Não é novidade que as mulheres vêm tomando cada vez mais espaço em diversas áreas até pouco tempo exclusivamente masculinas, como tecnologia e informática, construção civil e administração de (grandes) empresas e multinacionais.
Em conversa com uma jornalista amiga minha, concluímos que isso se deve ao passado histórico da mulher. Sempre fomos instruídas e criadas não somente para cuidar, mas cuidar de muitas coisas e todas ao mesmo tempo, em diversos tipos de coisas. Desde cuidarmos de nós mesmas em problemas tipicamente femininos, até cuidar da casa, filhos, marido (esses dois cada vez menos, por sinal), despensa, orçamento doméstico…
Tudo isso ao mesmo tempo, durante séculos, fez com que desenvolvêssemos naturalmente uma qualidade tipicamente feminina: sermos multitarefa, igual ao Windows! E essa característica de assumir muitas coisas ao mesmo tempo faz toda a diferença no mercado de trabalho atual, em que as empresas contam com uma estrutura cada vez mais enxuta.
Mas voltando aos bifes, essa característica de planejar e executar muitas tarefas ao mesmo tempo, além de fazer muita diferença no mercado de trabalho atual, ainda determina o tipo de jogos que as mulheres preferem. Não, não estou falando de joguinhos como falar do relacionamento – isso seria legal ficar com os homens na verdade, pois já temos tarefas demais para cumprir – mas sim dos jogos de computador e de consoles como Playstation ou X–Box. Enquanto os homens adoram jogos de dirigir ou metralhar alguma coisa, as mulheres têm preferência pelos jogos de estratégia e inteligência.
Não que os jogos de tiro e velocidade não necessitem de estratégias e inteligência, só que nesses casos elas são determinadas pela velocidade das ações em jogo, como quando atirar ou quando fazer a curva. Como aprendi na aula de psicologia, deve ser a tal racionalidade masculina. Nada que precise ser tão planejado como os jogos preferidos pelas mulheres. Jogos em que a quantidade de erros deve ser minimizada ou todo o jogo pode ficar comprometido – algo em comum com a vida real.
Tenho poucas amigas jogadoras, mas sei que a porcentagem mundial de mulheres que jogam em computadores chega a quase 50%, somando desde o prosaico jogo de paciência (que temos de monte) do Windows até o recente Age of Mithology, passando pelo Civilization (onde se conta com toda a diplomacia feminina para jogar) e The Sims – o primeiro jogo de computador que comprei, após passar até 16 horas por dia jogando o de um amigo. Hoje tenho a coleção completa do jogo e espero ansiosamente pelo The Sims 2.
O interessante é que estes jogos não foram desenvolvidos exclusivamente para o público feminino – muitos homens o jogam, aliás -, mas é interessante perceber esse perfil de jogo como favorito, para o desenvolvimento de novos jogos e aplicativos voltados para as mulheres, algo que acredito ser um mercado ainda pouco explorado. Talvez pela falta de informação, já que as estatísticas mostram que as mulheres jogam. Literalmente. [Webinsider]
Maira Costa
Maira Costa (maira.costa@thinktwice.com.br) é Diretora de Planejamento da Thinktwice Marketing de Inovação.
10 respostas
A Sociedade criou uma separação,não se pode falar sobre games e falar do gosto das meninas em geral,eu sou menina e gosto de jogar varios tipos de jogos,e não soh os de estrategia e inteligencia,amo jogar Gears of War u.u
Cada um tem seu gosto’
eu gostei muito porque eu gosto de jogosa de garotas .
ora eu tenho que gostar eu sou uma garota
xauuuu
gosto muito dos jogos principalmente de garotas/ xauuuuuu;muito obrigada
As meninas preferem o mundo real, por isso preferem jogos que exercitem a mente, diferente dos meninos qe gotam de jogos de lutas, carros, policial, gostam de viver um personagem completamente diferente do que o que ele vive realmente (o que eu acho uma besteira).
eu vo em varios sitis e é a mesma coisa não tem jogos já ta enchendo o saco ve se da um jeito pq eu não consigo e creio que varias meninas tambem não comseguem.e tem que ser rapido po eu quero jogar eu ordeno que fasam alguma coisa se não tira essa porra desse siti da net falo.
alguem me fala como é que se joga the sims
és uma estupida
num gostei pq eu gosto de outros jogos mas o meu computador éh muito ruim e num da pra baxar jogos legais… pq a memória é mt ruim… mas esse site é mt ruim e num tem jogos q me interesse…
qm gosta desse site ta mal ein pq esse site é mt chato e sem graça…
ninguem merece um site q sóh tem jogos idiotas e isso q eu tenho 11 anos… bota fraw esse site éh o pior q eu ja assecei…
nada a ver esse site e esses jogos de bebê bota idiota…
e eu sóh to sendo um pouco sisera pq o q eu achei desse site é mt pior do q eu to te dizendo…
odiei e vcs sóh botam os comentarios q elogiam vcs…
uashausha… nada vê, pors isso q vcs num vaum bota o meu comentario mas mesmno assim eu vou dizer q esse site éh po pi
TEM VÁRIOS JOGOS LEGAIS DE MENINOS QUE AS MENINAS TAMBÉM JOGAM MAIS AS VEZES HÁ UM CERTO PRECONCEITO OU DIFERENÇA!!!!
ACHO QUE É ISSO E DEVERIA MUDAR POIS JÁ NÃO SUPORTO!!!!
OK!
XAU!!!
FUIIIII!!!!!!!!!
Muito interessante esta abordagem de gênero no mundo dos jogos eletrônicos.