Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Pode a princípio até parecer um pouco estranho o motivo pelo qual decidi qual será meu próximo Pocket PC, mas é isso mesmo, o que me atraiu nele foi o slot para cartão Compact Flash tipo II.



Trata–se de uma grande simplificação, mas tenho sim alguns acessórios Compact Flash tipo II e isso sempre foi de uma certa forma uma preocupação em relação ao meu próximo Pocket PC.



Para os que não estão familiarizados com essa terminologia, explico. A única diferença entre o Compact Flash tipo I e o tipo II é a espessura do cartão em milímetros. Alguns acessórios como o Microdrive da IBM e o adaptador Presenter–to–Go para projeções Power Point que tenho são apenas compatíveis com o tipo II.



Podem ser poucos os acessórios tipo II, mas não pretendia me desfazer dos meus e acredito que novos venham a ser lançados, como o recente cartão de memória de 4 GB da Lexar.



O iPAQ 2215 reúne uma série de características que me atraíram muito. As principais sem dúvida foram os slots. Ele conta com um slot para cartões Compact Flash tipo II, conforme já detalhei acima, e também um slot para cartões SD/MMC do tipo I/O, ou seja, permite a conexão e utilização de acessórios feitos para o padrão SD/MMC.



Esta é também uma característica importante. O iPAQ 1910 e o 1915, também da HP, contam com um slot SD/MMC, entretanto sem características I/O. Ou seja, só podemos utilizar nele cartões de memória. Acessórios que utilizam o sistema de cartões para conexão não irão funcionar.



Conectividade sem fio. O 2215 está também equipado com um processador de 400 MHz rodando o novo sistema operacional Pocket PC 2003, além de possui um transmissor Bluetooth interno. Ou seja, está quase que totalmente otimizado para conectividade sem fio (veja o artigo anterior, ao lado). Digo quase pois falta nele um rádio Wi–Fi, mas com dois slots isso não será problema. Posso, por exemplo, utilizar o slot SD/MMC para mais memória e o slot Compact Flash para um cartão Wi–Fi.



Gravador. Mas nem só de boas inovações é feito o 2215. Uma mudança que muito me desagradou foi a ausência do botão do gravador que acompanha os outros modelos iPAQ desde a época da Compaq. Eu sou um usuário assíduo do gravador.



Gravo recados rápidos, lembretes e até números de telefone quando estou no carro ou em situações nas quais é complicado ou demorado demais fazer anotações manuscritas. A boa notícia é que podemos contornar esse problema, reconfigurando qualquer dos outros botões para ativar o gravador.



E a bateria? Bem, não vou nem mencionar aqui o tempo de duração oficialmente publicado pela HP. Pense bem, temos Bluetooth, dois slots para cartão e a já costumeira gama de recursos multimídia dos antigos Pocket PCs. Ou seja, independente da duração oficial, só mesmo experimentando no dia–a–dia para conhecer a verdadeira duração da bateria.



E por falar em bateria, o 2215 conta com uma bateria externa seguindo a tendência da própria HP e até de outros fabricantes. Ou seja, é possível ter uma bateria extra para eventualidades. O próprio berço de sincronismo também já é preparado para isso, podendo carregar ao mesmo tempo o iPAQ e uma bateria sobressalente.



Tamanho. Com tantos recursos e características, só nos resta imaginar que ele é um Pocket PC enorme. Mas ele não é tanto assim, pode ser até muito pequeno, considerando os dois slots, Bluetooth, etc. Como pode ser visto em uma série de fotos publicadas no site The Gadgeteer, ele é menor que o iPAQ série 3800 e pouca coisa maior que o Tungsten | T da Palm.



Agora só falta preparar o bolso para os US$ 399 (nos Estados Unidos). Alguém aí quer comprar meu iPAQ? [Webinsider]



Avatar de Vladimir Campos

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Boa tarde Valdir.
    Tenho um Toshiba Libretto 50 CT (antigo, não?).
    Você sabe se há cartão para adpatação de USB para ele?
    Acho que ainda era 16 Bits, não é isso?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *