Apesar de grande parte das empresas já contar com uma, na prática poucas já
utilizam plenamente as possibilidades das intranets como ferramenta de comunicação e desenvolvimento da gestão do conhecimento corporativo, tamanhas são as possibilidades.
Uma das grandes vantagens das intranets, que tecnicamente são redes de comunicação privada, é compartilhar informações em tempo real por diversas unidades de negócios e também entre a empresa e os clientes e fornecedores.
Nos artigos listados ao lado, você pode encontrar uma série de informações sobre as funções estratégicas das intranets e para onde podem evoluir – os chamados portais corporativos, que trazem ferramentas e estabelecem as bases para a gestão do conhecimento.
Você vai ver que algumas funções das intranets passam por:
Padronização de processos internos: disponibilizar os procedimentos internos para que todos tenham acesso e possam se atualizar.
Comunicação corporativa: através de newsletters e clippings sobre a empresa, os segmento onde atua e os produtos e serviços que desenvolve. Esta função reduz o acesso dos colaboradores à internet e possibilita melhor conhecimento sobre a empresa e o ambiente que a cerca.
Compartilhar informações e arquivos: disponibilizar pastas de intranet onde planilhas e arquivos são organizados e acessados por diversos departamentos. O número de e–mails é reduzido devido ao acesso online às informações.
Colaboração entre fornecedores/clientes e a empresa: ferramentas EDI (Eletronic Data Interchange – troca eletrônica de informações) facilitam o monitoramento de pedidos de vendas, gestão de pedidos, gestão de estoque no cliente, melhoria de processos logísticos…
Treinamento online (e–learning): ferramentas de e–learning na intranet permitem à empresa otimizar atividades como integração de funcionários, treinamento de pessoal em novas atividades, treinamentos sobre novos produtos e processos e atualização sobre legislações pertinentes para as atividades empresariais.
O desafio efetivo é otimizar o uso das tecnologias de rede de forma a obter maiores ganhos nas atividades corporativas e uma melhoria do ROI (retorno sob o investimento) de TI da empresa.
Estes são apenas alguns exemplos de atividades onde as intranets já desempenham papel fundamental. Cada empresa tem a sua fórmula e poucas já atingiram a maturidade, ou seja, há um longo e produtivo caminho pela frente ainda. Pistas nas matérias ao lado. [Webinsider]
…………………………………………………………………………………….
Assine a newsletter do Webinsider. Basta digitar seu e–mail no menu à esquerda. Pode confiar.
…………………………………………………………………………………….
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Mais lidas

O áudio esotérico ainda está por aí!
abril 14, 2025


David Lean, o maior cineasta de filmes épicos que já vi
abril 8, 2025

Jack Reacher: dos filmes ao seriado
abril 4, 2025

Preservando o som quadrafônico
março 31, 2025

DRM: a luta contra a proibição de cópias continua
março 27, 2025
Mais conteúdos

O custo de fingir que tem um negócio de sucesso
abril 17, 2025

O áudio esotérico ainda está por aí!
abril 14, 2025


David Lean, o maior cineasta de filmes épicos que já vi
abril 8, 2025