Li um artigo do ilustre economista ribeirão–pretano Vicente Golfeto que me chamou muito a atenção. Diz ele que “competição é coisa para medíocre, que é a grande maioria e que talento não pede passagem, se impõe. Quem o detém, sai à frente no mercado, não compete, e sim esmaga o concorrente.”
Esta sábia observação nos leva a reflexões mais profundas sobre o mercado de internet no interior.
Aqui há várias empresas com talento no setor de internet, buscando ascensão. Todavia, se equivocam no momento de determinar o preço de seus serviços e se esquecem completamente de que o talento sempre tem um preço especial.
O talento traz implícito um grande número de outras virtudes e investimentos, porque ele quase sempre tem como fortes aliados qualidades como muito suor, muito estudo, muita dedicação, muita experiência, criatividade e investimentos tecnológicos, que fazem do talentoso uma preciosidade rara, de valor muitas vezes inestimável.
É onde a maioria das empresas do interior se engana ao determinar o preço de seus serviços. Vendem muito barato o seu trabalho, certamente porque não têm talento ou porque querem conseguir o cliente a qualquer custo ou por qualquer preço.
Temos observado tal fato com grande freqüência nas concorrências de que participa a Pub Design. Há empresas que querem vencer os concorrentes de qualquer forma, ou melhor, a qualquer preço, julgando que esta filosofia de trabalho é a mais eficiente.
A clientela no entanto tem sabido distinguir os talentos. Até os profissionais da área de propaganda têm reconhecido os talentos da internet e os têm premiado anualmente, porque talento sempre merece prêmio e distinção.
A empresa disposta a crescer tem que investir em seus talentos, vender seus serviços por preços compatíveis com o grau de excelência alcançado no decorrer de sua vida no mercado. E o preço do talento é sempre pago com um sorriso nos lábios pelo empresário inteligente, com a satisfação de quem foi bem atendido. [Webinsider]
Adriano Saran
<strong>Adriano Saran</strong> (saran@pubdesign.com.br) é sócio e diretor de atendimento da <strong><a href="http://www.pubdesign.com.br/" rel="externo">Pub Design</a></strong>, uma das mais antigas agências de internet do interior paulista.
4 respostas