Por Guilherme Coelho.
Como vimos no artigo anterior (“Revistas no formato revistas”, veja ao lado), há uma crescente aceitação e interesse por parte do público pelas edições “réplicas” digitais de revistas impressas.
E do outro lado da mesa estão as editores, que também encontram bons motivos para embarcar rapidamente nesse novo modelo de negócio. Alguns deles são:
Redução de custos na produção e na entrega de exemplares; possibilidade de entrega imediata nos lugares mais remotos
Com o processo de produção em papel cada dia mais caro e o alto custo do frete para mercados fora dos grandes centros urbanos, principalmente para o exterior, as edições digitais chegam ao mesmo tempo como um alívio e nova oportunidade de negócio para as editoras.
A entrega imediata com baixo custo para qualquer local do mundo permite melhor atendimento aos leitores, com política de preços diferenciada. O resultado natural deve ser o aumento da circulação.
Recursos multimídia e links com a web para enriquecer matérias e abrir novas possibilidades comerciais
A maioria das plataformas disponíveis para as edições digitais já oferece possibilidade de incluir trechos de áudio, vídeo, animações Flash e transformar todos os endereços web e e–mails em links ativos.
As críticas de um CD/DVD, por exemplo, ou entrevistas com personalidades, podem agora ter trechos de áudio/vídeo inseridos. Infográficos, gráficos e mapas passam a ter recursos de animações.
Anúncios ganham nova perspectiva com filmes publicitários, apresentações interativas e links diretos para websites de e–commerce.
O mercado e os institutos de verificação já definem regras gerais para formato e auditoria de circulação das edições digitais
Com as definições do mercado, as editoras podem carimbar seus números de entregas digitais e somá–los à circulação impressa já existente, gerando a circulação mista (impressa + digital).
Esta nova fatia digital irá não apenas compensar a perda de circulação impressa nos últimos anos, mas irá rapidamente aumentar os números gerais. O aumento da circulação mista auditada e as novas possibilidades de incluir multimídia em publicidade abrem novas oportunidades de negócios para as editoras junto as agências e seus anunciantes. [Webinsider]
Guilherme Coelho
<strong>Guilherme Coelho</strong> (coelho@zeroum.com.br) é sócio da <a href="http://www.zeroum.com.br" rel="externo">ZeroUm Digital</a> e CEO do <a href="http://www.aprex.com.br" rel="externo">Aprex</a>.