A Corel tenta uma nova investida para amenizar um pouco o domínio da Microsoft. A empresa, popular sobretudo em virtude do Corel Draw, quer mostrar às vantagens corporativas do Corel WordPerfect Suite diante do Microsoft Office como pacote de escritório.
Os preços do Office são exorbitantes, todo mundo sabe. No entanto, com os esquemas e parcerias da Microsoft em empresas e governos, não é difícil ver a empresa de Bill Gates convencendo todo mundo sobre quão bom negócio é ter o Office, com suporte técnico e outras vantagens, em vez de um pacote gratuito – como o OpenOffice, por exemplo. Ou alternativas bem mais baratas, como StarOffice (Sun) ou o WordPerfect Suite.
A Corel aposta em uma notável vantagem do preço. A partir de setembro, as montadoras de computadores com processador Intel vão poder oferecer um pacote light da Corel, com QuattroPro (planilha) e WordPerfect (texto) por cerca de US$ 60. Mais barato do que o Microsoft Works, uma espécie de Office super reduzido. O departamento de marketing da Corel promete que a promoção terá abrangência mundial, vamos aguardar.
Em parceria com a Intel, a Corel ainda pretende divulgar as maravilhas do WordPerfect e QuattroPro mundo afora, em palestras, seminários e workshops. Quem se interessar em adquirir o pacote promocional, pode pagar mais US$ 50 e levar o Corel Presentations, o concorrente do Powerpoint.
Alternativa viável. O Webinsider já teve oportunidade de testar as duas últimas versões do pacote completo da Corel, o WordPerfect Suite 2000 e 2002. Não podemos falar muito dos aplicativos de apresentações, mas no quesito texto e planilha, chega a ser até mais interessante do que os produtos Microsoft, a depender do tipo de uso.
O único revés, como sempre, é o fator compatibilidade. Se quase todo mundo usa padrão Microsoft, é bom analisar dentro da empresa para ver se vale a pena. No pacote 2000, o problema de compatibilidade era bem visível entre MS–Word e WordPerfect, com problemas na formatação, tabelas e outros recursos extra–texto.
A partir da versão 2002, a melhora foi considerável. O mais interessante é que você pode usar o WordPerfect e configurá–lo para salvar todos seus documentos, automaticamente, já em formato .doc do MS–Word. Ou seja, não precisa salvar no formato da Corel, dá para salvar direto em formato Microsoft e evitar receber e–mail de funcionário ou cliente dizendo: “não consegui abrir o arquivo”.
O WordPerfect vem com recurso embutido de salvar documentos em PDF, sem necessidade de ter o Acrobat Professional instalado. Uma boa pedida para quem usa/gosta de PDF. A interface é bem parecida com a do Word, não há dificuldade alguma. De resto, é apenas costume e gosto.
Para usuário doméstico, a pedida ainda é o OpenOffice, gratuito. Infelizmente, o pacote ainda carece de um cliente de e–mail a substituir o Outlook (idem para o conjunto da Corel; indicamos o Thunderbird ou o conjunto Mozilla – browser + cliente de e–mail, veja ao lado) e de uma interface mais agradável aos olhos. Sem contar um ou outro recurso mais avançado que, às vezes, faz falta. [Webinsider]