A metodologia para marketing em buscadores

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Na seqüência do artigo anterior (Marketing em buscadores: paciência e sabedoria, leia ao lado), vimos que serviço de otimização de sites em mecanismos de busca mistura métodos técnicos com uma consistente organização do conteúdo.

A seguir, como próximo passo, vamos ver uma metodologia básica para o trabalho de otimização.

Um SEO (de Search Engine Optimization) deve analisar primeiramente as estatísticas do site para verificar quais as páginas mais visitadas (e, se houver, analisar também as estatísticas de serviços pay–per–click, como Google Adwords).

As páginas mais visitadas indicam qual o conteúdo que os usuários mais procuram. Destas páginas podemos extrair palavras–chave. E também determinar quais são as páginas mais interessantes para serem bem trabalhadas e atualizadas.

As estatísticas também indicam quais palavras–chave trouxeram mais usuários para o site.

Podem indicar também quantos usuários adicionaram o site em seus Favoritos, quanto tempo gastaram em cada página e a maneira como saíram de uma página.

Caso o cliente peça a criação de um site e, juntamente, sua otimização para buscadores, o profissional SEO deve estar presente em todas as etapas de produção para garantir que todas elas estejam otimizadas. A partir daqui, a metodologia é igual para esses dois casos.

1. O profissional SEO deve fazer um brainstorm a fim de listar palavras–chave que caracterizem o negócio do cliente. Ele também deve incluir sinônimos dessas palavras–chave na lista. Essa é uma fase onde se deve listar tudo o que vier à mente, já que é na próxima etapa que acontecerá a seleção dessas palavras.

2. Depois do brainstorm, deve–se analisar as palavras–chave que irão trazer mais retorno. Para isso, é necessário verificar quantos usuários procuraram por aquela palavra no último mês e quantos sites aparecem nos resultados da busca. É importante lembrar que cada página que está na lista de resultados é concorrente do seu cliente, mesmo as que não têm nada a ver com o negócio dele.

3. Verifique se o site do cliente é amigável para buscadores e usuários.

4. Agora chegou a hora de ver como estão os sites dos concorrentes que estão nos resultados de cada palavra–chave. Deve–se descobrir como eles chegaram àquelas posições a partir da análise de parâmetros On–page e Off–page, que estão no algoritmo dos crawlers. Deve–se anotar o valor que cada concorrente atinge em cada um desses parâmetros e verificar o porquê. A partir disso podem surgir idéias de táticas que garantem uma boa otimização – sem utilizar spam.

5. Depois de anotar esses valores, selecione o mais alto de cada parâmetro. Agora é só fazer com que o site do cliente supere cada um desses valores.

Basicamente, essa é a metodologia de um profissional SEO. No próximos textos veremos os fatores que tornam um site amigável para os buscadores. [Webinsider]


Avatar de Ivo Saldanha

<strong>Ivo Saldanha de Melo Silva</strong> (ivosaldanha@gmail.com) é desenvolvedor

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2 respostas

  1. por favor,
    estou fazendo um trabalho sobre otimização na faculdade.
    Gostaria de entender mais na práticaonde que a otimização entra no trabalho para obter melhores buscadores.
    Como ela é utilizada e como é o trabalho.

    Obrigada

  2. Prezado ivo saldanha

    gostaria de saber uma coisa: sabe se existe algum aplicativo q monitora a posição de determinado site nos mecanismos de pesquisa em relação a uma lista de palavras chave?

    tem q existir algum aplicativo assim.. ele certamente é muito útil para monitorar ações de SEO..

    Obrigado

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