Qualquer pessoa ou empresa que desenvolve software pode vender seus produtos para o mundo todo. A internet não possui fronteiras e exportar software hoje é muito fácil. Vamos apresentar aqui uma excelente ferramenta pela qual é possível expor seu produto a um enorme mercado. Os passos, resumidamente, são:
1. Criar uma versão para demonstração (shareware) em no mínimo três idiomas. De
preferência português, inglês e espanhol.
2. Criar um website também em três idiomas, pelo menos, para que mais usuários possam conhecer melhor o software.
3. Pedir o Swift Code ao seu banco de preferência. Trata–se de um código que identifica seu banco para transferência entre bancos internacionais. Você deverá informar ao cliente o número do seu banco, agência, conta e o Swift Code.
4. Começar a vender seu software para o mundo todo.
Ok, exageramos bastante, não é tão fácil assim… Vamos ver dois sites que comercializam sharewares no mundo todo: o Share–it e o RegNow.
Estes dois são os melhores e mais conhecidos sites do mundo para venda de softwares via internet. O Share–it é o mais popular. Possui e–commerce em mais de 150 países e uma grande rede de profissionais fornecedores de soluções em TI espalhadas pelo mundo. Tornou–se um excelente canal de vendas e distribuição virtual.
Então o quarto passo mais acertado seria de cadastrar–se como “autor de software” nestes dois sites e enfim começar a vender mundialmente.
Caso ainda encontre dificuldades em trabalhar com dinheiro e bancos internacionais para receber os pagamentos – mesmo tendo o SWIFT Code de seu banco – você pode usar o serviço da SiliconAction para vender e comprar softwares de outros países. Este site pode comercializar seus sharewares em países da América Latina e oferece parcelamento por cartão de crédito.
Há também o PayPal, um serviço internacional de mediação de dinheiro.
Além de criar seu website, abrir conta no Share–it e no RegNow, não esqueça de cadastrar–se nos milhares de sites de busca de todo o mundo (ou pelo menos em alguns deles…). Existem softwares que podem auxiliar neste processo (um exemplo aqui). É possível contratar serviços de empresas especializadas, como a Cadastra.
Cadastre também seu shareware, junto com o link de compra e download de demonstração, nos mais diversos sites de downloads existentes na web. E faça bons negócios.
No Brasil, além do SiliconAction, há outros dois grandes sites para comercialização online de softwares, o SofteArena e o Arquivo Nacional.
O SoftArena é uma associação entre o Superdownloads e a Cia do Software e possui hoje 3 mil revendas ativas. Proporciona uma excelente divulgação e a meu ver é o melhor canal de vendas e distribuição online de softwares. Para conhecer todas as vantagens oferecidas e publicar seu software neste canal, clique no link “Publique seu Software”.
O ArquivoNacional, bastante conhecido no mercado nacional e de língua portuguesa, também é um excelente canal de vendas e distribuição online, com bastante revendas. O número não foi informado, mas é bastante presente na web.
O empresário do software pode e deve adotar todos estes canais apresentados a fim de aumentar as chances de venda e difusão de seus aplicativos. Uma distribuição exclusiva deve ser analisada com cuidado, pois diminui as chances de vendas. Nenhum destes canais apresentados exigem exclusividade.
Vale lembrar que a internet deve ser uma extensão de seu negócio físico. As ferramentas aqui demonstradas devem ser vistas como novos canais de venda e distribuição de seus softwares.
Uma última dica importante: invista em design. Aproveite esta vantagem que a internet oferece, onde uma empresa pequena pode se apresentar melhor do que concorrentes maiores. Por isso o design e as questões de usabilidade são muito importantes na hora de desenvolver seu site. Vale a pena investir e contar com a colaboração de bons profissionais de design. Aqui no Webinsider você encontrará muitas informações úteis para o desenvolvimento de seu site. [Webinsider]
Ramos de Souza Janones
<strong>Ramos de Souza Janones</strong> (ramos@ramosdainformatica.com.br) é publicitário, engenheiro de software e <b><a href="http://www.laboratoriodeideias.info" rel=externo>consultor</a></b>.
6 respostas
Minha empresa acabou de lançar nosso novo sistema para gerenciar telemarketing ativo para pequenas e medias empresas, o http://www.sistematelevendas.com.br
Achei muito interessante o artigo e tentarei implantar essas ideias! parabéns!
Já se passaram 7 anos, hoje em 2013 a realidade e a masma ou é outra?
Belo Post, Mas estou no inverso dessa questao o mais dificil para mim é ter os Software. Vender nao tenho dificuldade pois montei uma rede de Rep. Se houver interesse de alguem em expandir suas vendas me contate. Abs Assis 51 99797756
Interessante o artigo. Vender é uma parte bem complicada e faz parte do processo de desenvolvimento como um todo. Não adianta nada desenvolver um sistema perfeito, que resolva todos os problemas do usuário se a técnica de venda é ineficaz.
Também acho que investir no layout é fundamental principalmente para softwares de prateleira. O layout é fundamental para uma boa venda.
Desenvolvemos um software de telemarketing ativo
http://www.sistematelemarketing.com.br
estamos começando agora com a parte comercial, porém achei muito interessante o artigo e apresentarei essas ideias para começarmos a implantar, parabéns pelo artigo!
Excelente Artigo. Ainda não tenho a uma ferramenta de alto poder de vendas para investir neste tipo de recurso. Mas se um dia eu precisar…