google-site-verification=DiQSzZV6ZIn9SBZxRwYugy1FrRRU-hjWZ8AsZOwQugk

Por uma campanha para educar o cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ivo Antonione



Bom dia (boa tarde ou boa noite) pessoal do Webinsider. Primeiramente gostaria de dizer que sou leitor assíduo, embora nunca tivesse alguma vez contribuído. Pois bem, chegou a hora, com um assunto que eu acredito ser relevante para todos aqueles que são publicitários e designers, como eu.

Eu chamo esse assunto de “Precisamos educar os clientes”. É soda, viu? A profissão publicidade/design é realmente desvalorizada, graças a dois fatores: os sobrinhos e os clientes.

Sobrinhos todos nós conhecemos, são aqueles que fazem “a mesma coisa que a gente faz”, mas por um preço mais barato. O problema é que eles NÃO fazem a mesma coisa que a gente faz. Apenas os seus tios (que são os nossos clientes) acreditam nisso.

É estranho pensar que o cliente, de onde viria a nossa grana, é um dos causadores da nossa desgraça. O grande problema é que eles não têm a noção da importância da publicidade e de como ela influencia, positiva ou negativamente, os seus negócios.

Acreditam que uma logomarca é um simples desenho. Que todos os anúncios devem ter letras garrafais (com o telefone mais garrafal ainda). Que conhecem todos os seus clientes (mesmo sem pesquisas). Que a cor verde não deve ser usada porque a mãe dele não gosta. E, por que afinal tantos reais por uma campanha, quando o sobrinho dele faz “igual” por muito menos?

Na minha opinião é aí que mora o problema. Picaretas existem em qualquer profissão. Existem médicos picaretas, dentistas picaretas, advogados picaretas, engenheiros picaretas.

Claro que em menor quantidade, mas existem. Mas o fato é que ninguém coloca sua vida nas mãos de um médico despreparado, porque sabe o mal que isso faz. Nem seus dentes nas mãos de um dentista picareta, nem sua casa nas mãos de um engenheiro fraco.

Este cliente não sabe o mal que faz colocar a sua imagem nas mãos de um publicitário/designer picareta. Alguns até sabem, mas dizem que é bobagem. Nós temos é que começar a nos unir para acabar com isso.

Usar as mentes criativas para criar uma solução para esse problema. Mostrar aos clientes a verdadeira importância da publicidade e do design. Que ele ao menos entenda a importância de um logo, de uma marca, o famoso branding. Que não a encare como sendo apenas um desenho bunitim. Eu acredito nisso.

E vocês? [Webinsider]

Avatar de Webinsider

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Eu achei os textos desse site ÓTIMOS! =D

    Só acho que tirar esses AVISOS antes dos comentários vai incentivar o pessoal a comentar mais. Pq fica meio desmotivador, esse tanto de informação antes do objetivo. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *