Como ler e interpretar estatísticas de acesso

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Você sabe quando o visitante abandona o seu site? Sabe interpretar os relatórios de softwares como o Webtrends? Não? Então, você está, literalmente, guiando no escuro… Nesse workshop, Virginia Carcavallo (foto), da Globo.com (currículo ao final), ajudará você a compreender melhor os sinais que as estatísticas oferecem – algo fundamental para aprimorar seu site ou sua intranet e planejar estratégias de marketing eficazes.



OBJETIVOS


    Ensinar ao aluno:

  • O que é um log;
  • Como olhar os números de audiência de um website;
  • Elaborar estratégias para que estes números cresçam;
  • Ajustar o site para ser medido;
  • Analisar o comportamento dos usuários/clientes do site.

PÚBLICO–ALVO

Todos os profissionais ligados à web ou a intranets. Para melhor aproveitamento do curso o aluno deve estar familiarizado com os termos de Internet e noções de html.

CONTEÚDO

Sessão 1

  • Integração – apresentação do professor e alunos.
  • Entendendo o que é um weblog.
  • Desvendando os hits, unique visitors, page views e visitor sessions.
  • Analisando a estrutura do site – Parte I.
  • Entendendo a ferramenta de analise de log (WebTrends).
  • Sessão de perguntas e respostas.

Sessão 2

  • Analisando o primeiro relatório.
    – Quais são os horários em que meu site é mais visitado?
    – Quais as páginas mais visitadas?
    – De onde vem meus visitantes?
    – Por onde meus usuários saem do meu site?
    – Quanto tempo meus usuários ficam no meu site?
    – Quais são as áreas mais visitadas do meu site?
  • Analisando a estrutura do site – Parte II (Agora com base nos dados do primeiro relatório).
  • O que são os parâmetros das URLs e como eles podem nos ser úteis.
  • Sessão de perguntas e respostas.

Sessão 3

  • Dividindo o site em grupos de conteúdo.
  • Cookies: heróis ou vilões?
  • Usando os dados para vender publicidade.
  • Particularidades de sites especiais: chat, mecanismos de busca, fóruns, e–commerce.
  • Sessão de perguntas e respostas.

Sessão 4

  • Usando os dados das métricas para re–desenhar seu site.
  • Analisando o caminho feito pelo usuário/clientes.
  • Onde os usuários abandonam a navegação/compra?
  • Entendendo os conceitos básicos de diferentes tecnologias para medir o site corretamente (ex: Vignette, ASP, PHP, HTML).
  • Sessão de perguntas e respostas.

DURAÇÃO DO CURSO



O curso será ministrado em uma única aula, das 9 às 19h (com dois coffee–breaks de 20 minutos cada e 1 hora e 20 minutos de almoço).



METODOLOGIA

O curso será realizado através de aulas expositivas,
com a utilização de datashow e
acesso à internet. Será usado como exemplo de software e medição o WebTrends Enterprise Suíte, tendo em vista ser amplamente utilizado no mercado.




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Virginia Carcavallo é Coordenadora de Planejamento e Informação da Globo.com e primeiro profissional com certificação completa em produtos e serviços da linha de softwares WebTrends. Anteriormente, atuou na CLM Informática – Distribuidora WebTrends, onde prestou consultorias para mais de 450 empresas, desde o ramo alimentício até grandes portais. Já prestou treinamento para mais de 150 turmas em toda linha de softwares da WebTrends. Também atuou como suporte técnico de 1º a 3º nível durante 2 anos e meio na linha de softwares WebTrends. Na Globo.com – Portal e ISP, já ocupou os cargos de Coordenadora de Métricas Internas (abrangendo cerca de 450 websites do portal) e de Coordenadora de CRM – e–mail marketing.



Artigos de autores diversos.

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