Ivo Antonione
Bom dia (boa tarde ou boa noite) pessoal do Webinsider. Primeiramente gostaria de dizer que sou leitor assíduo, embora nunca tivesse alguma vez contribuído. Pois bem, chegou a hora, com um assunto que eu acredito ser relevante para todos aqueles que são publicitários e designers, como eu.
Eu chamo esse assunto de “Precisamos educar os clientes”. É soda, viu? A profissão publicidade/design é realmente desvalorizada, graças a dois fatores: os sobrinhos e os clientes.
Sobrinhos todos nós conhecemos, são aqueles que fazem “a mesma coisa que a gente faz”, mas por um preço mais barato. O problema é que eles NÃO fazem a mesma coisa que a gente faz. Apenas os seus tios (que são os nossos clientes) acreditam nisso.
É estranho pensar que o cliente, de onde viria a nossa grana, é um dos causadores da nossa desgraça. O grande problema é que eles não têm a noção da importância da publicidade e de como ela influencia, positiva ou negativamente, os seus negócios.
Acreditam que uma logomarca é um simples desenho. Que todos os anúncios devem ter letras garrafais (com o telefone mais garrafal ainda). Que conhecem todos os seus clientes (mesmo sem pesquisas). Que a cor verde não deve ser usada porque a mãe dele não gosta. E, por que afinal tantos reais por uma campanha, quando o sobrinho dele faz “igual” por muito menos?
Na minha opinião é aí que mora o problema. Picaretas existem em qualquer profissão. Existem médicos picaretas, dentistas picaretas, advogados picaretas, engenheiros picaretas.
Claro que em menor quantidade, mas existem. Mas o fato é que ninguém coloca sua vida nas mãos de um médico despreparado, porque sabe o mal que isso faz. Nem seus dentes nas mãos de um dentista picareta, nem sua casa nas mãos de um engenheiro fraco.
Este cliente não sabe o mal que faz colocar a sua imagem nas mãos de um publicitário/designer picareta. Alguns até sabem, mas dizem que é bobagem. Nós temos é que começar a nos unir para acabar com isso.
Usar as mentes criativas para criar uma solução para esse problema. Mostrar aos clientes a verdadeira importância da publicidade e do design. Que ele ao menos entenda a importância de um logo, de uma marca, o famoso branding. Que não a encare como sendo apenas um desenho bunitim. Eu acredito nisso.
E vocês? [Webinsider]
Uma resposta
Eu achei os textos desse site ÓTIMOS! =D
Só acho que tirar esses AVISOS antes dos comentários vai incentivar o pessoal a comentar mais. Pq fica meio desmotivador, esse tanto de informação antes do objetivo. =)