Conhece um arquiteto da informação livre? Conhece algum programador .Net que fale espanhol? E um gerente de projetos com experiência? Há muito tempo não recebia tantos pedidos de indicação para vagas abertas na área online.
Alguns desses profissionais de internet, ao contrário do que se esperava alguns anos atrás, não se tornaram abundantes. Pelo contrário, são raridades, disputados a tapa e mesmo empregados recebem propostas a todo momento. A pergunta é: onde foram parar os profissionais de internet? Por que está tão difícil achar essas pessoas? Abaixo estão algumas tentativas de explicação – claro que todos esses motivos se somam ao aumento da demanda de trabalhos online.
O primeiro motivo é o abandono da área. Após a fase conhecida como bolha, muitas pessoas perderam seus empregos e abandonaram a área para nunca mais voltar. Com a retomada do crescimento da web, esses profissionais que abandonaram a área hoje fazem falta, pois não foram repostos por profissionais em número suficiente.
O segundo motivo é a ida para o exterior. Por se destacarem em suas áreas ou por não enxergarem perspectivas no Brasil, muitos profissionais brasileiros foram buscar oportunidades no exterior e acabaram ficando por lá.
O terceiro motivo é o aparecimento de novas especialidades, como os arquitetos da informação. Os profissionais são raros por causa da dificuldade de obter conhecimento (a maioria das pessoas que trabalha nessas novas funções é autodidata ou estudou no exterior) e também pela falta de incentivo às pessoas que estão entrando no mercado. Estudantes, por exemplo, dificilmente conhecem essas novas áreas.
O quarto motivo é a criação de demandas específicas. Se antes bastava saber um tipo de programa ou especialização, agora são feitas mais exigências, como uma língua para um programador ou um certificado para um gerente de projetos.
O último motivo é a ida para outras áreas que pagam mais ou oferecem mais benefícios: na área de programação, por exemplo, os bancos pagam muitas vezes mais do que uma agência. Do mesmo jeito, trabalhar na área de e–business de uma empresa oferece geralmente mais benefícios e estabilidade do que uma agência.
Por incrível que pareça, na área online ainda vale o mesmo pensamento do mercado de propaganda: “tem muitas pessoas querendo ocupar o seu lugar”. Porém, se você possui um bom profissional de internet em sua empresa, cuide bem dele. A reposição pode ser difícil caso ele saia. Se você é um bom profissional da área, chegou a sua vez de mostrar seu valor. Busque sempre as melhores propostas, mas sem fazer leilão.[Webinsider]