Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todos os anos as faculdades de propaganda, design, web e áreas semelhantes despejam no mercado centenas de profissionais que precisam encontrar uma porta aberta para iniciar suas carreiras. Em uma área saturada de profissionais como comunicação, a internet é uma oportunidade para muitos desses novos profissionais ou mesmo para profissionais mais antigos que precisam de um emprego.



Podemos observar, ao mesmo tempo, o fenômeno oposto em relação às pessoas que já trabalham na área: tem muita gente querendo deixar de trabalhar com internet. Se a internet é uma área com tantas oportunidades, por que tantas pessoas estão perdendo a esperança de trabalhar nela?



A resposta é uma só: a preocupação com o futuro. Quando você é um diretor de arte ou redator offline, pode treinar suas habilidades para tornar–se um futuro diretor de criação. Se você trabalha em marketing, pode começar como trainee, passar por analista, coordenador, gerente e, com sorte e competência, chegar até a cargos mais importantes. Mas e quando você trabalha com internet? Onde é que você pode chegar? Essa é a pergunta que tem tirado o sono dos profissionais da área.



A primeira razão da preocupação dos profissionais de internet é que a profissão ainda é nova e não tem exemplos de gente bem sucedida, como o office boy que virou presidente da empresa. Os exemplos bem sucedidos que existem são de brasileiros que foram trabalhar como diretores de criação de agências interativas em outros países.



A segunda razão da preocupação é o modo como a internet é tratada: quando são comparados os salários de um profissional que faz trabalhos de propaganda offline com um profissional online, por exemplo, na maioria dos casos os salários offline são maiores. Da mesma maneira, o reconhecimento é maior pelos trabalhos offline (apesar do Brasil ter grande destaque em festivais como Cannes).



A terceira preocupação é a eterna mudança da internet. Todos os dias são criados novos programas, novas tecnologias, novos problemas e até mesmo novos profissionais. Será que o que você faz hoje será necessário do futuro? Será que você consegue acompanhar toda essa evolução? Toda mudança gera insegurança, dúvidas e motivos para preocupação.



Por último, temos visto o fim das atividades dos departamentos online de diversas grandes agências. Qual a segurança de entrar em uma área nessa situação?



A conclusão de tudo isso é uma só: na atual situação do mercado publicitário, se aparecer uma boa proposta de trabalho, seja on ou offline, vá em frente. E se você administra uma empresa que lida com internet, pode formar o melhor time de profissionais do país e até um dos melhores do mundo: é só oferecer um mínimo de segurança e perspectiva de futuro para seus funcionários. Alguém paga para ver? [Webinsider]



Avatar de Cezar Calligaris

Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *