WUD, o Dia Mundial da Usabilidade em 35 países

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A usabilidade no desenvolvimento de aplicativos ganha cada vez mais força. Podemos perceber isso ao observar o calendário de eventos regulares sobre esse assunto. Há muito tempo a usabilidade é tema discutido em todo mundo com objetivos comerciais e, diferente do que muitos imaginam, bem antes do surgimento da internet.

Com o advento da internet comercial houve uma popularização e a usabilidade deixou de ser encarada como assunto acadêmico ou ao alcance de privilegiados em grandes corporações, projetos e pesquisas.

No Brasil, a usabilidade já é discutida como um tema regular desde 2001 através do USIHC (Congresso de Usabilidade em Interação Homem–Computador), evento criado e promovido pelo LEUI PUC–RIO (Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces da PUC). Ocorre concomitantemente com o ERGODESIGN e sua 6ª Edição
será ano que vem, promovida pelo LEI UNESP–Bauru(SP) (Laboratório de Ergonomia de Interfaces da UNESP).

O Dia Mundial da Usabilidade (WUD – World Usability Day) também será encaixado no calendário de eventos brasileiros sobre usabilidade. Como o nome sugere, ocorre apenas em um dia e sua primeira edição brasileira será no 3 de novembro. Promovido pela UPA (Usability Professionals Association – Associação dos Professionais de Usabilidade) o WUD tem repercussão internacional e este ano ocorre simultaneamente em 70 eventos em 35 países. No Brasil serão três, em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.

O tema do evento para 2005 é “Making it Easy!” Para nós brasileiros ficou: “É fácil fazer mais fácil”. Não poderia haver título melhor para um evento sobre usabilidade. Embora as informações sobre a programação sejam escassas, além da facilidade no uso haverá ênfase também no desenvolvimento e diagnóstico das interfaces.

Fala–se muito nas conseqüências benéficas para o usuário, mas em muitos os casos as metodologias que deveriam ser empregadas para a construção de interfaces são um tanto subjetivas e conceituais, o que muitas vezes deixa à deriva os desenvolvedores de interfaces gráficas.

Este estado promove, algumas vezes em meu caso, situações onde tenho que criar metodologias próprias. A boa notícia é que o evento promete oportunidades únicas de se conhecer como andam as pesquisas sobre usabilidade e ergonomia no âmbito acadêmico e no mercado, além das abordagens para o desenvolvimento de interfaces que já conhecemos, como avaliações heurísticas e card sorting.

Em São Paulo o evento ocorrerá em período integral, na Escola Politécnica da USP na Cidade Universitária. Contará com seis sessões de aproximadamente 20 a 30 minutos, cada uma palestrada por profissionais da área e pesquisadores, além de uma mesa–redonda e três oficinas (o participante pode escolher apenas uma).

Já em Curitiba o evento (que não será gratuito) ocorrerá apenas no período matutino, composto de uma palestra de duas horas e a amostragem de 10 pôsteres de estudantes de Desenho Industrial da PUCPR, dedicados a avaliações das dificuldades de uso de produtos de uso doméstico e a sugestão de soluções de design para problemas de interações. Os pôsteres estarão disponíveis até 10 de novembro.

Em Belo Horizonte o WUD ocorrerá no período vespertino, com três sessões de aproximadamente 45 minutos cada e dois workshops.

Muitos eventos são gratuitos, sendo necessário apenas a inscrição de antemão. Para encerrar, lembramos que no Brasil existem bons centros de pesquisas sobre usabilidade e ergonomia. Destaques são esses para pioneiros como o LEUI da PUC–RIO, LEI da UNESP–SP e agora com o LEU da FEI–São Bernardo (Laboratório de Engenharia de Usabilidade da FEI) incentivado pelo LTS (Laboratório de Tecnologia de Software) da USP–SP. [Webinsider]

Wanderson Andrade (wanderson.andrade@gmail.com) é desenvolvedor de interfaces gráficas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *