Brasil, 2006. Provavelmente em nenhum outro lugar do mundo a internet tem tantas perspectivas de crescimento como em nosso país. Se em 2005 o Brasil bateu diversos recordes online, em 2006 esses números têm tudo para crescer. São muitos os motivos para acreditar nesse crescimento – alguns deles serão apresentados neste artigo.
O primeiro e principal motivo é que 2006 é ano de Copa e de eleições, em que historicamente os números de uso da internet apresentam grande crescimento. Este ano também haverá uma série de shows importantes no Brasil, como U2 e Rolling Stones. Além dos visitantes, que vão acessar a web para ficar por dentro de cada detalhe desses eventos, temos também a demanda de trabalhos que eles vão gerar: que empresa não quer criar alguma ação ligada a futebol? E que candidato pode desprezar o poder da internet para divulgar suas idéias?
O segundo motivo está ligado às novas tecnologias. Em 2006 deve continuar a migração do acesso dial–up para o acesso banda larga. Essa migração deve ser reforçada pela mudança da tarifação de pulsos para minutos, que pode deixar o acesso dial–up muito mais caro. Também estão sendo disponibilizados pacotes de banda larga com velocidades cada vez maiores, e mais banda representa mais navegação. Vale prestar atenção também nos dispositivos móveis (celulares e palms), que ainda não desenvolveram todo o seu potencial, mas estão prestes a fazê–lo. Se por um lado o Brasil é campeão em uso da internet, por outro está bem atrasado no uso de todas as funcionalidades que os celulares oferecem.
O terceiro motivo é o cenário de consolidação e crescimento da internet, não só no Brasil como no mundo, e a sua aceitação cada vez maior como uma nova mídia e um novo canal de relacionamento com os clientes. Para as agências, ter uma área web já se tornou uma obrigação: as que já têm experiência estão investindo ainda mais. Outras estão investindo pela primeira vez ou investindo novamente depois de tentativas e erros.
E já que o artigo falou em Copa, precisa falar também dos craques. O Brasil é uma fonte de craques em internet e, assim como no futebol, muitos profissionais deixaram o país. No lugar deles, estão aparecendo profissionais tão competentes quanto os que foram embora, mas que pelo tamanho restrito do mercado não tinham a oportunidade de aparecer. Já existem muitos profissionais dando um novo ânimo ao mercado. Cada vez mais a área online está se profissionalizando, mesmo longe do ideal.
Um artigo otimista demais? Pode até ser, mas se tem um ano em que a internet pode parar de bater na trave e alcançar seu objetivo é 2006. Você é quem decide o que quer: apenas competir ou jogar para ser campeão?
[Webinsider]