Acontece pelo menos uma vez na vida de quem escreve para a web. Mais ou cedo ou mais tarde você acaba tendo a desagradável surpresa de descobrir seu texto em um site que não conhecia… e que não consultou você antes de publicar o texto. Na maioria das vezes, a situação é ainda pior: o texto é publicado sem citar a fonte. Tem gente tirando proveito do seu texto.
Recentemente, a gerente de conteúdo de um grande portal de educação à distância (que pediu que seu nome fosse mantido em sigilo) contratou uma webwriter para criar um pacote de dez textos. Feito o trabalho, a gerente leu os textos e os achou muito bons. Mas, antes de subi–los para o portal, ela procedeu como de costume: fez uma rápida verificação no Google.
E descobriu que todos os dez textos haviam sido copiados de outros sites e portais. Detalhe: copiados descaradamente, sem a alteração de uma linha sequer. A webwriter assumiu a autoria do atentado, deixando de citar as fontes e entregando os textos como se tivessem sido escritos por ela.
Pode–se dar a esse tipo de atitude o nome que for. Mas copiar um texto sem pedir a autorização do seu autor, citando ou não a fonte, é falta de ética.
Talvez não pareça grande coisa para alguns leitores, porque ética é um conceito em desuso atualmente. Está na moda dizer que a ética não vale nada. Mas será mesmo?
A palavra ética tem muitas definições, nem todas de fácil alcance ou compreensão. Mas, traduzindo numa linguagem de fácil entendimento (porque clareza é fundamental, não só na web, mas principalmente nela): ética é como uma pista de dança hiperlotada. Você está ali para dançar. Mesmo que seu espaço seja pequeno, é o espaço que você tem, e você quer aproveitá–lo da melhor forma possível, com a sua dança, o seu estilo que, bom ou ruim, é só seu e de mais ninguém. Eventualmente alguém vai esbarrar em você, mas é natural, dificilmente isso poderia deixar de acontecer. E você sabe disso. Mas também sabe quando alguém tenta invadir seu espaço de propósito. E você não gosta. Porque a pessoa não respeitou o seu espaço.
Resumindo, ética é quando você respeita o espaço do outro e ele o seu. Se você escreveu um texto para um website – de graça ou não, dinheiro aqui é uma questão secundária – é no mínimo falta de respeito da parte de outra pessoa ou instituição copiar seu texto e colá–lo em outro site. Como dizia meu professor de jornalismo no meu tempo de faculdade, isso é motivo para demissão por justa causa. Porque competência não se copia. [Webinsider]
Fábio Fernandes
Fábio Fernandes é jornalista, tradutor e escritor. Na PUC-SP, é responsável pelo grupo de pesquisa Observatório do Futuro, que estuda narrativas de ficção científica e a forma como elas interpretam e são interpretadas pelo campo do real.