Gostaria de fazer alguns comentários sobre a coluna do Ricardo Bánffy (Ubuntu é oportunidade imperdível).
Há muito tempo eu buscava uma opção open source para o meu dia–a–dia e sempre me vi perdido entre as diferentes distribuições e, obviamente, seus árduos defensores.
Como sempre leio Webinsider, parei no seu artigo. Li, reli e falei: é esse. Fiquei na dúvida se eu deveria adquirir outro HD para o sistema, pois minha idéia era manter meu computador pessoal em sistema dual–boot, pois, infelizmente, não dá para abrir mão totalmente do Windows. Ainda.
A grana curta foi adiando a minha vontade, até q eu pensei em usar uns 10GB do meu HD para a tarefa. Mas daí eu teria que formatar, reinstalar Windows etc…
Pesquisei em fóruns e soube da possibilidade de o próprio Ubuntu servir como particionador do HD, sem a necessidade de desinstalar/reinstalar o Windows…
Fiz meus backups, criei coragem e bootei pelo CD… Fácil, fácil, fácil… Em menos de uma hora eu tinha um computador funcionando perfeitamente com Windows XP e Ubuntu, ambos instalados e funcionando no mesmo HD, cujo espaço livre foi perfeitamente particionado pelo Ubuntu e dividido, sem problemas nem perda de dados, entre os dois sistemas operacionais.
Mais um pouco e configurei internet, impressora… Quase tão simples quanto as configurações do Windows. Por isso, como eu segui seu conselho em seu artigo, sobre o download do Ubuntu, estou aqui para registrar minha experiência como feliz usuário do sistema open source.
Ainda estou penando com alguns itens, como o mp3 player (já tentei o gstreamer, mas não baixa por nada, mesmo eu tendo liberado o acesso ao Universe – aliás, se você tiver alguma dica ou conhecer algum site bacana…) e o compartilhamento do acesso à internet em rede… Mesmo assim, foi paixão à primeira vista pelo Ubuntu. Muito obrigado pela dica! Abraço! [Webinsider]
Jony Favaro
<strong>Jony Favaro</strong> é analista de webmarketing e inovação e atua no site <a href="http://www.spturis.com/" rel="externo">Cidade de São Paulo</a></strong>
5 respostas
Estou impressionada com a qauntidade de usuarios satisfeitos do Umbuntu e estou decidida a sair do Window$ de vez. Gostaria de dicas mais precisas ou de sites que ensinem melhor como funciona o partilhamento de Hd que o Umbuntu faz com o Window$. Ja ouvi que ha perigo de que algumas versoes do Linux usem a parte na qual algunas arquivos do Windows estao, apagando-os completamente. Gostaria de saber se com o Umbuntu ha esse perigo.
Enfim, qualquer conhecimento e bem-vindo.
obrigada pela atencao!
Instalei o UBUNTU 6.06 no meu PC, deixei ele com cara do vista! ADOREI!! Só tem um problema! É que a melhor forma de instalar programas nele é pela internet. Só que estou sem internet em casa, então que faço: baixo os programas pela empresa, gravo no pendrive e tento instalar em casa só que não consigo instalar nada! Só consegui instalar até agora o PICASSA sem problema! É que baixo o arquivo ex: XARA (programa vetorial) e quando tento instalar ele começa mais depois tenta pegar mais coisas na internet e não consegue porque não tenho interne em casa! onde consigo pegar tudo que preciso para que não ocorra mais isso e salvar tudo no pendrive? Como saberei que tenho tudos pacotes na mão? Gostaria muito de instalar alguns programas no meu UBUNTU:
1º-XARA Extreme
2º-MPlayer
3º-Acrobat
Alguem poderia me enviar por email? a resposta ou até mesmo os arquivos?
É só isso que tá pegando para que eu possa deixar de vez o Windows!!!!!!
Me ajudem!!
Valeu!
Poxa, tb estava me enrolando para testar o ubuntu, principalmente por ter de fazer o download de 700mb. Mas ontem resolvi fazer, e em menos de 3 horas o arquivo estava aqui. Gravei o cd, bootei pelo liveCD, e estou feliz da vida dando meus primeiros passos nessa maravilha.. muito bom mesmo, até agora não precisei configurar nada, nada mesmo.. legitimo plug & play. 🙂
Depoimento feliz x)
Ai Jony, instalal o Automatix no seu Ubuntu que ele instala automaticamente as bibliotecas necessarias para tocar mp3, wmv, codecs dos vídeos mais utilizados, DivX, Flash Player no Firefox e outras cositas mais.
A URL é: http://www.automatix.com.br