Filtrar conteúdo nada mais é do que ordenar a informação para poder encontrar exatamente o que se deseja. Obviamente a camada dinâmica, independente de ser PHP, ASP, JSP ou qualquer outra linguagem de programação, deve estar bem programada para que seja exibida corretamente a seleção que o usuário fez.
Através de um filtro eficaz é possível garantir a integridade dos dados a serem exibidos, com classificação em semigrupos de acordo com cada campo filtrado no formulário.
Alguns cuidados são recomendados no retorno dos dados da grade. É bom usar cores distintas entre as linhas, cores suaves que não briguem com o resto do conteúdo da aplicação. Reparem na figura acima. Este retorno por sua vez deve ser paginado para que a barra de rolagem não se estenda demais.
Dado paginado é sinônimo de organização. Em conjunto com as caixas de filtragem, ajuda diretamente o usuário a atingir seu objetivo.
Acompanhe na ilustração alguns pontos que devem que ser revisados na concepção de um filtro
1. Paginação dos resultados. Todo e qualquer modelo de retorno de uma pesquisa deve ser paginado para reduzir o tamanho da barra de rolagem, para evitar o cansaço do usuário no momento da consulta e melhorar a performance do retorno.
É interessante que o componente com os números das páginas apareça tanto na parte superior como na inferior da interface da grade, e que este componente deva dar a possibilidade de navegação da primeira à última página de resultado da consulta. É claro que se o número de páginas for elevado, pode?se criar uma sistemática continuidade, como a apresentada no item um da figura 1.
2. Indicar a página atual. É importante chamar a atenção do usuário. Por isso sinaliza?se de alguma forma a página atual onde o usuário se encontra. Utilizamos o número em uma cor diferente e em negrito, para dar o efeito de destaque.
3. Caixas de filtragem. Em cada coluna da grade deve?se ter a possibilidade de filtrar a informação desejada.
4. Filtragem dos dados. Ter a possibilidade de ordenar os itens de retorno em ordem alfabética crescente ou decrescente é outro fator que pode facilitar a pesquisa.
5. Filtro específico. Além de poder escolher se quer exibir os resultados em ordem alfabética, o usuário deve poder escolher um critério especifico na filtragem – como listar todos os clientes da cidade de São Paulo, todos que tenham um determinado CEP e assim por diante.
Talvez o que esteja sendo dito aqui seja óbvio para alguns. Porém, a intenção é auxiliar a todos na criação e desenvolvimento de formulários. Usabilidade é um fator que vem sempre a contribuir em qualquer aplicação. Quando há um forte trabalho de usabilidade na fase de análise, é notável a redução de tempo em solicitações de suporte. O mesmo acontece nas capacitações a cada nova versão da aplicação.
Prosseguiremos falando em usabilidade e acessibilidade em formulários, até lá. [Webinsider]
.
Rodrigo Donini
<strong>Rodrigo Donini</strong> (donini@gmail.com) é analista/desenvolvedor, líder de desenvolvimento nas tecnologias Microsoft client/server/web.