09:16
Cidade: Rio de Janeiro
Atividade:

Sempre utilizei a palavra "portifólio".

[ 7º ]
Kevin

Data : 14/06/2012 às 14:11
Cidade: Foz do iguaçu
Atividade:

Sempre usei portfolio. O pior é que já vi gente falando até "portfoli"

[ 8º ]
Danilo Pereira

Data : 26/05/2012 às 17:23
Cidade: Sao Luis
Atividade: Economista

Pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP a grafia correta é PORTFÓLIO.

Data : 16/05/2012 às 01:54
Cidade: Suzano
Atividade: MKT

Ta mas se consta "PORTIFÓLIO" e "PORTFÓLIO" nos dicionários quer dizer que todos estão corretos, PQ eu uso PORTFÓLIO como consta no dicionários (http://michaelis.uol.com.br) U ESTOU ERRADO??

[ 10º ]
Vicente Tardin

Data : 08/05/2012 às 16:17
Cidade:
Atividade:

Oi Renato, como vai?

Acredito que neste caso as duas formas se aplicam: "ao invés de" e "em vez de" estão corretos.

Abraços

[ 11º ]
Renato

Data : 08/05/2012 às 13:23
Cidade: Florianópolis
Atividade:

Sanou minha dúvida.

Só uma observação, nesse parágrafo abixo o correto seria "em vez" em vez de "ao invés" né?

"No italiano moderno a palavra se tornou portafoglio e no inglês portfolio. É curioso o fato de em português utilizarmos portfólio ou portifólio ao invés de porta-fólio, que é o correto e o mais natural na latinização moderna da palavra."

[ 12º ]
cris

Data : 20/04/2012 às 16:38
Cidade: belo horizonte
Atividade: professor

Verificado.

[ 13º ]
Renata dAvila

Data : 06/12/2011 às 17:29
Cidade:
Atividade:

Fiz uma busca agora nos dicionários "onlines" Houaiss, Aulette e Michaelis. Porém, no Houaiss só consta porta-fólio e nos outros dois está como portfólio (com acento). Qual é a grafia correta? Aguardo retorno. Obrigada

[ 14º ]
Vicente Tardin

Data : 28/10/2011 às 22:39
Cidade:
Atividade:

Valeu Douglas!

Estamos reformando...

Data : 28/10/2011 às 21:00
Cidade:
Atividade:

Olá ADM,
Só gostaria de te dar uma dica, reduza os comentários de suas páginas, pois elas ficam muito pesadas.

Cumprimentos...

Douglas.

[ 16º ]
IEDA RIBEIRO

Data : 19/10/2011 às 12:40
Cidade:
Atividade:

A FINA DE CONTA QUAL É A PALAVRA CORRETA? ISSO É MUITO COMPLICADO, EU SEMPRE ME CONFUNDO...

Data : 16/10/2011 às 15:54
Cidade:
Atividade:

A palavra está dicionarizada, sim. Portfolio ou Portfólio, com ou sem acento. No Aurélio, no Houaiss, no VOP.

[ 18º ]
Rust

Data : 21/06/2011 às 11:40
Cidade:
Atividade:

Aff... so responde qual é o certo. Ter que ler esse texto todo.

Data : 08/06/2011 às 11:22
Cidade:
Atividade:

O artigo é muito interessante, mas é antigo (o primeiro comentário é de 14/07/2006). Atualmente a palavra não está limitada à área de comunicação. Portfolio é muito usado para definir um conjunto de projetos em uma organização, por exemplo (portfolio de projetos). O dicionários citados já possuem definições para esta palavra. O problema é que temos divergência de definições:

* Houais: Portfolio (sem acento)
* Aulete: Portfólio (com acento)
* Michaelis: Portfólio (com acento).

Vou adotar a palavra em inglês, tomando o cuidado de colocá-la em itálico sempre que possível.

Boa sorte a todos!
Valéria

[ 20º ]
Hugo Barbosa

Data : 13/05/2011 às 09:36
Cidade:
Atividade:

É bom quando vemos uma afirmação fruto de uma pesquisa. O "aportuguesamento" de palavras estrangeiras sempre nos deixa com um pé atrás.
Vou optar por usar portfolio.
Obrigado pelo esclarecimento.

Sucesso a todos!
Hugo Barbosa

[ 21º ]
Lincoln Garcia

Data : 10/05/2011 às 17:37
Cidade:
Atividade:

Como a palavra é de origem estrangeira e ainda não está oficialmente "aportuguesada", creio que ainda podemos optar por portifólio ou portfolio.

Creio que a opção com acento, que é mais "aportuguesada", deva ter o "i" porque em português não há o encontro das consoantes "t" e "f".

Se preferirmos adotar a versão sem o "i", não devemos acentuar o "o", porque este acento não existe no inglês.

Portanto, portifólio com "i" ou portfolio sem acento.

[ 22º ]
mohamed almajíd

Data : 09/05/2011 às 23:09
Cidade:
Atividade:

Olá,

por isso o inglês,é uma língua universal.Não gera dúvidas.Ao contrário dos tupiniquins.........

[ 23º ]
diego

Data : 28/04/2011 às 14:29
Cidade:
Atividade:

O interessante é que o website de sua agência (Aliás Comunicação) está escrito PORTFÓLIO... COmo você não indica. Why?

Data : 17/12/2010 às 12:40
Cidade:
Atividade:

Putz, agora apareceu um tal de "portefólio" também? hehehe

Bom, "porta-fólio" é sem dúvida o mais correto, falando em aportuguesamento de palavras estrangeiras, mas é também menos agradável sonoramente (por estarmos acostumados à palavras em inglês).

Por isso, sempre usei "portfólio" porque imagino ser o aportuguesamento correto para "portfoglio" (italiano) e "portfolio" (inglês).

Mas isso é tão confuso que fui dar uma olhada no meu site agora e vi que eu mesmo estou usando "portfólio" e "portfolio". Está errado pois ora estou usando o termo em português, ora em inglês.

Acho muito válida a discussão pois acredito na impotância do conteúdo, mas sem o uso conceitual completo, perde-se o brilho ;)

Tchau... vou correndo lá arrumar isso... hehehe

Sucesso a todos ;)

[ 25º ]
MARCOS SUEL

Data : 10/11/2010 às 14:29
Cidade:
Atividade:

PORTIFÓLIO STUDIO FOTOGRAFIAS E VÍDEO. ESSE É O NOME DA MINHA EMPRESA, A DECISÃO DA ESCRITA FOI TOMADA JUNTO AO DESIGN QUE CRIOU A MARCA E ESTUDOS FEITOS A RESPEITO DA ESCRITA CORRETA.

MARCOS SUEL
MONTES CLAROS-MG

[ 26º ]
Luciano

Data : 06/10/2010 às 18:53
Cidade:
Atividade:

Texto satisfatório,quem sabe agora eu paro de fazer confusão...

[ 27º ]
Sylvio

Data : 17/09/2010 às 03:21
Cidade:
Atividade:

==========================================
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:-

portfólio
(inglês portfolio)
s. m.
O mesmo que portefólio.
--------------------------
portefólio
(inglês portfolio)
s. m.
1. Conjunto de material gráfico utilizado em apresentações.
2. Conjunto de trabalhos ou de fotografias de trabalho de um profissional das artes.
3. Dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências.
4. Pasta ou cartão duplo para guardar papéis. = dossiê, porta-fólio
===========================================
Então, constam, dicionarizados:- portfólio, portefólio e porta-fólio.
===============================================

[ 28º ]
Wilma

Data : 11/08/2010 às 11:25
Cidade:
Atividade:

Parabens!!!

Sua definição de escrita , de conteudo do portfólio, dá um norte para quem está começando a montar um; vale acrescentar o comentário do arquiteto Herculano, comentário nº 66

[ 29º ]
cleiton

Data : 29/04/2010 às 09:58
Cidade:
Atividade:

o que e portifolio

[ 30º ]
cleiton

Data : 29/04/2010 às 09:55
Cidade:
Atividade:

meu nome e anderso leu acho que portifolio escreve assim

[ 31º ]
Alexandre

Data : 09/04/2010 às 18:12
Cidade:
Atividade:

Uma constatação: na coluna à direita, abaixo da foto do autor, ainda está escrito 'portfolio'!

[ 32º ]
JUCA

Data : 06/04/2010 às 16:29
Cidade:
Atividade:

portfoliio e melhor.

[ 33º ]
JUCA

Data : 06/04/2010 às 16:28
Cidade:
Atividade:

AMEEEEEEEEEI BRIGADA.

[ 34º ]
Luísa

Data : 22/03/2010 às 17:52
Cidade:
Atividade:

Grande ajuda!Estava fazendo um 'porta-folio' e o título é:"Portifolio de Língua Portuguesa", desde que comecei perguntei a todos da fámilia,nem todos sabiam responder, os que sabiam falavam besteira(besteira para mim que depois li esta matéria)então recorri a internet, e achei a matéria que me fez tirar nota máxima no trabalho!
Mas para mim tanto faz o português de ninguém é completo!

[ 35º ]
GEANE

Data : 26/02/2010 às 15:18
Cidade:
Atividade:

Esqueci de completar: no VOLP a palavra é PORTFÓLIO, com "T" mudo e acento. Essa é a única versão correta na Língua Portuguesa falada no Brasil.

[ 36º ]
GEANE

Data : 26/02/2010 às 15:01
Cidade:
Atividade:

Caríssimos

Quando há dúvidas sobre grafia ou existência de alguma palavra da Língua Portuguesa, a solução é consultar o VOLP - Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras( Ed. Global) ao invés de dicionários de significados, como o Aurélio ou o Houaiss.

[ 37º ]
Vitor Britto

Data : 02/02/2010 às 15:37
Cidade:
Atividade:

Meus parabéns pela matéria. Excelente conteúdo.

Forte abraço.

[ 38º ]
Edson Zabot

Data : 29/01/2010 às 00:10
Cidade:
Atividade:

Consultei o dicionário Houaiss 2009. Tanto "porta-fólio" quanto "portfólio" estão corretos. "Portfolio" é a palavra inglesa e também pode ser usada, afinal falamos "mouse" e não "rato" como os portugueses. Já "PORTIFÓLIO" não existe.

Data : 21/12/2009 às 15:35
Cidade:
Atividade:

Uso portifolio. Sem acento e com o i após o t. Errado? Certo? Não sei. Mas o conteúdo tá lá. Quem quiser apreciar: http://www.fabiopitombeira.com.br
Abraços.

Data : 30/11/2009 às 18:27
Cidade:
Atividade:

Portfolio - Interessante ampliar esta definição para expressar um conjunto de trabalhos realizados por profisionais com o objetivo de compor seus acervos técnicos.

[ 41º ]
i9 Web Design

Data : 08/11/2009 às 13:41
Cidade:
Atividade:

Muito bom o esclarecimento!

[ 42º ]
Diogo

Data : 17/10/2009 às 15:02
Cidade:
Atividade:

Gente, espera aí. O escritor do artigo está se PROPONDO a fixar uma grafia para a palavra em questão. Ele não está apontando qual o CERTO e qual o ERRADO.

O escritor do artigo não é lingüista e visto que a palavra justamente não consta no dicionário, não se pode culpar a escrita que ELE julga como incorreta.

A aceitação de portifólio no Brasil é vasta, a probabilidade é de que quando o vocábulo for adicionado ao dicionário (se é que já não foi) não seja apenas o porta-fólio, mas também uma versão aportuguesada (portfólio ou portifólio).

[ 43º ]
Adil Lyra

Data : 09/10/2009 às 19:49
Cidade:
Atividade:

ESclarecedor e pertinente. Parabéns pela matéria sobre protfolio ou porta-fólio.

[ 44º ]
joao e fran

Data : 07/10/2009 às 17:02
Cidade:
Atividade:

AE GOSTAMOS MUITO DO CONTEUDO DO SITE, TIRAMOS DEZ NO TRABALHO QUE FIZEMOS EM BASE NESTE CONTEUDO,FALW

[ 45º ]
Luciene

Data : 13/08/2009 às 10:41
Cidade:
Atividade:

Excelente!
Nos anos de formação acadêmica esta palavra em referência fazia parte do convívio dos alunos, quase que,visceral rsrsrsrs. Hoje já formada entendo que essa coisa de verbalizar já sei de tudo não cabe em meu dicionário,pois estamos sempre,sempre em construção, e que a aprendizagem é um processo contínuo...
Obrigada por fazer esta observação,pois acredite,só acessei esta página porque precisei usar o termo em destaque e, graças a isso não cometi um erro.

[ 46º ]
Vanderlei Mendes

Data : 05/08/2009 às 00:25
Cidade:
Atividade:

Achei interessante dizer que no Aurélio não contém a palavra sem I e com acento. Quando fui escrever está palavra recorri ao Aurélio e encontrei da forma com que nosso colega Astério Júnior (comentário 32) cita.

Hoje uso o dicionário Aulete Digital (estou me tornando usuário e defensor de software livre) e nele consta:

portfólio Verb. Novo
(port.fó.li:o)

sm.
1 Conjunto ou listagem de produtos, serviços etc. de uma empresa, para divulgação junto a clientes: Apresentou o portfólio da editora.
2 Álbum de fotos, trabalhos etc. de um artista, fotógrafo, modelo etc.; BUQUE.
3 Pasta sanfonada para guardar documentos, folhetos etc.
4 Conjunto do que se guarda num porta-fólio (fotografias, gravuras etc.).
5 Econ. Conjunto de títulos de um investidor; CARTEIRA DE TÍTULOS.

[F.: Do ing. portfolio, alter. do it. portafoglio. Sin. das acps. 1 a 4: pota-fólio. Ideia de: port(a)- e folh-.]

Acredito que não estarei errado por continuar usando a palavra portfólio.

[ 47º ]
Mariely

Data : 04/08/2009 às 21:48
Cidade:
Atividade:

Muito bom o esclarecimento! Mas porta-fólio acho que não pega aqui no Brasil não..

[ 48º ]
Navegante

Data : 10/06/2009 às 10:28
Cidade:
Atividade:

Também tive essa dúvida e busquei a informação aqui. Mas, aí me surgiu outra dúvida: Porque ninguém quer usar a palavra porta-fólio?

[ 49º ]
alcina hnorato

Data : 23/05/2009 às 18:23
Cidade:
Atividade:

Parabéns pelo esclarecimento.Vou falar sobre o assunto numa palestra e só me ajudou.Obrigada

[ 50º ]
Tizza Ariel

Data : 19/05/2009 às 16:32
Cidade:
Atividade:

Oláa, achei muuuito legal o esclarecimento em relação aos termos utilizados concernente á palavra porta-fólio...
Realmente tinha muita dúvida na escrita em relação a grafia correta.
desde já parabenizo por tamanhop esclareciemnto para todos nós...

abraços

Att
Tizza Ariel

[ 51º ]
Fabio Oliveira

Data : 15/04/2009 às 12:52
Cidade:
Atividade:

Muito consistente e importante o tema, pois tem muitos...
Parabés!

§:)

[ 52º ]
Guilherme

Data : 09/04/2009 às 20:06
Cidade:
Atividade:

é vou correndo lá no meu site mudar essa palavra... hehehehe

mas não duvido que daqui a pocjuo tenhamos essa palavra em nossos dicionários, pois como já foi dito acima a lingua não para.

[ 53º ]
araujo

Data : 30/03/2009 às 17:39
Cidade:
Atividade:

muito importante este assunto,ele é de geande valia para quem gosta de organização.

[ 54º ]
Luciana

Data : 21/03/2009 às 08:43
Cidade:
Atividade:

Acredito que portfolio não seja mais uma palavra de utilização restrita no segmento artístico e de comunicação. O que tenho visto nas escolas é que este nome tem sido usado para designar cadernos de registros; anotações sobre alunos e suas produções, seu desenvolvimento...

[ 55º ]
bic azul

Data : 19/03/2009 às 11:10
Cidade:
Atividade:

Meu Aurélio aqui, diz que o correto é Portfólio. Sem i e com acento.

Eu conhecia a grafia do Porta-fólio, mas sempre achei a sonoridade meio estranha... meio Porta-treco, Porta-luvas. Pura implicância.

Um abraço e parabéns pela Matéria.

[ 56º ]
Ana

Data : 13/03/2009 às 09:52
Cidade:
Atividade:

caraca!
eu nem sabia que existia esse tipo de dúvida!
para mim era potifólio e ponto!
hahahaha

Data : 20/01/2009 às 22:26
Cidade:
Atividade:

Este artigo foi um grande orientador e aproveitando a orientação de Alexo fui na ABL, pelo pouco que pesquisei pude constar que tanto PORTFÓLIO(com acento e não apresenta plural) como PORTA-FÓLIO(sendo plural PORTA-FÓLIOS) constam no site da ABL e são considerados como substantivos masculinos(sm). Agradeço tanto o Luiz Gonçalves como o Alexo Mello.
Abraços para os dois.

[ 58º ]
Alexo Mello

Data : 14/01/2009 às 13:25
Cidade:
Atividade:

Voltando a reler o texto, fui pesquisar na Academia Brasileira de Letras, que deveria ser nossa maior referência, muito embora a língua seja passível de algumas incoerências, e encontrei portfólio, sem i e com acento.

www.academia.org.br

Eventualmente alguns termos evoluem e se padronizam. Como ficamos aqui?

[ 59º ]
Marcio

Data : 20/12/2008 às 14:58
Cidade:
Atividade:

Gostei muito das colocações feita sobre o Portfólio.

Marcio
www.buffetsaopaulo.com

[ 60º ]
Victor Costa

Data : 17/12/2008 às 12:46
Cidade:
Atividade:

Portfolio, portifólio e portfólio? acho que a palavra mais importante é conteúdo.

Quando o designer tem bons projetos, realmente bem planejados e agregando valor, a grafia se torna apenas um importantíssimo refinamento na hora de publica-lo.

[ 61º ]
Márcia Regina

Data : 08/11/2008 às 12:27
Cidade:
Atividade:

Achei muito oportuna a matéria. Precisava de esclarecimentos, pois vou realizar uma reunião com meus professores sobre o assunto e matéria me tirou muitas dúvidas.

[ 62º ]
Paulo Peres

Data : 31/10/2008 às 19:02
Cidade:
Atividade:

Obrigado pelo esclarecimento Luiz.

Abraços.

[ 63º ]
Ana

Data : 09/10/2008 às 11:42
Cidade:
Atividade:

Estava com uma dúvida tremenda, até porque me profº escreveu portfólio
Valeu..

[ 64º ]
Paulo Sacramento

Data : 04/10/2008 às 08:48
Cidade:
Atividade:

Muito obrigado pela dica! :D

[ 65º ]
creusa

Data : 25/09/2008 às 08:39
Cidade:
Atividade:

Existe sim nos dicionários Aurélio, A palavra Portfólio

Data : 28/08/2008 às 14:09
Cidade:
Atividade:

PARABENS , GOSTEI BASTANTE DAS EXPLICAÇÕES FICAREI MAIS ATENTO A ESTA INVASÃO DE PALAVRAS DE OUTRAS LINGUAS, ONDE NÓS GOSTAMOS DE UTILIZAR SEM SABER O VERDADEIRO SENTIDO
UM ABRAÇO TCHE

Data : 26/08/2008 às 10:44
Cidade:
Atividade:

Gostei muito das colocações feita sobre o Portfólio pois, confesso que tinha algumas dúvidas.Eu trabalho com um grupo de 15 profesores,e todos fazem a avaliação dos alunos utilizando o referido instrumento para acompanhar o processo ensino aprendizagem em sala de aula , verificando as dificuldades utilizam o plano de intervenção

[ 68º ]
Assis Haubert

Data : 22/08/2008 às 13:11
Cidade:
Atividade:

Olá, muito interessante e importante as tuas colocações.

Eu nem em sonho pretendo utilizar um tempo aportuguesado. Sempre utilizei palavras como portfolio, site, e-mail, etc.

Não vejo motivos para usar palavras não comuns.

O fato de estarmos no Brasil, e falarmos português, na minha opinião não são motivos para xenofobia lingüística.

Se fosse assim muita gente teria quer rever a sua forma de escrever. Muitas palavras de outros idiomas foram e são incorporadas, e a maioria não se importa.

Mas quando se trata de palavras de origem inglesa, já desperta nos anti-americanismos de plantão aquela certo comichão.

Já cansei de ouvir, Tu te entregou para o Tio Sam, tu é um colonizado, etc e besteiras como estas. A estes eu pergunto, O idioma é INGLÊS ou AMERICANÊS?;

[]s

Data : 24/07/2008 às 16:03
Cidade:
Atividade:

Concordo com o Luiz. Vou usar Portfolio, da mesma forma que utilizo a palavra Site e não a terminologia Sítio.
Também concordo com o Fábio. Sem dúvida é a nossa mentalidade provinciana que nos faz achar engraçado apresentar um Porta-fólio ao cliente ou manusear o Rato.

[ 70º ]
Fábio Renam

Data : 22/07/2008 às 17:58
Cidade:
Atividade:

Pela norma culta do português, você não pode usar portfolio sem aspas (ou itálico), que indicam tratar-se uma palavra estrangeira.

Por isso não vão encontrar nunca no Aurélio. A nossa língua não admite a absorção de palavras estrangeiras em desobediência às suas próprias normas, embora o costume teime em apresentá-las.

Depois de algum tempo, a incorporação só poderia se dar pela grafia aportuguesada (portifólio), jamais pela grafia original (portfolio), se não houvesse correlato no português, que não é o caso, pois existe porta-fólio.

O problema é que o Brasil não perdeu a mania de província, adotando, em cada nova tecnologia estrangeira, a terminologia original, sem se preocupar em traduzi-la. Em Portugal, por exemplo, se chama rato para o mouse do computador.

Só se estranha o que não se está acostumado.

Data : 17/07/2008 às 16:15
Cidade:
Atividade:

Muito bom o artigo. Sanou minha dúvida. Só faltou citar que em francês a palavra é portefeuille e também quer dizer carteira.

[ 72º ]
Pal

Data : 21/06/2008 às 10:06
Cidade:
Atividade:

Super interessante, mas acredito que de qualquer forma seja correta, alias a lingua nunca para, sempre se desenvolve com passando o tempo.
bjs.

Data : 20/06/2008 às 14:17
Cidade:
Atividade:

Eu gostariade a saber como concluir o o meu Portifólio?
O meu curso e na área de Saúde(EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA EM SAUDE)

[ 74º ]
Astério Júnior

Data : 20/06/2008 às 14:17
Cidade:
Atividade:

No dicionário Aurélio tem sim a palavra portfólio que significa porta-fólio segue como esta no dicionário:


porta-fólio
[De portar1 + fólio.]
Substantivo masculino.
1.Pasta de cartão usada para guardar papéis, desenhos, estampas, etc.; portfólio
2.P. ext. Material diverso que se utiliza para apresentação profissional ou comercial; portfólio. [Pl.: porta-fólios. Cf. book e composite.]


portfólio
[Do ingl. portfolio, alter. do it. portafoglio.]
Substantivo masculino.
1.V. porta-fólio.
2.Econ. Carteira (8).

[ 75º ]
marli viana

Data : 24/05/2008 às 10:08
Cidade:
Atividade:

Esta matéria foi de grande relevância para mim, estou a contruir um Portfolio, foi o momento oportuno para tirar minha dúvida sobre a palavra.

[ 76º ]
Edu Chaves

Data : 06/05/2008 às 23:17
Cidade:
Atividade:

Essa matéria é de extrama importância a nós que ao aos poucos estamos sendo americanizados e não percebemos, como disse principalmente no meio publicitário e midia em geral.(assim como essa muitas outras palavras do nosso dia-a-dia)

Admito tinha dúvidas quanto a escrita desta palavra mesmo sabendo o significado só agora aprendi o correto.

[ 77º ]
silvia

Data : 05/05/2008 às 02:37
Cidade:
Atividade:

se bem que a questão aqui não é significado e sim
grafia,mas uma coisa tenho certeza a pronúncia portfolio soa melhor que porta-folio ...acho que não usaria...

[ 78º ]
silvia

Data : 05/05/2008 às 02:27
Cidade:
Atividade:

Eu uso portfolio,achei interessante a materia porém ele não especifica tão bem o significado da palavra.
significado é este:
O que é Portfolio
(pal. ing.) Pasta flexível para guardar ou transportar papéis, documentos, fotos etc.
Álbum ou pasta, de folhas soltas ou não, com material em geral fixado (p. ex., leiautes de publicidade, fotos, trabalhos de um artista) para apresentação a outra pessoa (p. ex., clientes, editores, agências de modelos).
Fin. Carteira de títulos e-ou ativos fixos. (Forma port. pref.: portafólio.)
Fonte http://www.workpedia.com.br/portfolio.html

Data : 14/01/2008 às 09:29
Cidade:
Atividade:

Fico feliz por ter encontrado uma explicação ,tão sólida, sobre a grafia da palavra portfolio. Confesso que sempre usava esta palavra com o acento.

[ 80º ]
Ana Maria

Data : 13/11/2007 às 15:52
Cidade:
Atividade:

Parabéns pela importantíssima informação.Na verdade eu estava fazendo uma pesquisa, pois tenho que fazer um trabalho da faculdade sobre motivação, clima e cultura nas organizações em apresentar um portfolio, e estou um pouco perdida.Mas achei ótimo a explicação.
Parabéns

[ 81º ]
Margth Lima

Data : 13/11/2007 às 01:03
Cidade:
Atividade:

Juca, gostei da problematização feita em relação ao termo, pois possibilita uma reflexão qto ao poder e domínio da nossa língua/cultura, ainda muito presa ao modelo norte-americano.
Marelisa, crei q aqui é uma informação e tbém contribuição no sentido político da questão. Agora, cabe a cada sujeito optar em mudar ou não.A defesa tá feita e o caminho é nosso. Não?

Abraço, Margth

Data : 11/11/2007 às 11:16
Cidade:
Atividade:

eu gostaria de receber algum modelo de portifólio que esteje enquadrado o tema de dinâmicas em empresas de pequeno porte.

Data : 17/10/2007 às 15:05
Cidade:
Atividade:

A palavra portfólio significa, um album de imagens dos produtos que deverão ser apresentados ao consumidor.
Já lí, porém não me recordo aonde, que a origem da palavra portfolio, é italiana, um vendedor que montou um catalogo com seus produtos para levar até o seus consumidores, seu nome Portfoglio

Vou pesquisar aonde li e volto a informar
Atenciosamente
Roberto

[ 84º ]
juca

Data : 01/05/2007 às 19:55
Cidade:
Atividade:

Ficamos na mesma?

Marelisa

Data : 30/01/2007 às 09:11
Cidade:
Atividade:

A norma da lingua portuguesa não aceita a palavra PORTFÓLIO, sem ?i? e com acento, uma vez que esta é uma palavra inglesa, (americana) devivada de Portable Folio. É inaceitável o acento uma vez que, na lingua inglesa, o acento não existe.
Portable significa portátil e Folio significa dupla face, transparência, como nos plásticos que contém, na pasta, os trabalhos dos artistas.
Se enquadra na mesma norma gramatical de multi e anti e arqui.

[ 86º ]
Marcos Monteiro

Data : 29/12/2006 às 13:56
Cidade:
Atividade:

Sempre escrevi portifólio.
Acho que esse estrangeirismo presente em algumas agências não tem o poder de contaminar a todos. Nossas influências vão além dos EUA.
Penso que devemos valorizar nosso idioma, mas, sinceramente, porta-fólio não dá. Se é para mudar, fico com o portfolio.

[ 87º ]
Edu Caldas

Data : 09/12/2006 às 13:08
Cidade:
Atividade:

Muito boa matéria.
Como o que importa é o conteúdo, sempre coloquei o link para o meu porta-flio´, com o titulo de meus trabalho.. rs.. mas valeu!
abraços! E.CAldas

[ 88º ]
Eduardo Horvath

Data : 08/12/2006 às 09:54
Cidade:
Atividade:

Excelente matéria, simples e objetivo. Seria importante nós brasileiros usarmos porta-fólio já que a nossa língua é o português e não o inglês. Porém, na hora de construírmos o mesmo acabamos usando portfolio devido a influência inglesa nas agências, um certo modismo, um jeitão de querer parecer mais chique. Do que e porque é que não sei. Afinal, texano também fala inglês.
Enfim, não fazemos jobs e sim, fazemos serviços, mas pelo visto esse tipo de influência linguística está longe de terminar, como ficaria nossos free-lancers? A tradução pareceria um tanto estranha.
De fato fico ainda com Portfolio, já que sou OBRIGADO a usar outros termos da língua inglesa no mesmo, porém, dá sim para considerar usar porta-fólio mediante a uma situação, como em referência de uma matéria, explicação etc.

Data : 19/10/2006 às 21:35
Cidade:
Atividade:

Uma mão na roda!

Estava mesmo aflita, querendo saber a origem e a grafia correta desta palavra que vem a cada dia preenchendo o cotidiano de vários saberes.
Muito interessante tal publicação. Parabéns.

[ 90º ]
Nandico

Data : 17/10/2006 às 20:23
Cidade:
Atividade:

Nóis

[ 91º ]
Thiago Fonseca

Data : 10/10/2006 às 09:04
Cidade:
Atividade:

Vou correndo depois do trabalho tirar o acento do meu site. Sempre tive essa dúvida, agora esclarecida.
Abração

[ 92º ]
Alexo

Data : 29/09/2006 às 01:35
Cidade:
Atividade:

Pois é. O portfólio da Lumem Design, de Curitiba, é com acento. Nao seria a forma ideial, entao.

[ 93º ]
Tania Rosa

Data : 22/09/2006 às 18:15
Cidade:
Atividade:

Muito interessante o artigo sobre a grafia correta da palavra.
Me ajudou muito num momento de dúvida.
Parabéns pela iniciativa e pela pesquisa!

[ 94º ]
Henrique Garcia

Data : 09/09/2006 às 18:28
Cidade:
Atividade:

heheh , já até alterei no meu site ó:
http://www.henriquegarcia.com

Porta-fólio seria legal usar se fosse em algo meio retrô

[ 95º ]
Vicente Tardin

Data : 08/09/2006 às 11:31
Cidade:
Atividade:

Oi Carolina,

logo no comentário acima... Há este texto que talvez ajude um pouco:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2004/08/17/internet-com-i-minusculo/

[]s do

Vicente

[ 96º ]
Carolina

Data : 08/09/2006 às 11:13
Cidade:
Atividade:

Mesmo sendo uma matéria antiga continuo usando-a como referência, indicando a diversas pessoas pois é com muita frequencia que encontramos esta palavra escrita de forma errada (portifólio). Muito bom!

Aproveito para lançar outra dúvida:
E a palavrinha Online? Ou seria On-line e quem sabe...on line...qual a maneira correta de escrever? O engraçado é que já encontrei em uma mesma página esta palavra escrita nas 3 formas que citei.
Obrigada :)

[ 97º ]
petrus mikhail

Data : 24/08/2006 às 23:06
Cidade:
Atividade:

Muito interessante a matéria!
Acessei ao goggle para
saber o real significado de portifolio.

(Eu já escrevia assim...rsrs)

Bom...mas ai é que está...
Estou, brevemente, apresentando minha
primeira coleçao,
a qual entitulei de Portifolio Poliester.

A idéia é otima
porém algumas pessoas dizem que o
conceito de portifolio perde-se
pois há uma marca registrada:A Portfolio,
internacionalmente conhecida!

Já meu conceito de moda bani os demais idiomas
para valorizar o português brasileiro
julgo que porta-folio ofusca a Portfolio e esclarece a ideia da minha marca
concorda??!

Grande ajuda
Abçs!

[ 98º ]
Luís

Data : 18/08/2006 às 19:10
Cidade:
Atividade:

mto obrigado pela informaçao me ajudou mto
porque sem usava outro jeito agora vou adotar esse novo tipo
mto obrigado luiz

[ 99º ]
Adriano San

Data : 17/08/2006 às 11:41
Cidade:
Atividade:

Mto boa a sua pesquisa. Realmente esclarecedora. Tenho uma pergunta: não haveria uma palavra em português para definir o conjunto de marcas, qualidades, produtos e, principalmente, trabalhos realizados por profissionais da música?
Obrigado.
Adriano San

[ 100º ]
VPego

Data : 15/08/2006 às 09:43
Cidade:
Atividade:

Ótimo, agora vou utilizar portfolio costumeiramente. Mas digo sinceramente, mesmo que seja correto também, não pretendo usar porta-fólio. Imagina o cliente recebendo isso de você e rindo aos montes (claro que ele está errado, mas fazer o q né).

E até explicar... vixi.. o baiano aqui desiste, hehehehe.

[ 101º ]
Lucas Antunes

Data : 11/08/2006 às 08:08
Cidade:
Atividade:

Muito interessante sua abordagem. Tenho certeza que esta é uma dúvida de todos os jovens pretensos a publicidade, entre outras profissões.
Esta questão já foi motivo de incerteza minha quando fui fazer o meu porta-folio ou portfolio. Acabei em optar por portifólio por ser o mais abrasileirado. Mas como o autor mesmo disse, não se pode esqucer do conteúdo!

[ 102º ]
Meury Florentino

Data : 05/08/2006 às 08:23
Cidade:
Atividade:

Muito interessante a matéria, posto que muitas pessoas não tem o conhecimento de certas palavras que são usadas aqui no Brasil e que ainda tem forte influência da língua inglesa.
Luiz, você esclareceu para nós leitores como se usa essa palavra.
Meury Florentino

[ 103º ]
Graça Vieira

Data : 02/08/2006 às 11:48
Cidade:
Atividade:

Luiz, o seu comentário mostra consistência de ser fruto de pesquisa e me instiga a continuar pesquisando a respeito. Parece-me que o uso aportuguesado pela anologia fonètica esteja sendo aceito dentro da norma culta, . Inclusive, talvez isso explique a pergunta da leitora Nicolly Andrade.
Atenciosamente
Gal Vieira

[ 104º ]
Nicolly Andrade

Data : 17/07/2006 às 13:53
Cidade:
Atividade:

A matéria é muito interessante, quero parabenizá-lo. Porém, tenho uma dúvida: o Site da Aliás Comunicação está escrito Portifólio de forma incorreta? por que?...
Nicolly Andrade

[ 105º ]
Mariana

Data : 14/07/2006 às 10:39
Cidade:
Atividade:

Muito interessante a matéria!
Sempre tenho um pouco de dúvida com palavras vindas de outros idiomas, e portfolio é sempre uma que me intriga....
Parabéns!