Textocentrismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma das diferenças fundamentais entre um veículo impresso e a internet é o papel da imagem. A revista Manchete, juntamente com O Cruzeiro, dominou o jornalismo brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970 (a Manchete, com muitos altos e baixos, duraria até os anos 1990), e um de seus fortes era a fotografia.

Juntas, as duas revistas contaram com profissionais que entraram para a história do fotojornalismo produzindo imagens que não raro falavam mais que os textos que as acompanhavam nas matérias. Jean Manzon, Zeka Araújo, Luiz Carlos Barreto, Indalécio Wanderley foram alguns desses grandes nomes. E nem estamos falando de outros excelentes fotógrafos que viriam depois, como Walter Firmo e Maureen Bisilliat, que nas revistas Realidade e Veja elevaram a fotorreportagem à categoria de arte – um status que ela (salvo raríssimas e honrosas exceções como a revista Palavra, surgida há poucos anos e que durou menos de vinte edições) nunca mais obteve.

O advento da internet até hoje dá muito pano para a manga já extremamente longa das discussões otimistas sobre as novas tecnologias. A foto digital foi de fato um grande avanço, mas será que ela está sendo utilizada nos sites da web como deveria?

O motivo que se costuma dar para esse estado de coisas é o tamanho e o formato dos monitores de computador. Aparentemente, as pequenas dimensões da tela tornam muito complicado colocar uma foto grande ao lado do texto jornalístico. Recorre–se então ao que chamamos na web de thumbnail (literalmente, unha do polegar; em jargão da área, miniatura de foto). Um exemplo é a foto da home do UOL, que, incrivelmente, quase nunca está relacionada à manchete, mas sim a uma notícia secundária, sempre à direita da notícia principal.

O caso do UOL é particularmente interessante, porque os editores procuraram dar um pouco mais de atenção à imagem fotográfica permitindo que o leitor, ao clicar sobre ela, abra uma janela pop–up onde a foto aparece com uma ampliação de cerca de 400%, com uma legenda maior do que na home e os créditos do fotógrafo ou da agência de notícias no canto superior direito.

O que não acontece em publicações digitais como a versão online da Veja Rio, onde as (muitas) fotos que costumam acompanhar um texto são em formato pequeno demais para que se possa distinguir detalhes. Certamente não é culpa dos fotógrafos, cujo olho foi treinado para um sistema que ainda hoje é muito mais eficiente do que a Web tem para oferecer.

Soluções? Livros como Cultura da Interface, de Steven Johnson, e Machine Beauty, de David Gelernter, as oferecem aos montes, através de sugestões de novos designs para desktops e telas de computador. Filmes como Minority Report, de Steven Spielberg, apresentam telas imensas de vidro, que não saíram da cabeça do diretor, mas de equipes do Massachussetts Institute of Technology por ele especialmente consultadas para criarem modelos eficientes de computadores futuristas.

Modelos desse tipo resgatariam a importância da fotorreportagem para o ambiente digital. Porque uma imagem ainda vale mil palavras, como diz o velho ditado oriental. A razão pela qual, nesta coluna, vivo insistindo no texto como elemento central do conteúdo na web não se deve apenas ao fato de eu ser um jornalista que faz do texto seu ganha–pão, mas porque ? pelo menos por enquanto ? o texto bem escrito é a única coisa que nos redime na internet. Mas que uma foto grande, de excelente qualidade, que pudesse complementar o texto, faz falta, ah, isso faz. [Webinsider]

Fábio Fernandes é jornalista, tradutor e escritor. Na PUC-SP, é responsável pelo grupo de pesquisa Observatório do Futuro, que estuda narrativas de ficção científica e a forma como elas interpretam e são interpretadas pelo campo do real.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

24 respostas

  1. Realmente .Penso inclusive nos artigos bem escritos , os quais , defendem , sem ponderações , o conflito no Iraque .Penso que , tais artigos seriam mais reflexivos e menos apelativos se , o articulista , ao escrever , tivesse ao lado uma imagens das crianças e soldados americanos ensanguetados.

  2. As imagens são muito importantes quando bem associadas a um texto escrito, pois nos ajuda a compreender melhor as notícias ou qualquer outra forma de produção escrita.É incrível que mesmo a internet com todos os recurso ainda use a imagem para complementar um texto e não contrário,afinal, o leitor da internet aprecia muito as imagens (visuais), não que o texto escrito não consiga transmitir sua mensagem, mas que muitas vezes uma imagem vale mais que mil palavras.

  3. Como afirma o próprio jornalsta, uma foto grande de boa qualdade é exencial para complementar o texto que tambem é um texto de grande expressão, compreensão que facilita a interpretação.

  4. Maravillhoso! Compartilhar este excelente texto com uma imagem. Uma foto em um texto significa tudo. Um não funciona sem o outro. Nesta vida tudo tem um par.

  5. Para a mediadora Luiza. Achei extremamente interessante o texto, demonstra que embora tendo acesso a um vasto acervo tecnológico, a imagem continua complementando a escrita.

  6. Após verificar todos estes on-line, descobri que , o que chama atenção são as fotos. elas são indispensaveis nos textos digitais, escritos e televisivos.são as chamadas necessárias para o sucesso ou fracasso do texto.

  7. Para mediadora Ednéia. Ainda estou na dúvida sobre o que é mesmo textocentrismo. será que é um texto centrado em algum assunto e que dialoga com outros textos? Aguardo resposta sua. Um abraço da Vera.

  8. Concordo com o texto, pois acredito que a imagem, ou seja, a foto tem um poder extremamente grande em divulgar uma informação, seria o carro chefe da manchete, é claro que o texto escrito também é muito importante. Daí o destaque de grandes profissionais que conseguem informar uma noticia com maestria.
    As imagens e textos são importantes para o mundo rápido das informações.

  9. Realmente, muitas vezes uma imagem vale mais que mil palavras. Junto a um texto ela não é mera ilustração e está ligada intimamente ao fato ou à notícia veiculada. É um recurso visual importantíssimo que complementa o texto e ajuda o leitor a compreender melhor e mais rapidamente o seu sentido, apesar de que um texto bem escrito e bem elaborado prescinde de qualquer imagem, assim como uma imagem bem capturada por um bom fotógrafo profissional, pode transmitir informações e sensações muito maiores do que mil palavras. Atualmente, o mundo é cada vez mais imagético e multisemiótico, ou seja, a comunicação se processa cada vez mais através de múltiplas linguagens: verbal, visual, tátil, corporal, sonora, sinais, códigos diversificados, que falam por si só.

  10. O texto é muito bem escrito deixando claro sua intenção com relação a apresentação de fotos junto aos textos na web.Não podemos esquecer que os leitores do século XXI são leitores de imagens e que uma boa foto ao lado do texto poderia seduzir o navegador a ler o texto escrito.

  11. A imagem é um tipo de texto que revela certas particularidades que,às vezes, o texto escrito deixa de mencionar. Ambos são importantíssimos na compreensão de certos assuntos.Muitas vezes a imagem diz mais que palavras.

  12. Gostei muito do texto, pois além de apresentar preocupação com o texto escrito na Internet, ainda fornece informações, bibliografia sobre como melhorar o uso de fotos na Web. Parabéns ao autor. Abraços, Tamar.

  13. Em minha opinião, o texto ainda o caminho mais fiel, apresenta detalhes particulares dos fatos. Entretanto, com a falta de hábito da leitura, com a falta de tempo, as imagens das fotos se sobressai. o visual esta substituindo – é a nova forma de leitura.

  14. É CURIOSO SABER QUE NOS TEMPOS ATUAIS,EM QUE VIVEMOS CERCADOS DE IMAGENS POR TODOS OS LADOS,POR TANTO APELOS VISUAIS, A IMAGEM, AINDA, NÃO POSSUA A MESMA IMPORTÂNCIA DO TEXTO VERBAL NA WEB. PELO EXPOSTO NO TEXTO, PERCEBE-SE QUE A FOTOGRAFIA JÁ TEVE A SUA FASE DE GLÓRIA, PRINCIPAMENTE, POR MEIO DAS REVISTAS MANCHETE E REALIDADE, AS QUAIS CONTAVAM COM FOTÓGRAFOS COMPETENTÍSSIMOS QUE CHEGARAM A ELEVAR A FOTORREPORTAGEM AO STATUS DE ARTE, SOBRESSAINDO, EM RELAÇÃO ÀS REVISTAS QUE TRAZIAM TEXTOS VERBAIS. ACREDITO QUE PALAVRAS E IMAGENS DEVAM SEMPRE FAZER DA PRODUÇÃO DE TEXTOS, POIS AMBAS CARREGAM SIGNIFICADOS IMPORTANTES PARA O ESTABELECIMENTO DA COMPREENSÃO DA MENSAGEM.

  15. As imagens tem papel preponderante no estímulo de emoções, mas a imagem sozinha é pura contemplação, mais nada..
    O texto deve acompanhar a imagem para contextualizar o momento, se for possível inserir também som,animação. A visão holística, que considera todos os lados tem mais chance de ter sucesso no entendimento das informações.

  16. A imagem fala por si mesma. O mundo é cada vez mais imagético.
    Ajudar nossos alunos a compreenderem o mundo através da leitura de imagens é de suma importância.

  17. Uma imagem vale mil palavras Essas palavras trazem muita profundidade , como todos os ditados orientais. Quantos alunos temos que não sabem decodificar as letras , mas quando olham para os textos imagéticos começam sua alfabetização? E é assim que compreendemos a importância de fotos bem colocadas e representativas ao lado de textos escritos. Pode-se aliar o útil(a escrita)ao agradável(fotos, imagens).

  18. Realmente uma imagem pode faler mais que um texto,já li que nossa retençaõ mnemônica pela visão é de 85%. Logo, a imagem estimula muito mais as áreas cerebrais que o texto escrito. Acredito que as sinápses se realizem com mais facilidade.
    Maria Helena-Ourinhos

  19. A importância da foto na notícia, está intimamente ligada ao fato de que a imagem é um texto de grande expressão em nossa sociedade, facilita a compreensão e a interpretação. Atualmente a imagem tem se destacado nos meios de comunicação, ocupando espaços de divulgação de idéias e conseguindo desencadear um grande interesse nas pessoas que tem acesso a elas, isto revela a necessidade de um preparo para a realização deste tipo de leitura, que tem influência no modo de vida das pessoas. Acredito que a imagem não pode ser encarada apenas como um coadjuvante do texto escrito, mas sim como um texto que por si só pode produzir informações.

  20. Desculpe entrar no seu e-mail, mas gostei da sua descrição. Sei que você irá ter que ler este texto e gostaria de ter as suas considerações e experiências cotidianas.
    Achei que não ter as fotos dificulta o entendimento dos educandos e até o nosso muitas vezes.
    Outra coisa importante é que eles prendem-se as fotos e isto facilita o nosso trabalho.

  21. Achei interessante e aprendi o quanto a foto faz falta para nós entendermos a notícia.
    Sei que você terá que ler e gostaria de ter as suas considerações.
    Os nossos educandos sentem falta da foto paraentender o textoe prendem-se mais a foto do que a leitura.

  22. O texto bem escrito é a única coisa que nos redime na internet. Mas que uma foto grande, de excelente qualidade, que pudesse complementar o texto, faz falta, ah, isso faz.

    Sem dúvida, o texto ainda o caminho mais fiel. Entretanto, com o puoco hábito da leitura aliado à preguiça, a foto se sobressai. Fica mais fácil comunicar pela imagem.
    Viva a imagem!!!
    Ademir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *