Computação móvel e diferencial nos negócios

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Eduardo Lapa

A utilização de portáteis tornou–se comum e a indústria de PDAs e computadores de mão vem se desenvolvendo em larga escala para atender esta demanda (ou gerar demanda, quem sabe?).

As organizações que procuram ser competitivas devem considerar as tecnologias da internet móvel procurando compreender os impactos da mobilidade em seus processos, estrutura organizacional e cultura empresarial. É importante adotar estratégias que utilizem tecnologia como diferencial e não usar simplesmente por usar.

A internet, móvel ou fixa, é apenas uma tecnologia habilitadora. Sua aplicação é que poderá provocar a ruptura ou simplesmente a sustentação das operações existentes. Para algumas empresas, a internet móvel servirá apenas como um complemento para operações – incorporar recursos ao website existente ou criar uma versão reduzida para ser acessada por celulares ou PDAs, por exemplo.

Para outras empresas as aplicações sem fio poderão trazer um inovador meio de fazer negócios, através de programas de automação de força de vendas, atendimento e suporte em campo, entre outras aplicações que alavanquem negócios com valor agregado.

É importante compreender o potencial dessas tecnologias e desses modelos de negócio, mas também suas limitações e atuais restrições. Pesquisa realizada com executivos de empresas americanas e européias com faturamento superior a US$ 1 bilhão mostrou que pelo menos 59% delas já estão de algum modo explorando as tecnologias sem fio, embora a imensa maioria dos entrevistados (92%) ainda as considerem imaturas e incertas.

A busca pela comunicação ágil sempre existiu em todas as sociedades. Os romanos construíram uma rede de mais de 80 mil quilômetros para manter as comunicações dentro de seu império. Na época, os mensageiros conseguiam percorrer no máximo 300 km por dia e as mensagens, de qualquer ponto do império levavam até dois dias para chegar a Roma. Séculos mais tarde a comunicação pelo rádio, com Marconi, revolucionou a sociedade, ao permitir o envio de mensagens sem sair do lugar. Com ao advento da telefonia móvel e da internet, uma nova revolução vem acontecendo.

As empresas de telefonia celular aproveitam esta expansão e pesquisam novas tecnologias para transmissão de dados e voz de maneira mais rápida e otimizada. Martin Cooper, inventor do celular, afirmou que o número de transmissões de dados ou de voz que conseguimos enviar pelo ar, em todo o mundo, dobra a cada 30 meses. Segundo ele, desde a primeira mensagem enviada, nossa capacidade de enviar voz e dados pelo ar já aumentou um trilhão de vezes e deve continuar neste ritmo de crescimento por pelo menos mais 60 anos (com as tecnologias que conhecemos – imaginem com novas tecnologias).

Aplicabilidade

O potencial da internet móvel é claro: criar facilidades de acesso aos recursos da internet, de qualquer lugar e a qualquer momento. O comércio eletrônico tradicional já sinaliza claramente que a vantagem da conveniência é bem aceita. Se pudermos aproveitar essa vantagem através de equipamentos móveis, como um celular, sem a necessidade de nos deslocar até um ponto fixo onde está um computador, teremos um conforto muito maior no uso dos serviços.

Com a explosão do uso de aparelhos móveis, o potencial de pessoas acessando serviços e informações pela web cresce bastante. Há muito mais usuários de celulares e outros equipamentos móveis do que usuários de PCs. E a disseminação de celulares tende a ser muito maior, devido ao menor preço.

Um equipamento que cabe na sua mão pode ter uma diversidade de aplicações. Empresas já exploraram esse mercado. Já temos, por exemplo, mapas completos disponíveis para Palms e Pocket PCs, ou seja, de qualquer lugar que esteja, você acessa o mapa e não está mais perdido.

Dicionários substituem o livro pesado na bolsa por 70 kilobytes de memória no equipamento de mão. Os médicos têm a ficha com histórico de seus pacientes e podem fazer atendimento domiciliar, armazenar informações e depois sincronizar com os sistemas de suas clínicas. Softwares como planilhas eletrônicas e editores de texto já são usados por usuários de equipamentos portáteis, assim como o Word e Excel são usados por usuários de PC.

Aplicações para gerenciar projetos podem ser integradas com os softwares de gestão de projetos mais utilizados. Sistemas completos para automação de força de vendas já estão sendo altamente utilizados.

Este cenário sinaliza um alto potencial para aplicações novas e criativas, que devem explorar ao máximo a mobilidade.

Estas aplicações terão caraterísticas diferentes daquelas baseadas na internet tradicional e exploram a capacidade de acesso imediato, presença constante, personalização e reconhecimento da localização geográfica do assinante. As aplicações de sucesso provavelmente serão as que explorarão a maioria ou todas as características únicas da internet móvel. [Webinsider]

Artigos de autores diversos.

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