Quando o gerenciador de conteúdo joga contra

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Qualquer profissional de web conhece ao menos uma dúzia de histórias de guerra, vividas durante a implantação de algum sistema de gerenciamento de conteúdo.

Algumas delas tiveram finais triste para a equipe que mantinha um portal feminino, que após meses de implantação e milhares de dólares investidos, ainda precisava de 30 cliques para conseguir publicar conteúdo. Para o usuário final esta mesma matéria estava, no máximo, a três cliques de distância.

A intenção não é avaliar se três cliques é muito ou pouco, mas ressaltar que os 30 cliques com certeza geravam um belo impacto na produtividade da equipe do portal.

Afetava também a auto–estima dos redatores, que sentiam um desperdício de tempo a realização de trabalho tão repetitivo. Quando as inovações planejadas demoram muito a acontecer e a equipe não consegue publicar como deseja, fica abalada a motivação necessária para fazer do portal um grande sucesso.

Estas são algumas razões pelas quais um portal web, corporativo ou não, também pode falhar. Sempre pensamos no usuário final, na usabilidade, tendo em vista a pessoa que vai em busca da informação e que é ou será nosso cliente. Mas e os usuários internos, que produzem o conteúdo, são menos importantes? Não, pelo contrário, são as peças–chaves para que tudo dê certo.

A implantação de sistemas de gerenciamento de conteúdo tem vários objetivos, entre eles dois intimamente ligados com a usabilidade da área de publicação: agilizar a produção de conteúdo e permitir reutilização do conteúdo.

Se o sistema não for fácil de usar, se tiver um caminho de publicação difícil de se aprender, se o usuário tiver que realizar manobras para conseguir publicar determinados tipos de informação ou até mesmo mudar a lógica de que está acostumado a trabalhar para conseguir atualizar o portal, esqueça.

Estes objetivos nunca serão atingidos. Ou pior: podem trazer um custo muito maior através da rotatividade de pessoal, da perda de credibilidade da tecnologia e do sistema e, algumas vezes, até o cancelamento do projeto.

Os produtores de conteúdo devem se sentir confortáveis para trabalhar com o novo sistema da mesma maneira como buscam conforto na utilização de demais softwares, sites e portais. Da mesma forma como o site teve sua arquitetura da informação planejada como os usuários finais necessitam, a área de publicação do sistema de gerenciamento de conteúdo deve ser planejada em como os colaboradores e a empresa trabalham.

Não existe solução única e deve ser estudada caso a caso. Por exemplo, em uma empresa o Portal Corporativo (intranet moderna) pode ser organizado internamente em departamentos, em unidades de negócio ou por grupo de produtos. Já um portal de notícias pode ter sua área de publicação organizada por editorias, por publicação ou até mesmo em alguns casos por unidades de negócio.

Resumindo: para implantar um sistema gerenciador de conteúdo não basta conhecer somente o produto (portal, intranet, site, etc) e o público externo. É imprescindível conhecer a equipe interna e a forma como o conteúdo é produzido e as informações chegam até os editores.

A usabilidade interna do sistema de publicação não pode ser deixada para segundo plano e nem sequer esquecida. O sucesso do projeto depende de encarar esta questão como premissa. [Webinsider]

Avatar de Karyn Nassif

Karyn Nassif é empreendedora, consultora e especialista em experiência do usuário.

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8 respostas

  1. Atualmente o mercado conta com várias opções de CMS, o importante é conhecer os principais do para saber se já atende suas necessidades e se realmente precisa de uma NOVA solução. As disponíveis e gratuitas são hoje muito flexíveis e completas. As empresas precisam focar em seus negócios/atividades principais.

  2. É verdade… já passei muito aperto com isso.
    Desenvolvemos um CMS aqui na empresa e focamos muito no usuário. O resultado é que o nosso CMS hoje é super elogiado.. tem interatividade com Twitter e ainda facilita o posicionamento no Google.
    Mas, sem nunca perder o foco no usuário.
    Quem quiser conhecer o Index CMS basta seguir em http://aprimorar.com/produtos_e_servicos/index_cms.
    Abraços!

  3. Olá, sou usuário do Snapbuilding, um gerenciador de conteúdo desenvolvido pela Snapsystems, estou muito satisfeito, com este sistema, pois atualizo de qualquer lugar, não precisa de conhecimentos profundos em design e programação, possui várias funcionalidades, blog, enquete, formulário de contato, newsletter, mapa de localização, enfim, recomendo!

  4. Caros,

    O ponto não é o sistema em si, mas a sua implementação. Não adianta você dar uma Ferrari para quem não sabe dirigir. O importante é montar a melhor solução de acordo com cada usuário e empresa.

  5. Dentre todos os sistemas de gerenciamento testados por nossa empresa, nenhum foi melhor que um sistema PAGO, desenvolvido aqui mesmo em Curitiba.

    Apesar do valor que pode até ser considerado elevado por alguns, o resultado atingido pela empresa Interface1 é simplesmente soberbo, pois além de gerenciamento de conteúdo, o sistema deles é uma poderosa ferramenta de marketing, com newsletter, enquetes, agenda, extranet, etc… quando apresentado ao sistema por um amigo, fiquei simplesmente fissurado e estamos planejando a compra do sistema + site até a metade de 2007.

    Aqui alguns resultados do sistema:

    http://www.rogani.com.br
    http://www.onward.org
    http://www.incepa.com.br
    http://www.arenaonline.com.br

    Entrem em http://www.interface1.com.br/sistemas/ para saber mais. Liguei para lá e este site está ainda em sua primeira versão, assim como o sistema que mês que vem apresenta sua versão 2.0, juntamente com site reformulado.

  6. Que muita gente usa CMS, isto é incontestável, mas qual é o melhor ou pior, só quem deve saber é quem vai usar.
    Existe centenas de CMS diponíveis no mercado, alguns pagos e outros livres. Se a empresa tem alguém responsável para fazer esta gestão do conteúdo cabe a ele escolher qual usar.
    Ao escolher o que a gente usa hoje, foram feitas pesquisas e realizado testes exaustivos por quase 6 meses em 9 CMS. Foram levantados prós e contras e hoje usamos o Joomla!(www.joomlabrasil.org).
    Não que ele seja o melhor, mas como disse anteriormente, é o que melhor nos atende, por diversas razões.

    Para conhecer outros e fazer um teste acesse http://www.cmsmatrix.org

  7. Pessoal,

    gostaria de indicá-los o w3estudio, http://www.w3internet.com.br/w3estudio, definitivamente é um excelente CMS é ideal para o gerenciamento do conteúdo do site da sua empresa, site pessoal e ajuda muito o trabalho dos desenvolvedores que têm a necessidade de desenvolverem sites diversos para seus clientes.

    você pode instalar o w3estudio no seu host (servidor de hospedagem) ou até mesmo no seu computador pessoal e pode exportar o site, sendo facilmente instalado em qualquer servidor de hospedagem, mesmo que não tenha o w3estudio.

    bem!!! vale a pena vocês conhecerem o w3estudio e qualquer dúvida é só postar.

    ah, já ia me esquecendo! você pode participar do programa de parcerias da w3internet e desenvolver Modelos de sites (templates), recursos Extras (Plugins) e ganhar prêmios como MP3 player, iPod, etc.

    visistem:
    http://www.w3internet.com.br

    No mais um abraço a todos

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