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Meses de planejamento, altos investimentos de tempo e dinheiro, várias equipes e áreas envolvidas, muitas pessoas foram consultadas para dar opinião e agora finalmente o software novo está tinindo para ser usado.



Houve muito stress nesses meses de desenvolvimento e implantação. Mas metade da empresa que irá utilizá–lo nem sequer ficou sabendo do porquê desta aquisição de governança. Está na hora de contar.



Marketing de TI, esta é a palavra–chave que estou propondo. Revele os aspectos emocionais para a empresa do que foi desenvolvido. Quais serão os benefícios? Qual o impacto nos negócios? Houve melhoria no dia–a–dia das áreas envolvidas?



Conte para os profissionais de outras áreas da sua empresa e de outras empresas. Revele as vantagens de utilizar certa tecnologia e o que levou a escolhê–la. Mostre a diferença no cotidiano e o valor agregado ao negócio.



Como divulgar?



Não pense em campanhas de marketing estrondosas ou orçamentos gordos. Seja simples e objetivo.



Veja algumas ações:



– Promova apresentações gerenciais e palestras internas;


– Divulgue em e–mails de comunicação interna (público selecionado), no mural da empresa, na intranet;


– Produza banners informativos e acomode–os em áreas comuns;


– Distribua panfletos informativos e brindes aos funcionários.



Claro, algumas ações cabem muito mais na implantação de um ERP e num software de call center do que no novo módulo do sistema financeiro. Porém ambos possuem sua importância, tenha bom senso.



Existem empresas especializadas em auxiliar a sua empresa a planejar esta campanha. Caso necessário, solicite ajude.



Quando divulgar?



É possível você desempenhar sua campanha individual de marketing da área de TI, sem custo e com algum esforço. Neste caso você tem duas escolhas:



Formal. Em reuniões semanais ou gerenciais, em discussões orçamentárias ou em planejamentos. Utilize estes momentos para expor melhorias concretas na organização, tais como aumento de produtividade, diminuição do tempo–resposta no atendimento do cliente, redução de custos com matéria–prima, retenção de carteira etc. Apresente estes resultados.



Informal. Na reunião com futuros clientes internos, durante almoço com conhecidos da empresa, no café entre os membros da sua equipe. Conte do sistema, os benefícios e a melhoria nas áreas envolvidas. As pessoas irão lembrar disso.



Por que divulgar?



Por vários motivos, mas exaltarei dois:



1. Valorização da sua área. A área de TI é vista por muitas áreas–clientes como um lugar com profissionais que procuram “pêlo em ovo”, estão “cheios de problemas” e onde “nada funciona”. Mude está imagem: TI é uma área de realizações, com pessoas comprometidas em fazer as coisas acontecerem e dispostas a entender o negócio do cliente.



2. Valorização da sua equipe. Um grande problema atual é a baixa retenção de talentos e a tendência à terceirização. Motive seus talentos e seus fornecedores a darem o melhor de si e se superarem nas realizações. Profissionais valorizados vestem a camisa e fazem acontecer.



Muitos profissionais de TI acreditam que esta é uma tarefa do gestor da área que foi beneficiada e que isso não é seu papel. É uma pena, pois ele perde a oportunidade de divulgar seu trabalho, seu e de sua equipe, e espera que suas áreas–clientes definam a imagem de TI.



É um processo trabalhoso, reduz os rumores e com o tempo transforma ruídos em aplausos. [Webinsider]



Avatar de Karyn Nassif

Karyn Nassif é empreendedora, consultora e especialista em experiência do usuário.

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