Gestão do conhecimento é no todo, não à parte

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Eric Borges Scardini

Muitas iniciativas de gestão do conhecimento são encaradas, erroneamente, como um novo sistema ou processo, à parte de toda cadeia da organização.

Desta forma toda uma infra–estrutura específica seria indispensável para a continuidade do projeto, aumentando em muito os custos de implantação e manutenção.

Talvez a grande diferença entre gestão do conhecimento (GC) e gestão de conteúdo é que a primeira é muito mais estrutural do que a segunda, que se apresenta mais conjuntural. A gestão do conhecimento interage e depende intensamente da cultura e do modelo mental de seus colaboradores. Imagine as abordagens de GC embutidas nos processos das organizações e os benéficos conseqüentes.

Melhorias nos procedimentos. Todo processo possui procedimentos, que por sua vez são compostos de tarefas. Quando se tem documentado os procedimentos que agregam valor ao processo, fica fácil identificar a real possibilidade de adequar técnicas relacionadas à GC para fazer parte de cada procedimento. Por isso empresas que seguem modelos bem estruturados e de eficiência comprovada, como as Normas ISO, por exemplo, possuem a estrutura básica para o sucesso.

Porém, há necessidade de repensar cada procedimento constantemente – melhoria contínua –, modificando sempre que possível. Para este assunto, o lema “em time que está ganhando não se mexe” não funciona. Talvez o que melhor se adequaria seria: “sempre dá para melhorar, mesmo que não pareça”.

Participação. Documentar é preciso, mas não basta. Este é outro motivo causador de fracasso de programas de GC. Deve haver compreensão por parte dos colaboradores da importância de sua participação pró–ativa e permanente em todo o processo de distribuição de conhecimento.

Se isto está de alguma forma inserida no fluxo normal dos procedimentos que ele executa no dia–a–dia, o colaborador passa a assumir tais tarefas com muito menos resistência. Imaginem os ganhos para a organização se isso for bem trabalhado!

Acredito que o conceito não vale apenas para a gestão do conhecimento. Muitos projetos de gestão organizacional seriam melhor aproveitados se utilizassem os procedimentos documentados para incorporar suas propostas e objetivos junto aos colaboradores, mesmo que estes não percebam. Trabalhemos nisso. [Webinsider]

Artigos de autores diversos.

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