Você tem produto? Abra uma loja no shopping.

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Uma solução de loja virtual terceirizada pode ser o melhor caminho para o empreendedor que já conhece bem o seu produto e tem interesse em colocá–lo à venda pela internet, sem perder tempo com a montagem da loja.

O nome dado pelo mercado aos fornecedores de serviços e soluções de software é ASP – Aplication Service Provider . São empresas que oferecem a utilização e a manutenção do software necessário para rodar seu negócio.

No caso da loja virtual, embora haja diferenças de um fornecedor para outro, você contrata uma loja virtual completa, com o carrinho de compras, sistemas de gerenciamento, interfaces com bancos e operadoras de cartões, entre outras aplicações.

Isso significa que você pode simplesmente colocar no site os seus produtos com imagens e preços, escolher a fachada que deseja utilizar, os meios de pagamento que serão disponibilizados e começar a vender, sem grandes contratempos.

É importante ressaltar que a relação contratual com bancos e operadoras de cartões de crédito continua sendo de responsabilidade do lojista, embora o fornecedor da solução seja uma espécie de facilitador dessa contratação.

As vantagens de um fornecedor ASP são a agilidade na implantação da loja, a utilização de uma solução já testada e utilizada, deixando a preocupação com a manutenção e atualização do software da loja com o fornecedor, isso, partindo da premissa da escolha de um bom e sério parceiro comercial. Como você já esperava, essa facilidade significa mais custos. Algo como 150 a 500 reais por mês, além de uma taxa inicial de implantação que pode variar de zero a 5 mil reais, dependendo do grau de sofisticação e personalização da loja.

Shoppings virtuais

Shoppings virtuais são uma variante da solução terceirizada. Nesse caso, você recebe, além da infraestrutura, a exposição de sua loja em um portal de compras, juntamente com diversos outros lojistas. Um shopping virtual oferece, além dos recursos disponíveis em uma solução ASP tradicional, benefícios mercadológicos importantes como a exposição a um grande fluxo de clientes e eventualmente, a associação de seu negócio a uma marca já consolidada, como Correios e Bradesco.

As lojas que fazem parte do shopping virtual compartilham sistemas de hospedagem, pagamento e segurança. Compartilham também outros serviços, como suporte aos diversos meios de pagamento, relatórios de desempenho, gerenciamento de clientes, promoções e mesmo apoio na distribuição dos produtos. O objetivo é facilitar vida do lojista.

Sua loja pode fazer parte de um shopping virtual mesmo sem estar hospedada no mesmo servidor. O custo varia conforme o grau de exposição de sua loja, ou seja, quanto mais pessoas olharem sua vitrine, maior a sua despesa mensal.

Como vimos neste artigo (e no anterior, ao lado), o empreendedor possui diversas alternativas no que se refere a hospedagem e desenvolvimento da loja. A tendência é por uma gradativa melhora no padrão de serviços prestados e diminuição no custo, em função da ampliação da concorrência.

Escolha a opção mais vantajosa após analisar as características de seu negócio e os recursos que vai precisar. É imprescindível, para evitar problemas futuros, pesquisar e analisar bem os inúmeros fornecedores. [Webinsider]

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Avatar de Dailton Felipini

<strong>Dailton Felipini</strong> (fale@abc-commerce.com.br) é professor de e-commerce e editor do site <a href="http://www.e-commerce.org.br/"rel="externo">E-commerce</strong></a>

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Uma resposta

  1. Otimo artigo, mas pensei que ia encontrar aí links para algumas opções de lojas virtuais e shopping virtuais. Bom mas vou pesquisar….

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