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Está sendo, para mim, um semestre marcante: em maio, chega às livrarias a edição revista e ampliada de meu livro ‘Webwriting’, pelas mãos da editora Brasport.

A obra estava esgotada há um ano, quando o último dos 3.200 exemplares sumiu das prateleiras, o que me fez prometer a muitos, entre alunos, leitores de minhas colunas e professores de faculdades de Comunicação, que ‘em breve’ a nova edição estaria pronta…

O trabalho demorou, mas valeu a pena: a primeira fornada será anunciada com pompa e circunstância – assim espero! Tarefa cumprida, eu me dedico ao próximo desafio – apoiar a estruturação da UPA Brasil.

UPA é Usability Professionals’ Association (Associação de Profissionais de Usabilidade). Debaixo deste ‘guarda–chuva’, está todo o tipo de profissional relacionado à web – de redatores a arquitetos de informação, de designers a especialistas em acessibilidade, de programadores a (é claro) profissionais ligados a aplicação de testes com usuários de internet.

A ideia de criar a UPA Brasil surgiu no ano passado, e tomou forma no Dia Mundial da Usabilidade, evento com palestras & workshops realizado simultaneamente em vários países, e que teve na USP o epicentro brasileiro, graças ao esforço da professora Lucia Filgueiras, da Escola Politécnica.

E é na UPA Brasil, assim que sua criação assim for sacramentada, que pretendo levantar uma bandeira – a da popularização do conhecimento sobre web. É hora de desmistificar a arquitetura da informação, explicar melhor o que é usabilidade, falar mais sobre webwriting, ressaltar a importância da acessibilidade digital.

A Associação será o fórum perfeito, já que ela pretende congregar, antes de mais nada, toda a ‘gente que faz’ das diversas áreas da web brasileira.

Deste grupo, são os ‘multiplicadores de conhecimento’ que me interessam, aqueles que escrevem artigos, ministram palestras, publicam livros, mantêm blogs.

Os multiplicadores de conhecimento que me interessam são aqueles que escrevem artigos, ministram palestras, publicam livros, mantêm blogs

São estes que servirão de ‘ímã’, não só para a UPA Brasil se tornar uma referência, mas para anunciar que o trabalho para a web está aberto a todos, de estudantes a novos profissionais.

E não seria a hora, após dez anos de web, de começar a lista, então, de quem é esta ‘gente que faz’? Tornar públicos, aos quatro ventos, os livros, sites e blogs dos que trabalham para divulgar o conhecimento web?

Faço aqui minha lista inicial, como quem abre uma janela:

Jornalismo online: Mario Cavalcanti, colunista do Comunique–se, também criou a principal lista sobre o assunto no país, a Jornalistas da Web. Este é ‘o’ cara, mas não deixe de prestar atenção a profissionais como Raphael Perret – que, além de estudar jornalismo online, sabe muito sobre blogs – e Daniela Bertocchi, do Intermezzo, blog colaborativo aonde também escreve gente como Paulo Rebêlo, de Recife. Na área acadêmica, a pedida é o professor gaúcho José Antonio Meira da Rocha. Bibliografia básica? ‘Jornalismo Digital’, de Pollyana Ferrari, e ‘Jornalismo na internet’, de J.B. Pinho.

Gestão de Conteúdo: qual ferramenta escolher? Qual é o melhor publicador? Como administrar o conteúdo? A bíblia brasileira é Gestão de Conteúdo, de Eduardo Lapa, mas não deixe de ler artigos de Daniel Aisenberg no site IntranetPortal (do competente Ricardo Saldanha) para aprender a pilotar seu conteúdo sem problemas.

Arquitetura da Informação: não perca de vista Guilhermo Reis e seu Guilhermo.com, o brasiliense Gustavo Moura, do Gmoura.com, a carioca Renata Zilse e João Pereira, o mago da AI na produtora Addcomm. Ainda que à distância, nos Estados Unidos, há a brasileira Livia Labate, do Livelab.

Marketing: recém lançado, o livro de Paulo Kendzerski, ‘Web Marketing e Comunicação Digital’, é a atual referência, mas fique de olho no trabalho do carioca Nino Carvalho.

Comunidades & Relacionamento: só agora, com o surgimento da Web 2.0, é possível pensar no assunto em larga escala. Se ainda há dúvida em como lidar com comunidades, as melhores explicações estão com René de Paula Jr. em Radinho de Pilha, e se a questão é como pensar comunicação nestes ambientes, o nome é Vicente Tardin, “mestre”da Comunicação Digital e editor do Webinsider.

Mas se Web 2.0 ainda tem ares de sânscrito, a pessoa certa é Márcio Tristão, que começa a destrinchar o assunto em seu site, o Mtristao.com.br.

Audiovisual: há um norte no país sobre o tema – neste momento em que TV digital e ipod vídeo não saem da mídia –, e este é Marcello Póvoa, autor da obra visionária ‘Anatomia da Internet’ e colunista do Webinsider.

Gestão do Conhecimento: ninguém sabe mais que José Cláudio Terra, autor de quatro livros sobre o assunto. Seu site, o TerraForum, é um baú de tesouros.

Usabilidade: há dois nomes de destaque – Felipe Memória, autor do ótimo ‘Design para a Internet’, e Frederick van Amstel, que mantém o essencial Usabilidoido.

Acessibilidade Digital: para um assunto tão urgente e ainda pouco discutido, nada melhor que ouvir o que tem a dizer o professor Bechara, da iLearn, e Horácio Soares, do Internativa.

Direito Digital: Patrícia Peck publica artigos imperdíveis em seu site, o Patriciapeck, e com isso torna o tema um pouco menos complexo.

Se eu esqueci algum assunto, ou alguém? Claro que sim. Não deixe de dar seu retorno, portanto. Pretendo continuar a lista em meu blog, o Cebola, e tornarei a comentar sobre o surgimento da UPA Brasil em uma das próximas colunas.

Em tempo: ainda não há site da Associação – por motivos óbvios –, mas vale checar o site criado para o Dia Mundial da Usabilidade do ano passado. [Webinsider]

Avatar de Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues (bruno-rodrigues@uol.com.br) é autor do livro 'Webwriting' e de 'Cartilha de Redação Web', padrão brasileiro de redação online'.

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2 respostas

  1. Parabéns pelo ótimo artigo Bruno!
    Excelentes as referências postadas. Já foram para os favoritos!
    Tenho muito interesse na implantação da UPA Brasil e coloco-me à disposição desde já para sua disseminação e implantação aqui na Bahia. Estou disposto a contribuir com o que puder. Com quem devo falar?
    Um abraço

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