Quantas vezes você não parou e perguntou, “que rumo devo tomar; o que devo seguir como plataforma de desenvolvimento; o que o mercado necessita?”.
Para essas perguntas e outras vou dar algumas dicas para sobreviver no mercado de trabalho.
Quem não lembra do bom e velho Microsoft Visual Basic? Para os programadores desta linguagem, aqui vai um aviso: ela não sobrevive mais cinco anos. Será totalmente substituída pela nova linguagem do pacote do Visual Studio .Net, o VB.Net, totalmente orientada por objetos.
Vale lembrar que o mesmo se aplica para os programadores em ASP (Active Server Pages). Aqui, a “morte” da linguagem será um pouco antecipada. No máximo, três anos.
Isso deve–se ao mercado de hospedagem (hosting) ter aceito com muita naturalidade o .Net Framework. Hoje, quase todos os hostings tem em seus planos o famoso ASP.Net. Não percam tempo, a atualização para o ASP.Net não tem muitos traumas e a nova linguagem possui vantagens incríveis como as “bolsas de estado”, os “round trip” automáticos, entre outras.
Uma observação para linguagens de internet. Não vejo um futuro muito próspero para as linguagens de script que não interajam com Webservers.
Para os novos programadores, aí vai uma dica. Nada de dizer “vou aprender VB.Net que é mais fácil”. Sugiro conhecer a nova linguagem da Microsoft, o C#. Pronuncia–se C–Sharp. Digamos que ela é uma mistura de Java e C. A considero um C mais elegante.
Saindo um pouco do mundo Microsoft, vamos falar do Java. É uma das linguagens mais valorizadas no mercado atualmente. Um profissional com certificação em Java pode ganhar mais de R$ 100,00 por hora em São Paulo e a grande febre está no setor de desenvolvimento de sistemas para celulares.
Agora deixando as linguagens de lado, apontaremos para um futuro não muito distante. Coisa de, no máximo, sete anos. O mercado de softwares está apontando para a extinção dos programas desktop “instaláveis” e abrindo um mercado gigantesco para os webservices e o desenvolvimento de programas client/server com interface web.
Isso ocorre devido a não obrigatoriedade de instalação física, o que sempre foi um problema para a maioria das empresas. Quantas vezes você não instalou um software que simplesmente danificou outro ou uma determinada “biblioteca” que é incompatível com outro sistema? Essa migração já pode ser vista em diversas empresas mexicanas e americanas.
Resumindo: com o novo pacote .Net e seu marketing milionário, a Microsoft vai se tornar a plataforma de desenvolvimento padrão para internet.
Acho que vocês se recordam da guerra declarada do Internet Explorer com o Netscape. A Microsoft venceu não só pelo seu poderio em campanhas de marketing, mas pelo conjunto no qual a equipe de desenvolvedores aprimoravam o novo browser a cada dia, enquanto o Netscape literalmente “parou no tempo”.
Lembrando que essa disputa de mercado pode mudar o rumo que, a meu ver, já está traçado na área de tecnologia de desenvolvimento com a chegada de uma nova plataforma. Vamos esperar e ver se a Sun vai nos trazer alguma surpresa. [Webinsider]
………………………………………………………….
Leia uma outra outra opinião sobre Java e C#:
A polêmica Sun e Java contra Microsoft e C# .
Rogério Perez
<strong>Rogério Perez</strong> (rogerio.perez@layerdev.com.br) é diretor de operações da <strong><a href="http://www.layerdev-host.com.br/" rel="externo">Layerdev</a></strong> Serviços e Soluções em Hosting.
Uma resposta
Nossa realmente você não sabe do que esta falando em ponto nenhum do seu tópico, aconselho a vossa senhoria da uma pesquisar na Internet antes de falar tanta bobeira.
.Net morreu meu filho, na verdade morreu em 1999 com o lançamento da campanha Java, realmente não quero que as pessoas vejam esse seu artigo como uma forma de ensino, esta confundindo a mente de muitas pessoas com mentiras.
Se informe mais sobre a disputa da Microsoft contra a Netscape, aonde a Microsoft ganho com seu valor monetário e não porque aprimoravam o novo browser a cada dia, isso chega a ser piada.