Da redação
Vem aí mais uma edição do Encontro de Web Design, que costuma reunir centenas de designers, programadores, jornalistas, publicitários, empresários, estudantes e quem trabalha ou se interessa por web para um dia inteiro de palestras e debates..
A próxima será no dia 3 de abril de 2004, sábado, na UERJ, no Rio de Janeiro, das 9 às 18 horas. Em julho o evento acontecerá também em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Salvador e em novembro em São Paulo
Neste sábado participam dois dos articulistas do Webinsider: Marcello Póvoa, que vai falar sobre retorno no investimento, e Vicente Tardin, que participará da mesa de debates, programada para o final da tarde, com os demais palestrantes.
Estas são as palestras programadas:
Nova AOL: O nascimento de um projeto gráfico na web. Eco Moliterno, designer–chefe da AOL Brasil, mostrará as etapas da reformulação gráfica que o portal realizou durante o ano passado – da concepção das idéias até a produção e divulgação de todos os canais.
Retorno no investimento: por que os clientes devem pagar por nossos projetos?. Marcello Povoa, sócio–diretor da MPP Solutions, comenta as razões pelas quais um projeto de mídia interativa tem (ou não) sucesso real e mensurável na percepção do cliente — e seu negócio. E porque uma empresa deve contratar design e estratégia e conseqüentemente fazer um investimento.
A usabilidade como fator de sucesso em projetos web. Sérgio Carvalho, sócio diretor da Sirius Interativa, avalia porque projetos web se tornam cada vez mais complexos e sofisticados e porque garantir a qualidade de interação do sistema com seus usuários é fundamental para o seu sucesso. Sérgio irá apresentar alguns métodos de usabilidade através de cases de consultoria: Shoptime.com, Duty Free, Portal Embratel e Banco Central do Brasil.
Cases de sucesso. De A a Zeca. Clovis La Pastina, gerente geral da Thunder House / Zentropy, trabalhou com publicidade offline por mais de 12 anos e desde 1997 trabalha só com internet. Através desta experiência, mostrará alguns dos cases de maior sucesso da web brasileira sob a ótica do trabalho em conjunto. O online junto com o offline e vice–versa.
Tendências da comunicação digital. Luli Radfahrer, professor–doutor da ECA–USP, aponta cenários de futuro e perspectivas para o designer e profissionais de criação de mídias digitais. [Webinsider]