No dia 14 deste mês de junho realizamos mais dois workshops. Desta vez, os temas abordados foram as estratégias dos sites de público de massa, por Marcello Póvoa, e a Gestão do Conhecimento, por Eduardo Lapa. Saímos com a sensação, confirmada pelas avaliações dos participantes, de que conseguimos mais um sucesso.
Lapa, diretor da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, fez uma apresentação pautada na demonstração de que GC não é uma promessa futura, nem tampouco um modismo. Apresentou várias aplicações práticas e mostrou o que muitas empresas brasileiras estão fazendo hoje.
A pedido dos participantes, focou bastante nas aplicações das intranets e adequou o conteúdo de acordo com a demanda, como todo bom workshop deve ser. Ao final, todos tiveram a oportunidade de participar de uma simulação para definir a divisão das áreas de uma intranet fictícia, aplicando a técnica de “brown paper”.
O sucesso alcançado por Eduardo Lapa tem tudo para se repetir nos próximos workshops que ministrará conosco: Comunidades Virtuais e Gestão de Conteúdo em Websites. Não perca esta oportunidade.
Sites de sucesso. O outro workshop do dia foi ministrado por Marcello Póvoa, que procurou demonstrar o posicionamento, as características e estratégias dos principais portais brasileiros. Póvoa comparou também o histórico e os modelos de negócio do Yahoo e do Google e deu ingredientes aos participantes do curso para uma projeção sobre as vantagens e desvantagens de cada um em médio prazo.
Outra parte do wokshop foi dedicada à noção de convergência de mídias, onde a informação no formato digital é distribuída, realimentada e pode ser acessada sob demanda. Foram exemplificados cases brasileiros de convergência e, mais importante, os participantes puderam enriquecer sua visão crítica sobre empresas pontocom e modelos de negócios.
Avaliações altamente positivas
Passados dois sábados, com quatro workshops já ministrados, podemos deduzir que estamos no caminho certo. Não é apenas uma impressão subjetiva. Ela está apoiada no resultado das fichas de avaliação, preenchidas por todos os participantes.
Nada menos do que 88% dos alunos atribuíram nota superior a 9 tanto para o professor quanto para o evento como um todo – e a grande maioria nos deu nota 10. Assim, é correto dizer que os cursos estão sendo um sucesso no conteúdo e no formato.
Outros dados importantes: há participantes vindo de longe e temos representantes de grandes empresas dentre os inscritos.
As turmas dos dois primeiros sábados contaram com alunos vindos de São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. Para as próximas, já temos inscrições confirmadas até de estados mais distantes como Rio Grande do Sul.
Empresas como Texaco, Datamec/Unisys, Folha Online, Embratel, Ponto Frio, Editora Scipione e Refer, só para citar algumas, também estão nos prestigiando, enviando seus funcionários aos workshops.
Tudo isto nos enche de orgulho e nos deixa ainda mais confiantes.
Buscadores: o próximo workshop
No próximo sábado, dia 21, não teremos workshops, já que trata–se de um final de semana prolongado. Mas no dia 28 estamos de volta, com um curso que tem tudo para repetir o sucesso dos antecessores.
Afinal, trata–se de um tema que nunca vimos abordado num curso: marketing de otimização em buscadores. Além de inédito, é da maior importância, já que estatísticas comprovam que a grande maioria dos usuários chega aos sites a partir do Google e outros buscadores. Aprender como deixar seu site em evidência nesses mecanismos é, portanto, uma questão vital. Nos vemos lá! [Webinsider]
Webinsider
Artigos de autores diversos.