O stand que mais causou mais agitação de público e imprensa na segunda edição da EGS Brasil (Eletronic Game Show, veja ao lado) foi sem dúvida o da gigante Microsoft, que este ano roubou a atenção de todos apresentando em primeira mão no Brasil o tão esperado Xbox 360.
A aposta da Microsoft para a próxima geração de consoles de mesa foi lançada esta semana nos Estados Unidos. Todo o frisson do público brasileiro não passou desapercebido pelos olhos de Milton Beck, diretor de negócios da Microsoft Brasil, que comentou com orgulho o fato de que os visitantes estavam enfrentando em média três horas de fila para conseguir alguns minutos de jogatina em uma das quatro unidades do console disponíveis no stand da empresa.
Segundo Beck, essa é uma prova de que existe uma demanda e um alto potencial de consumo no mercado brasileiro de games, mas ainda existem fatores que não estimulam a fabricação e distribuição oficial do console no Brasil (leia ao lado “O cenário do entretenimento eletrônico no país”). Ainda assim, houve um esforço dos organizadores do evento e principalmente da Microsoft do Brasil em trazer e compartilhar os avanços no setor de entretenimento eletrônico com os consumidores brasileiros.
E por falar em avanços, o Xbox 360 é tudo o que a Microsoft vem prometendo para seus consumidores nos últimos meses.
Com três processadores PowerPC de 3.2 Ghz cada, o console pode gerar gráficos extremamente realistas. Porém, tudo tem o seu preço. O Xbox 360 será vendido em dois pacotes distintos: o pacote básico (U$ 299,00) e o pacote completo (U$399,00), que oferece entre outras coisas um controle sem fio e um HD externo, o que possibilita salvar seus jogos e utilizar os outros recursos, como veremos adiante.
Mas independente do pacote que o usuário optar, ele só irá aproveitar ao máximo o produto se possuir uma TV de alta definição e um sistema de som digital. Por exigência da própria Microsoft, todos os jogos lançados para o console terão de suportar alta definição de imagem widescreen 16:9 (720p, 1080i) e som surround 5.1.
Muito mais do games, entretenimento de toda a famíla
A Microsoft é a primeira das três maiores fabricantes de consoles do mundo a lançar o seu console da próxima geração. Sony e Nintendo só lançarão seus Playstation 3 e Nintendo Revolution após o segundo semestre de 2006. Mas não é somente pelas vendas antecipadas que a Microsoft pretende abocanhar este mercado dominado no momento pelo imbatível em vendas Playstation 2, da japonesa Sony. A companhia de Bill Gates almeja que a base instalada de consoles aumente devido aos serviços e outros atrativos do console que vão além de gráficos realistas.
O conceito por trás do Xbox 360 é de transformá-lo no centro de entretenimento digital de toda a família.
Nele além de poder disputar partidas online, você vai poder assistir a DVDs, gravar suas músicas e criar suas próprias trilhas e ouvi-las enquanto você joga. Você pode conectá-lo ao Windows Media Center Edition 2005 do seu PC através de rede local com ou sem fio e baixar filmes e outros arquivos para o seu Xbox 360. Pode ver e compartilhar suas fotos e vídeos conectando sua câmera digital diretamente no console via entrada USB e até mesmo baixar arquivos em MP3 do seu player (mesmo o IPod da concorrente Apple).
E tudo isso é apenas uma fração do que o Xbox 360 pode oferecer, como pode ser visto no site oficial do console.
Design a favor da funcionalidade
Milton Beck reafirmou o que já havia sido publicado na imprensa: a Microsoft investiu muito tempo, dinheiro e planejamento no design do console, controle, acessórios e sistema operacional. O resultado é um projeto de unidade visual impecável, na ergonomia e funcionalidade.
O console em si não é muito menor do que a versão atual do Xbox, mas parece bem mais compacto devido a sua forma côncava que, segundo os designers responsáveis, faz uma alusão ao ato de inspirar o ar antes de soltá-lo.
Mas, como dito anteriormente, tudo tem seu preço e para conseguir esse aspecto fino e elegante os engenheiros tiveram que retirar a fonte de energia de dentro da carcaça, o que resultou em um corpo estranho e grande ligado ao console. Nada que não dê para esconder facilmente atrás de algum móvel.
Além disso, os designers elaboraram um sistema onde o usuário pode personalizar a parte frontal do seu Xbox 360, destacando a frente padrão e trocando por outras de estampas variadas. Isso não influencia em nada na jogabilidade, mas é um adicional interessante para o visual do console. E como não poderia ser diferente, o controle do Xbox 360 é extremamente confortável, leve e acessível. Com certeza um dos melhores controles do mercado (senão o melhor) e que já está sendo vendido nos EUA para usuários de PCs.
Xbox Live, para jogos online grátis ou por assinatura
Os usuários que comprarem o Xbox 360 (nos países onde ele for distribuído oficialmente) e possuírem uma conexão banda larga conectada ao console poderão desfrutar sem complicações do sistema online Xbox Live (que já existia para os usuários do Xbox, mas que agora foi aperfeiçoada para suportar a nova leva de usuários do Xbox 360). É grátis e o jogador poderá instantaneamente, após alguns procedimentos simples, ter acesso ao Marketplace, uma espécie de loja virtual onde poderá também comprar conteúdo e pacotes de expansão para seus games, além de poder checar mensagens.
Logicamente a Microsoft também oferece um pacote chamado especial da Xbox Live, onde o usuário além de todos os benefícios descritos acima poderá jogar e enfrentar outros jogadores espalhados pelo mundo inteiro em torneios e campeonatos dos seus games preferidos. Com isso a empresa consegue um lucro fixo, já que o serviço é cobrado anualmente, e não depende somente das vendas de consoles e jogos para gerar lucros.
Um dos pontos chaves da Xbox Live é ser totalmente integrada ao sistema operacional do console, de modo que o usuário sempre esteja conectado para acessar mensagens, conversar com os amigos e participar de torneios de forma muito intuitiva. Neste ponto a Microsoft faz a diferença atualmente na indústria de games, ao oferecer uma tecnologia que os outros concorrentes ainda não atingiram.
Mas com toda essa tecnologia integrada não pude evitar em indagar Milton Beck sobre o potencial de vendas e propagandas que o Xbox 360 possui.
Seria possível a Microsoft utilizar–se do banco de dados com os perfis dos jogadores para fins comerciais? Seria possível eu estar jogando meu game e sem mais nem menos aparecer uma propaganda de algum produto ou jogo na minha TV? Beck respondeu rapidamente que a Microsoft tem um controle muito rígido das informações de seus clientes e que nunca faria nada que agredisse o jogador, mas concordou que o Xbox 360 tem esse potencial, capaz de ser abordado e utilizado de formas bem diferentes e não ofensivas. Será que uma nova mídia está surgindo? É esperar para ver!
Planos da Microsoft para o futuro
O lançamento do Xbox 360 não é o único evento importante para a Microsoft neste ano de 2005 e para o ano de 2006. Já em fase beta, o Windows Live é a grande aposta da empresa para os próximos meses, afirma Beck. Este novo sistema traz o conceito de integrar diversas ferramentas na web, para que o usuário possa acessá–las aonde quer que esteja, sem necessidade de um disco rígido. Iremos publicar artigos mais completos e específicos nas próximas semanas. Até lá. [Webinsider]
Guilherme Bova
Guilherme Bova (grb@port.folios.nom.br) é designer da agência Tritone e integrante do grupo responsável pelo projeto Portfolio?s