O candidato sem paciência de ler o briefing

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Barbara Hilsenbeck



Sabe aquela qualidade que te acompanha desde pequeno, quando você fazia rabiscos horríveis que só a sua mãe fingia entender? Lembra?



Você, que já xingou mentalmente o professor da faculdade, incapaz de entender o conceito criativo do seu trabalho? Lembrou agora?



Estou falando do “Seu Talento”, aquele muitas vezes não reconhecido por clientes que passaram o job que seria seu para um sobrinho com espinhas na cara e diploma de webdesigner na parede.



Tudo bem, talvez você ainda não tenha percebido esta sua qualidade e o mercado menos ainda. Mas imagine que uma agência esteja disposta a aumentar a visibilidade do “Seu Talento” e para isso tenha criado um hotsite onde informa como se inscrever em um processo seletivo que vai escolher novos colaboradores freelancers.



Este hotsite tem escrito tudo o que você deve e não deve fazer.



Imaginou? Então chegou a minha vez de imaginar – se você estiver interessado em conquistar a vaga, vai ler as instruções até o final e seguir os passos conforme explicado, certo?



Talvez não…



O fato é que em apenas um dia de divulgação do Full Web Creatives – processo seletivo dos freelancers criativos da Full Tecno – mais de mil pessoas acessaram o hotsite criado para esta ação e dezenas delas em menos de três horas enviaram currículos para o e–mail da agência.



Exatamente o que foi pedido para não ser feito, já que a seleção dos freelancers se dará pela análise dos portifólios digitais.



Fatos como esse, que parecem bobos ao primeiro momento, apontam para o despreparo de muitos profissionais freelancers disponíveis no mercado, que simplesmente por pressa, ansiedade ou até mesmo falta de atenção, acabam não respeitando o que foi pedido… e fazem uma coisa completamente diferente!



Detalhes como este fazem toda a diferença para quem vai escolher um freelancer.

O freela que não presta atenção nestes pontos fundamentais também não conquista a simpatia de seus possíveis futuros contratantes ao enviar e–mails com frases do tipo:



Pretensão salarial: acima de R$ 2.000,00 = LEGAL!

Abaixo de R$ 2.000,00 = Não percamos nosso precioso tempo!




Por que o candidato em questão cobrou este preço, se ainda nem foi informado qual é o job? Talvez ele seja um mega–master freelancer Level A+ e não trabalhe por um valor inferior a este.



Mas, na minha modesta opinião, freelancers de qualidade costumam ler os briefings até o final e não enviam currículos por e–mail quando é dito expressamente para não fazê–lo.

PS: se você ficou curioso com o processo de seleção, que tal voltar ao link e participar? [Webinsider]



Artigos de autores diversos.

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