Paulo Rebêlo e Folha de Pernambuco
Muita gente ainda nem colocou as mãos no Office 2003, lançado ano passado, e a Microsoft já prepara o lançamento da 12ª versão do pacote de aplicativos, previsto para chegar ao mercado em 2006. Uma versão em estágio alpha (pré–beta) está sendo testada por um grupo limitado de pessoas, apenas como visualização de alguns novos recursos.
Informações vazadas na internet dão conta que a primeira versão beta está agendada para 29 de agosto de 2005, enquanto a segunda não chega antes de dezembro do mesmo ano. A versão final está inicialmente prevista para julho de 2006.
Uma das apostas da Microsoft para o futuro do Office é lançar versões exclusivas para servidores. No caso, haveria o Excel Server, Word Server, e assim por diante. A idéia é aprimorar e integrar ainda mais o uso do Office com serviços web (Webservices) e ferramentas de internet.
A exemplo do que ocorreu com o Office 2003, o Outlook deve ser o programa a sofrer as modificações mais perceptíveis ao usuário final. Há indícios de que será possível acessar recursos do programa pela web, como se fosse um sistema qualquer, sem necessidade de estar na frente do seu computador. Ideal para quem tem conexão banda larga e viaja muito.
Para o Brasil, a situação poderá se complicar um pouco. É que a Microsoft tem procurando integrar, cada vez mais, os serviços para assinantes MSN nos programas do Office. Como muitos serviços não estão disponíveis no Brasil, alguns recursos podem figurar apenas como fantasmas nas versões em português. Outros recursos, como integração com o Messenger e Hotmail, deverão ser turbinados para todos os usuários.
Enquanto isso, usuários do Windows Server 2003, a versão mais recente do Windows que atende servidores e usuários mais avançados, já podem baixar gratuitamente a versão final do primeiro pacote de serviços (Service Pack – SP) para a plataforma. Com o SP, a Microsoft agregou as principais correções de segurança e performance antes inclusas no SP2 para Windows XP.
Testamos as duas primeiras versões beta do Service Pack no Windows Server e, diferentemente da versão para XP, não há melhora significativa na performance como um todo. No entanto, as mudanças no firewall e no Internet Explorer valem o download, sobretudo pelo bloqueador embutido de pop–up e configurações avançadas de segurança.
O download é gratuito e o arquivo tem 350 Mb, mas, por enquanto, só pode ser feito nas versões em
inglês. [Webinsider]