Em Pernambuco, mais de 500 jovens estão reunidos para a Olimpíada do Conhecimento, um evento organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para impulsionar o aprendizado de informática e outras áreas técnicas, como webdesign, robótica, telecomunicações, manutenção de redes e sistemas de transporte de informação.
Até o dia 14 de março, são 47 modalidades de provas de conhecimento, com os competidores escolhidos em seletivas no próprio Senai (em vários Estados). Eles estão treinando há seis meses para o evento.
A prova de Tecnologia da Informação, por exemplo, demanda do competidor a aplicação prática de conhecimentos em softwares de escritório, entre outros.
Para a prova de manutenção de redes, a olimpíada avalia a perícia em hardware, implementação de redes em diferentes sistemas operacionais. Somente um aluno é inscrito por prova, com tempo estimado entre 18h e 24h para completar a tarefa.
Ao final, a avaliação é realizada em: planejamento, execução e o resultado final. Além de professores e técnicos do Senai, representantes de empresas também integram a mesa de avaliação. Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento garantem vaga para a competição internacional, a Worldskills. Mais informações em (81) 3251–0666. [Webinsider]
.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.