1. A informação na web
– Trabalhe com a idéia de camadas, oferecendo aos poucos os aspectos da informação.
– Liste todos os aspectos de uma informação que você irá abordar, e analise se eles serão melhor apresentados em texto, tabela, gráfico ou imagem.
– Disponibilize dados completos, e aborde todos os aspectos possíveis sobre o tema. A idéia é esgotar todas as possibilidades.
2. Chamada
Sempre vale checar se todos os recursos essenciais à eficácia da sua chamada estão sendo utilizados: um título que traga a palavra–chave; um texto que inclua o aspecto principal do conteúdo a seguir; e elementos de apoio, como a imagem, que não repitam o que os outros itens já abordaram como forma de persuasão.
3. Texto principal
– Escreva como se estivesse explicando o assunto a um leigo, mesmo que o tema seja banal.
– Incluir a palavra-chave que define uma página no título, e grifar em cada parágrafo as que melhor o resumem, são ações recomendadas para que a informação seja facilmente visualizada em um texto.
– Em geral, o texto-base possui entre 15 e 25 linhas.
4. Links
Ao sugerir páginas de outro site, não basta criar um link de acesso. É preciso explicitar quais informações o usuário encontrará, para que fique claro o porquê da sua indicação. Insira uma frase explicativa logo após o link, então.
5. Texto complementar
O usuário espera encontrar nestas páginas todo o detalhamento que deseja, portanto não há limite para a extensão dos textos.
6. Área restrita
Avisar o usuário sobre áreas restritas de um site é uma atitude que demonstra respeito, e também a preocupação em orientá-lo a cada instante em que ele está navegando pelas páginas.
7. Imagem
A imagem jamais deve repetir um aspecto que já foi abordado por outro componente da informação web. Os componentes – imagem, texto, vídeo e áudio – são complementares, fechando, cada um a seu modo, o cerco à informação em questão.
8. Áudio e vídeo
Ao oferecer acesso direto à fonte da informação, a utilização do áudio e do vídeo na web garante transparência e credibilidade ao site, o que é relevante na construção da empatia com o usuário. [Webinsider]
.
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues (bruno-rodrigues@uol.com.br) é autor do livro 'Webwriting' e de 'Cartilha de Redação Web', padrão brasileiro de redação online'.
Uma resposta
Interessante!
Lucas
email marketing
http://www.geekle.com.br