Revistas na tela: leitura convencional com interatividade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Como já foi dito em matérias anteriores sobre o assunto (veja ao lado), as publicações digitais apresentam uma série de benefícios para as editoras de revistas, como redução de custos, possibilidade de entrega imediata e recursos multimídia para enriquecer o conteúdo.

Porém, é necessário também avaliar as vantagens dos diferentes modelos de revista digital para os usuários, que têm se interessado cada vez mais pela leitura interativa possibilitada pela ferramenta.

As publicações digitais acabam com o problema da leitura pela web, geralmente cansativa e maçante. Páginas muito extensas e arquivos em PDF podem não transmitir a mensagem que as empresas querem passar.

Através dessas revistas digitais, o usuário mantém o modo de leitura com o qual está acostumado, e tem a possibilidade de trocar de página como uma revista convencional, com a vantagem de poder redimensioná–la de acordo com sua preferência.

Além disso, os recursos multimídia possibilitam uma integração muito maior do leitor com a publicação. Significam também uma considerável economia de tempo, já que certos conteúdos podem ser acessados na hora através de links. Os recursos tornam as informações muito mais atrativas, com imagens e som.

No Brasil, diversas empresas desenvolveram diferentes formatos de revista digital. Conheça alguns programas e suas particularidades:

Digital Pages. Desenvolvido pela Future Way, oferece possibilidade de zoom, sistema de busca em publicações atuais ou acervos. Também apresenta relatório de monitoramento de acessos, com informações sobre páginas mais acessadas e anúncios lidos.

NeoReader. Desenvolvido pela Neotix, apresenta o zoom inteligente, onde cada página é dividida em pedaços e apenas os quadrantes que estão sendo visualizados são carregados, não sobrecarregando a conexão. Pode ser acessado de qualquer lugar, pois fica hospedado no servidor. Oferece dados estatísticos de acesso.

Tinta Digital. Desenvolvido pela IdeaValley, não exige instalação de nenhum programa e oferece sistema de busca dentro das publicações e edições anteriores. É possível mensurar, também, o comportamento dos leitores, com relatório das páginas mais lidas, anúncios vistos, etc.

Zinio. Desenvolvida pela Zinio, a revista digital exige download e tem a vantagem de ser armazenada no computador do usuário, possibilitando a leitura offline. Oferece pesquisa dentro da publicação por palavra–chave. Além disso, a revista pode ser facilmente compartilhada por e–mail.

Com tantas vantagens para ambas as partes – leitores e editoras – é bem provável que, em pouco tempo, grande parte das publicações esteja disponível em versão revista digital. Pensando um pouco mais à frente, existe a hipótese de algumas publicações deixarem de ser impressas e passarem a se tornar somente digitais. [Webinsider]

Avatar de Mariana Baldin

<strong>Mariana Baldin</strong> (mariana@neotix.com.br) é assessora de imprensa e editora na agência <strong><a href="http://www.neotix.com.br" rel="externo">Neotix</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. A dez anos atrás quando tive minha primeira experiência com a internet enviando mensagens, vi em minha mente uma revista eletronica, exatamente como as que existem hoje, com todas as suas possibilidades.
    Essa meta ja alcansamos. presisamos explorar agora o telecosmo. Isso não é nada diante do que está por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *