Johan de Boer, famoso joalheiro holandês, pensou em uma promoção de comemoração para os 10 anos de sua joalheria e também para aumentar o movimento de clientes. A idéia logo apareceu. Era cara, mas não tinha como dar errado – os clientes viriam voando para a loja.
Ele planejou enviar diamantes para cerca de 4 mil de seus melhores clientes. A maior parte deles falsos, apenas 200 verdadeiros. Junto seguia uma carta informando que a pessoa deveria comparecer à loja para verificar se o diamante era autêntico.
Dias depois das cartas terem sido enviadas, apenas 35 clientes apareceram. Johan achou estranho. Como? Entre meus clientes, menos de 1% somente estão interessados em saber se ganharam um diamante de verdade?
O joalheiro ligou para seus clientes e descobriu que alguns nem sequer abriram a carta; outros não acreditaram que aquilo poderia ser verdade. Os diamantes, falsos ou não, foram parar no lixo.
Que desespero, a promoção que tinha tudo para dar certo foi por água abaixo. Numa conversa com um amigo lamentou o ocorrido. Este amigo comentou com um vizinho, por sua vez um repórter de jornal. O repórter ficou interessado pela história e procurou Johan, que no início ficou receoso de se expor. Todos ririam dele. Mas o que tinha a perder?
A volta por cima
A matéria foi publicada e em pouco tempo todos já sabiam do fracasso da campanha de Johan. O boca–a–boca sobre a possibilidade de encontrar diamantes no lixo foi contagiante. No final da história as pedras verdadeiras não foram encontradas, mas a promoção de Johan foi um dos fatos mais comentados da semana. A joalheria finalmente encheu.
Esta história mostra que mesmo quando você acha que tudo deu errado ainda é possível reverter a situação. Até o erro pode se tornar um caminho correto para atingir o objetivo. Conseguir isto não é fácil – Johan deu sorte (ou até planejou) ao conseguir que sua “péssima” campanha virasse notícia. Muitos não gostariam de se expor (arriscar) tanto.
Na vida poucas coisas saem como o planejado. Se você tem uma idéia que parece arriscada e carrega uma certa dose de originalidade, capaz de fazer com que pelo menos uma pessoa se anime para comentar com a outra, acredite e vá em frente. E se ela der errado, torça e se esforce para encontrar o caminho para dar a volta por cima.
A história dos diamantes desprezados pode ser conferida em maiores detalhes em português na BBC e em inglês na Ananova. [Webinsider].
2 respostas
para refletr com equipe
O cliente é uma caixinha de surpresas, já dizia JOSEF cLIMBER ( O Homem que não desiste nunca..),temos que estar preparados para o imprevisto !
Na vida temos sempre que planejar e fazer uma análise de campo, para sabermos se o negócio, a namorada que queremos ter, o carro que queremos comprar é o ideal e não existe armadilhas para uma furada, pois devemos ser como Lobos , investigar o ambiente antes de entrarmos no campo, assim não teremos surpresas ou poucas surpresas, porque estaremos um pouco preparados para os imprevistos que a vida nos proporciona… e tenhamos garra pra errar se for o caso e dar a volta por cima , valeu…meu nobre !!!