As tarefas começadas a contento têm grandes possibilidades de terminarem bem. Sophocles (496–406 AC)
Dizem que o Brasil fecha no Natal e só abre depois do carnaval. E que na Bahia dura ainda mais um mês. Outros acham que este ano já começou e não estão pra perder tempo. O que eles estão fazendo?
O que as grandes empresas e as empresas de sucesso estão fazendo neste exato momento em que se inicia o ano de 2004, e em todos os anos, por sinal?
Ganhou um doce se respondeu: seções de planejamento estratégico.
A importância do planejamento
Isso acontece todo ano, nesta época, nas empresas que almejam ter algum sucesso durante o período.
Meses atrás escrevi um artigo sobre este assunto, chamado Um planejamento estratégico minimalista (veja ao lado).
Em resumo, podemos definir Planejamento Estratégico (PE) como a arte de estabelecer objetivos e os meios de atingi–los. No presente artigo, vou me concentrar no passo inicial de qualquer plano de ação: estabelecer objetivos.
Desenvolver o hábito de estabelecer objetivos em base regular, para sua empresa e mesmo para a sua vida pessoal, é uma das principais atitudes que permite alcançá–los e pertence a pessoas de sucesso, nos diversos ramos das relações humanas.
Diferença entre objetivos e metas
Pode parecer simples, óbvio até, mas a verdade é que a maior parte das pessoas confunde objetivos e metas, que dirá, definir objetivos concretos e alcançáveis.
Quantas pessoas que você conhece costumam dizer o quanto se sentem perdidas? Pergunte a elas se já pensaram em definir um objetivo para suas vidas?
Em alguns dicionários, as duas palavras têm o mesmo significado e a rigor, têm mesmo, mas você vai entender a diferença que estabeleço entre as duas em um instante.
Para um bom planejamento, é de grande importância diferenciar uma coisa da outra. Considere OBJETIVO como o resultado mais importante que você quer alcançar e METAS como os resultados intermediários que você precisa atingir para alcançar o objetivo final.
Em outras palavras, você define um objetivo, que pode ser algo mais ou menos complexo, como sendo o norte do plano. Em seguida, você o quebra em metas mais fáceis de atingir. Diz o bom senso que atingindo as metas, uma a uma, ao final terá alcançado o objetivo.
Qual o seu objetivo?
Qual o seu objetivo ao fazer negócios na internet? Talvez você diga: “ganhar dinheiro”, mas isso não é um objetivo e sim uma meta. Afinal, você quer fazer dinheiro PARA alguma coisa e não apenas pelo gosto do dinheiro (prefiro acreditar que o leitor não seja tão mesquinho assim).
Digamos então que o seu objetivo seja comprar uma casa nova. A casa tem um valor, sei lá, 50 mil reais está bom para você?
Em quanto tempo você pretende adquirir esta casa? Que tal um plano para pagá–la em um ano apenas?
Agora temos um objetivo concreto estabelecido: Comprar uma casa no valor de 50 mil reais em um ano.
Agora você já sabe o que é estabelecer um objetivo concreto. Vamos entender as metas.
Pegue o objetivo definido no exemplo e pense nos passos que terá de dar para alcançá–lo:
1. Encontrar uma casa de aparência e no local de sua escolha no valor de R$ 50.000,00.
2. Definir um plano para obter a receita (50 mil reais) em 12 meses, mantendo ou elevando o seu padrão de vida neste meio tempo.
3. Isso significa bolar uma forma de faturar R$ 4.200,00 a mais por mês.
E por aí vai. Como vê, você terá de estabelecer planos para atingir cada uma dessas metas.
Estabelecendo objetivos
As dicas a seguir, de James Manktelow, do site MindTools.com, vão ajudar a definir seus objetivos:
Defina cada objetivo e meta de forma positiva. Dizer “Executar bem esta técnica” é melhor do que dizer “Não cometer este erro tolo”.
Seja preciso. Defina um objetivo preciso, pondo datas, tempos e montantes para que você possa medir os resultados.
Estabeleça prioridades. Quando você tem diversas metas, dê a cada uma a sua prioridade. Isso ajuda a focar no que interessa e assim você não perde tempo com coisas sem importância.
Escreva seus objetivos. Isso concretiza suas metas e lhes dá mais força.
Mantenha as metas do dia–a–dia pequenas. Parece que as metas complicadas nunca são alcançadas. Mantendo–as pequenas é mais fácil e rápido alcançá–las. Derive suas metas de hoje a partir de metas maiores.
Estabeleça metas de performance e não de resultados. Existem coisas fora do seu controle que podem dificultar determinados resultados de acontecer. Com metas de performance, onde você procura melhorar, há mais controle de seu alcance e muito mais satisfação.
Estabeleça metas realísticas. É importante definir metas que você possa alcançar. Evite iludir–se com planos grandiosos e planos impostos de fora. Você é quem sabe o seu ritmo.
Não estabeleça metas muito pequenas. Tão importante quanto não se impor objetivos grandes demais, é não torná–los pequenos demais. As pessoas tendem a fazer isso quando estão com medo ou preguiça e ficam estagnadas. Suas metas devem estar ligeiramente acima de seu patamar atual, mas que você acredite que possa alcançá–los.
Estabeleça metas que acredita poder atingir. A sua crença em poder realizar algo sempre será o primeiro passo para fazê–lo.
Se não for suficiente e você ainda precisa de uma mãozinha da tecnologia, aqui vão dois programas (em inglês) que podem ajudar com este tema. São eles: GoalMaker e ProgressPlanner.
Em português tem este aqui, Estabelecendo objetivos, que mostra um interessante planejamento de estudo que você pode perfeitamente adaptar.
Não importa se você está lendo este artigo em outro mês que não o de janeiro. Sem uma estratégia é muito difícil progredir, portanto, se não tem nenhum plano, nenhum objetivo concreto, está na hora de parar e se preparar.
E o mais importante: depois de ter seus objetivos e planos prontos, parta para ação. [Webinsider]
Renato Fridschtein
Renato Fridschtein é consultor de marketing com enfase na internet e mídias digitais.
18 respostas
Estabelecer esses objetivos e entrar com foco total no mercado, independente do setor, é extremamente importante. Eu acho que outro ponto importante é entrar na internet, aparecer para o mundo online de alguma forma. Dentre várias empresas de hospedagem, eu escolhi a WebLink (https://www.weblink.com.br/) por ter uma facilidade muito grande de criar um site.
Ótimo artigo! Estou em transição de carreira e tenho refletido muito sobre quais são meus objetivos e que rumo gostaria de seguir. Estou com planos de mudar da minha antiga empresa de contabilidade para uma nova vida, atendendo e oferecendo serviços contábeis apenas pela internet. Fiz um site na Hostinger ( https://www.hostinger.com.br/ ) e estou investindo em conteúdo para atrair uma nova gama de clientes.
gostei muito art como estes que nos ajudao valeu.
Brilhante!!! Com a sua didática, até uma porta entende a mensagem que está passando!
Um abraço,
Oscar.
Parabens foi muito bom,
ADOREI O ARTIGO, TIROU MUITAS DÚVIDAS,E ALGO INTERESSANTE É QUE PODEMOS POR EM PRÁTICA TANTO EM ORGANIZAÇÕES,COMO EM NOSSA VIDA PESSOAL.
O artigo publicado é excelente, auto explicativo, dinâmico, todos os professores deveriam usar essa técnica para ensinar os alunos.
Parabéns.
Geraldo
GOSTEI ACHO QUE SÃO BOAS DICAS PARA PODERMOS TEM UMA LINHA DE SAÍDA PARA ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS. VOU TENTAR COLOCAR OU MELHOR VOU COLOCAR EM PRÁTICA
Muito bom o artigo! parabéns!
achei bastante interessante,só conseguimos algo quando batalhamos para conseguir,estou passando por esse momento,com muitas dificuldades,más consegui.parabens pelo artigo.17/11/2008
quando a pessoa tem conhecimento das coisas que fala tudo fica mais claro,parabéns pelo artigo.
O artigo é ótimo e de fácil entendimento. Meus parabéns!!!
as vezes não percebemos que nossos prazos foram ultrapassados e ficamos meio perdidos mesmo… muito bom o artigo, esclarecedor e estimulante!
Texto bem esclarecedor.
ótimo o artigo!
Chegando lá
…usou uma dinamica exelente para a coompressão… meu parabéns!!!
Agora sei a diferença…
Sandro
Achei muito bom o artigo, de fácil compreensão e positivo, além de realista.
Estou fazendo EMPRETEC pelo SEBRAE e estou vivendo exatamente o momento em que tenho que fazer isso.
Parabéns.