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Com o amadurecimento da internet, a área de Recursos Humanos das empresas ganhou uma poderosa aliada no relacionamento com os colaboradores, diretos ou terceirizados.

As formas de comunicação online “abraçam” as pessoas de uma maneira inédita na história recente, de forma similar à invenção do telefone. Oferecem recursos visuais e sonoros que a tornam mais eficiente e atrativa, capaz de prender a atenção de seus espectadores com facilidade.

Ao trazer esta característica para o nosso foco – o uso das ferramentas de comunicação online em benefício dos objetivos das áreas de RH nas empresas – é imprescindível trazer planejamento e definições sucintas das ações estratégicas.

Por meio da intranet da empresa, por exemplo, o profissional de RH comunica–se de uma vez só com todos os colaboradores com facilidade e praticidade. Hoje ele já realiza normalmente ações como campanhas motivacionais, enquetes para colher opiniões sobre assuntos cotidianos da empresa, envia e–mails com as novidades do dia. Os recursos que pode utilizar são limitados apenas pelo orçamento disponível e pela imaginação dos profissionais das agências de comunicação e web.

Um sinal desta mudança de ambiente está no antigo mural de recados. O que antes era um dos pontos fortes de comunicação interna nas empresas, torna–se cada vez mais uma peça de apoio para as formas de relacionamentos online, que em muitos propósitos conseguem ser mais rápidos e eficazes.

O que a empresa ganha com isso?

São vários os retornos positivos proporcionados pelas ações online.

Um dos maiores ganhos é a estreita proximidade com colaboradores, proporcionada pelas comunicações instantâneas, como chats e salas de reuniões virtuais. Todos estão ali, a um “clique” no botão do mouse. O profissional de RH fica agora mais próximo, junto à mesa do colaborador. Fornece e recebe informações importantes para toda a empresa.

Uma boa gestão de Recursos Humanos saberá escolher as ferramentas certas de comunicação online (e de comunicação convencional) para contribuir para o alinhamento da empresa e dos colaboradores em busca de objetivos comuns.

Com os diversos setores da empresa alinhados pelo foco construímos um ambiente mais positivo, melhoramos as relações de trabalho e acentuamos o envolvimento pessoal de cada um dentro do processo produtivo.

Ações simples e bem planejadas são ótimos recursos no contexto acima. Um simples e–mail de parabéns pelo aniversário, de agradecimento pela participação em um evento ou votos de boas férias mostra a atenção da empresa com seus colaboradores, reverte em empatia pura e contribui para a boa imagem da instituição. [Webinsider]

Avatar de Luis Fernando Carvalho e Silva

<strong>Luis Fernando Carvalho e Silva</strong> (luisfernando@cicloweb.com.br) é jornalista e diretor da <a href="http://www.cicloweb.com.br/" rel="externo">CicloWeb</a>.

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2 respostas

  1. Outro bom artigo a respeito de Intranet, mas poderia descrever as ferramentas, dar exemplos. É óbvio que a intranet ajuda o RH das empresas. Os artigos precisam demonstrar mais conhecimento de causa dos autores, citando dados concretos, exemplos, exemplos e exemplos. Com todo o respeito a erudição do autor, que o demonstrou de forma evidente, qualquer um pode escrever um artigo desse tipo, abordando informações óbvias. Valeu pelo ineditismo do tema.

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