Adriano Brandão
Junho de 2014. Cannes. Chinelo de dedo, calça jeans e óculos com armação quadrada para ganhar visual publicitário. Estava representando o país no Cyber Lions – Categoria Text Help.
Nunca imaginara estar ali, um lugar tão disputado. Entrevistas, canapés, entrevistas, canapés. Mais entrevistas. Um pouco mais de moderação nos salgados. Começava a premiação.
Prêmio de cá, prêmio de lá, um chororô danado, discursos emocionados e nada de chegar no prêmio principal da noite. No ápice da festa, o momento tão esperado por todos. O Cyber Lions de Bronze vai para uma agência das Filipinas. Azarões. Desbancavam a fortíssima Rússia.
Marrocos fica com a Prata. Era provável. Destaque em textos de ajuda os americanos conquistam o Ouro, com um excelente trabalho para um site de uma instituição não–governamental. Texto emocionante. Era um dos favoritos.
Minhas mãos amassavam cada vez mais o papel com as anotações da minha oratória, no
caso de levar algum prêmio. E finalmente o Grand Prix da noite. O Brasil conquista pela primeira vez o maior prêmio de internet em festivais internacionais, o cobiçado Text Help. Merecemos vencer.
No discurso, tentava lembrar do que tinha escrito. Fui obrigado a improvisar, o suor de minhas mãos haviam esfarelado as precisas anotações. Mandei bem.
No Brasil as pessoas formavam verdadeiras torcidas, reuniam–se em bares e saíam às ruas para comemorar o acontecimento. Salas de bate papo foram invadidas por internautas que buscavam compartilhar aquele momento mágico.
Finalmente consolidávamos nossa condição de potência criativa mundial. O mundo se rendia aos encantos dos nossos textos de ajuda. E naquele festival, banners, sites e hotsites foram meros coadjuvantes.
Enfim premiavam aqueles textinhos chatos pra caramba que a gente tem que escrever todo dia, que ensinam o cara a clicar com o lado direito do botão sobre a figura, selecionar Salvar figura como, escolher a pasta, o formato e o nome para salvar a imagem. E por fim, informar que deve clicar em Salvar.
Tudo bem, gostaríamos de criar peças que já pudessem concorrer no Festival de Cannes
no próximo ano, mas essa dolorosa tarefa de textos de ajuda é nossa responsabilidade e precisamos abraçá–la com todo amor. (ughhh). E se olharmos com otimismo, 2014 não
está tão distante assim. [Webinsider]
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