Sobre a formação de designers de interface

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Robson Santos

Tenho acompanhado algumas discussões relacionadas ao mercado de trabalho para arquitetos de informação, designers de interface, especialistas em usabilidade e profissões correlatas.

Tenho visto diversos tópicos sobre qual a formação necessária para capacitar um profissional a exercer tais atividades. Em quase cem por cento das discussões, chega–se à mesma conclusão: são atividades muito novas, anda não se tem formado claramente o perfil deste profissional, e outras afirmações semelhantes.

As tecnologias de informação estão presentes em praticamente todos os segmentos da vida cotidiana, desde o lar até o trabalho e também no lazer. Desta forma, desenvolver projetos que atendam às diversas demandas de uso, por diversos tipos de usuários e em situações diferentes, exige profissionais capacitados e com conhecimento de métodos e técnicas de projeto pautados na usabilidade.

A formação de especialistas com conhecimentos sobre usabilidade é hoje uma necessidade tanto acadêmica quanto profissional. Já existe uma demanda crescente da parte dos clientes por soluções que atendam aos seus consumidores em termos de usabilidade.

Como conseqüência, empresas de desenvolvimento de aplicativos ou de soluções web buscam preferencialmente por profissionais com essa capacitação para compor seu quadro de colaboradores. A popularização do conceito de usabilidade também faz com que o consumidor ou usuário busque por produtos que sejam mais fáceis de usar e mais fáceis de aprender.

O desenvolvimento de interfaces para interação humano–computador deve ser baseado em requisitos de usabilidade já estabelecidos e sua adequação a situações específicas. Utilizar recomendações ergonômicas de usabilidade não torna as soluções todas iguais, como se pode imaginar em uma primeira instância. Desenvolver capacidade de interpretar as recomendações e transformá–las em soluções criativas de design é o grande objetivo a ser atingido.

Com o objetivo de discutir essas e outras questões, será realizado no Rio de Janeiro, no próximo dia 05 de março, o Seminário Unicarioca de Usabilidade e Design de Interfaces (veja abaixo). O evento contará com palestras de Guilherme Santa Rosa, desenvolvedor multimídia, Fabio Maia, educador e pesquisador em tecnologias educacionais e Tina Andrade, jornalista.

Além das palestras haverá exposição interfaces para CD–ROM desenvolvidas por alunos do curso de pós–graduação em Design de Interfaces, com apresentação de trabalhos selecionados. O evento é gratuito e aberto à participação de profissionais e estudantes das áreas de design, informática, webdesign, jornalismo, publicidade e demais interessados.

Um ponto a ser destacado é que a abordagem adotada durante todas as fases de desenvolvimento dos projetos, pois os alunos vivenciam todas as dificuldades inerentes à coleta de dados dos usuários, ao levantamento de problemas em interface similar e, principalmente, a preocupação na transposição dos conceitos de usabilidade para uma interface que proporcione uma experiência positiva. A proposta do curso é formar profissionais que não se limitem ao uso de ferramentas, mas que possam pensar um projeto desde seus estágios iniciais até a implementação. [Webinsider]



……………………………………………………………………………………………….



Seminário Unicarioca de Usabilidade e Design de Interfaces



Data: 05/03/2005

Horário: 10h às 14h

Centro Universitário Carioca, campus Rio Comprido

Avenida Paulo de Frontin, 568 – Rio Comprido

Rio de Janeiro, RJ Brasil




Veja a programação completa do evento



Inscrições pelos telefones (21) 2563–1952, 3973–6067 ou pelo e–mail posgrad@unicarioca.br


Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *