No artigo anterior (veja série ao lado), apontamos exemplos de aplicativos que podem ser incorporados ao palmtop. Desta vez vamos falar sobre o PDA do profissional liberal.
Existem três grandes consumidores de softwares para PDAs: o corporativo (para o qual já comentamos sobre as vantagens para automatizar uma empresa com os dispositivos móveis), o usuário comum (que pode inserir em seu palmtop diversos softwares que o tornam um verdadeiro computador de bolso) e finalmente o profissional liberal, na verdade uma junção dos dois outros tipos de usuários, pois incrementa seu computador de bolso com inúmeros softwares e os utiliza para o trabalho.
Em uma visita aos portais Palmland, PalmBrasil e WinCEBr@sil (links indicados no artigo anterior) você verá uma infinidade de aplicativos úteis para palmtops, muitos deles indicados para profissionais liberais como advogados, engenheiros, médicos, dentistas, representantes comerciais, professores e consultores.
Vamos analisar algumas opções por atividade:
O advogado é um dos que mais tem a ganhar com a utilização de um palmtop, seja Palm OS ou Pocket PC. Ele precisa andar para lá e para cá, com diversos livros na pasta (códigos, leis). Mas com a informatização via PDA já é possível carregar todo este peso para dentro do Palmtop! Graças ao trabalho do site DoutorD existem praticamente todas as leis, códigos e material de consulta digitalizados e disponíveis para download gratuito, que podem ser acessados através do palmtop sem qualquer dificuldade.
Outros aplicativos podem servir de escritório móvel para advogados, contendo informações importantes sobre clientes e processos. É o caso do 3 Advogado 2003. Veja outros exemplos nos sites Palmland e WinCEBr@sil.
O médico está quase sempre correndo de seu consultório para o hospital ou clínica, sem tempo para parar e consultar arquivos de pacientes ou material de referência. Uma boa dica para estes profissionais é o software e–Pócrates, um poderoso banco de dados sobre medicamentos e material de consulta, atualizado periodicamente e que pode ser inserido no PDA com grande facilidade. Outra dica é o 3 Médico 2003, que transforma seu PDA em um escritório móvel, com informações sobre pacientes, cirurgias, medicamentos, receitas etc. Veja exemplos também nos sites Palmland e WinCEBr@sil.
O representante comercial é muito bem servido de aplicativos para automação do trabalho, principalmente, pelo fato de muitas empresas desenvolverem aplicativos de automação para equipes de vendas. Obviamente o autônomo possui alguns diferenciais dos vendedores de empresas. Por este motivo, indico para análise o 3 Sales, desenvolvido especialmente para estes profissionais, que podem manter um vasto cadastro de clientes, produtos, tabelas de preços, além de poder “tirar” pedidos digitais facilmente, sem precisar carregar diversos tipos de talões de pedidos.
Os profissionais liberais estão bem servidos de softwares, muitos deles em português e alguns gratuitos. Portanto, não perca tempo, acesse os sites indicados, procure mais informações e automatize–se! Boa sorte em seu garimpo de softwares e até o próximo artigo! [Webinsider]
Webinsider
Artigos de autores diversos.