10 motivos para não esperar o IE 7

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você gosta de janelas pop–up? Poder acabar com elas é só uma das dez qualidades mais marcantes desse navegador multiplataforma. Vamos conhecer o que ele tem de melhor.

1. O motivo mais óbvio. Para que esperar o Internet Explorer 7 se a maioria do que ele promete como novidade já existe há um bom tempo no Firefox? Usuários conscientes do mundo, paremos de usar o que a Microsoft copia e passemos a usar softwares e aplicativos no seu estado original e de quem os criou em primeiro lugar. Por que esperar pela cópia se o original já está disponível?

2. Nada mais de pop–ups. Simples assim, você determina que não quer ver janelas pop–up e pronto, elas não aparecem mais de jeito nenhum. É fantástico. Não sei mais o que é isso e quando uso o IE no computador de alguém fico surpreso de ver esse fenômeno que para mim já está extinto há mais de um ano. O inconveniente é que alguns sites usam esse recurso quando clicamos num determinado link ou botão. Mas aí é fácil também. O Firefox avisa sempre que uma janela é bloqueada, te dando a opção de abri–la.

3. Navegação por abas. É uma completa mudança de paradigmas. Não sei mais viver sem isso. Imagine você não precisar abrir milhares de janelas do Internet Explorer e ter que ficar a base do Alt+Tab para encontrar o que você está querendo. No Firefox você abre uma só janela e vai abrindo as novas páginas em abas. Há duas formas de fazer isso. Clicar com o botão direito num link e clicar em “Abrir em nova aba”. Outra opção é configurar o navegar para fazer isso sempre automaticamente (Ferramentas, Opções, Abas, Em nova aba da janela mais recente).

Dica: experimente navegar na Wikipedia assim por abas. Vai adorar! Nada de esquecer ou perder de vista aquele primeiro artigo que deu origem a milhares de outros artigos que apareceram nos links do artigo original.

Outra dica: caso queira mover as abas, pode fazer isso colocando o que mais te interessa em ordem crescente.

4. Firefox é um navegador multiplataforma. A primeira vista para os usuários de Windows e somente Windows isso não tem a menor importância. Mas para usuários Linux e Mac isso é ótimo. Eu, por exemplo, uso o Firefox em casa no meu Mac e no trabalho no Windows. Aproveito todo que ele tem de melhor em qualquer dos dois sistemas.

5. Busque direto da janela do navegador. Você ainda digita www.google.com.br para entrar na página do Google e só depois fazer sua pesquisa? Que trabalheira! O Firefox tem um caixa de texto no canto superior direito da janela onde está por padrão o ícone “G” do Google. Nessa caixa de texto você digita a palavra ou termo procurado e pronto, aparece a página do Google já com a busca. E o melhor de tudo, você pode pesquisar no Google, Yahoo e um monte de outras coisas. Eu tenho, por exemplo, o Yahoo, o Submarino, as lojas Americanas, a Wikipedia o LinkedIn, Mercado Livre e até o Gmail. Isso mesmo. Escolha o Gmail e coloque ali sua busca. Ele abrirá as mensagens da sua conta do Gmail já com o resultado da busca. Vários desses sistemas de busca não estão lá por padrão, você terá que adicionar. Viste o site do Firefox e inclua as novidades.

6. Extensões. E já que estamos falando em novos recursos, o Firefox também é excelente nisso. Milhares de extensões, como são chamadas. Se preferir, extensions, em inglês. A caixa de texto do buscador é só uma mostra do que o Firefox pode fazer por você. Existem centenas de extensões criadas por diversos usuários. Veja você mesmo. Elas variam de coisas inúteis e inimagináveis para recursos extremamente úteis. Vale a pena conferir se você for um usuário interessado em recursos.

7. 10% do mercado. O Firefox já atingiu a marca de 10% dos navegadores usados na web. Parece algo sem a menor relevância, mas não é. Isso garante que mais e mais empresas estarão preocupadas em desenvolver suas páginas de forma que funcionem bem no FireFox também. Ou seja, pode mudar tranquilamente, pois quanto mais pessoas mudarem, mais os desenvolvedores de páginas estarão preocupados em testar tudo no Firefox antes de disponibilizarem para o público um novo site. E se um site não funciona direito, faça como eu e muitos usuários. Escreva para o site reclamando! Reclame! O Firefox segue os padrões da W3C, portanto, tudo que for escrito de forma correta funciona nele.

8. Integração. Já que o Google está dominando o mundo é importante que tenhamos um navegador que entenda e converse bem com os donos do mundo. Brincadeiras à parte, o Google dá especial atenção à integração com browsers. Bem diferente da Microsoft (por razões óbvias) e do Yahoo, que têm mostrado problemas de incompatibilidade com o Firefox. Tente assinar o novo Hotmail do Windows Live, por exemplo. Não vai conseguir clicar no botão que te leva para a página da nova interface. Não sei se já foi corrigido pela Microsoft, mas tenho cá minhas dúvidas de que tenha sido.

9. Personalizar aparência. Você gosta de personalizar suas janelas? No Firefox você pode fazer isso. Eu particularmente gosto da simplicidade da janela original, mas, se você preferir, poder dar um toque especial. No site do navegador encontrará diversas opções de skins.

10. Take back the web. Para os mais antigos, o Firefox lembra o Netscape no início da web. Foi especial ter vivido aquilo. E antes mesmo do Netscape houve o Mosaic, que era simples, bem simples. Nestes dois navegadores que comecei minhas experiências de navegação e criação de páginas web. É bem como diz o slogan do Firefox: Take back the web. [Webinsider]

…………………………………………………

Clique para ouvir o podcast do Vladimir sobre este assunto

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

16 respostas

  1. Instalei o IE7 no meu pc,estou começando a me arrepender,pois não consigo mais abrir determinadas páginas que abria usando o IE6.Agora instalei o FF que funciona perfeitamente. QUE PORCARIA ESSE IE7 EM!!!!!!!!!!!

  2. A utilização do FireFox é mais ideológica do que lógica. Como dito anteriormente abas, pop-ups,… já são superadas a muito tempo (antes mesmo do firefox com plug-ins ou paginadores que utilizam a tecnologia do IE (que mesmo os Xiitas devem dar o braço a torcer que é a melhor). Eu partucularmente uso o Maxthon, que possui mais recursos que o firefox e não intala o maldito Java da SUN. Desta forma tenho 100% de compatibilidade com performance.

  3. nda de firefox nem IE7 aki eu uso 2
    o K-Meleon
    q eh 3x + rapido q o firefox
    e o Opera
    q tm 1000 funçoes a + q o firebosta
    !!!!!!!!!

  4. IE bom !! Onde ? Quando ? Se fosse bom não perdia mercado. Não teria tanta gente reclamando. Como foi dito o problema é de quem desenvolveu a página. Se o FF ganhar espaço os desenvolvedores de páginas serão obrigados a fazer suas páginas compatíveis com o IE, o FF, Ópera, etc.. ou seja atendendo a todo o mercado. Chega de monopólio. Monopólio burro por sinal. Me digam uma coisa. Se alguém compra um televisão, geladeira, DVD, qualquer produto que tenha garantia e venha com defeito, quem não reclama ? Quem não exige seus direitos ? Quem não exige o conserto, troca do produto e/ou devolução do dinheiro, muitas vezes com correção por propaganda enganosa ou sentir-se prejudicado ? Porque ninguém faz isto com a Microsoft ? A Microsoft vende um produto enganoso, pois, é defeituoso de nascença. Acho que deveria ser grátis assim como o Linux, pois, ele não tem nada que mereça custar o que custa e eles cobrarem pelo suporte.
    Não estou aqui desmerecendo o produto, mas, sim questionando a venda de um produto que não é perfeito, assim, como questionando porque tem gente que duvida da qualidade do linux que é grátis, e não deixa nada a desejar ao Windows.
    Se o Linux não é bom, pelo menos nada é cobrado para utilizá-lo, enquanto o Windows não é esta maravilha e ainda temos que pagar.
    Acho que até por este motivo tanta gente pirateia o Windows, por ser cobrado. O Linux ninguém pirateia ele é livre e se fosse tão ruim como o FF não estaria ganhando mercado.
    Acho que muita gente precisa rever seus conceitos.

  5. Pingback: Techbits
  6. Não utilizo o IE nem para testar compatibilidade!
    Para isso existe a extensão IE Tab e a IE View.
    Problemas com Flash? Não! Problemas com o designer!

  7. Aqui trabalhar com flash nem da pau, uso firefox a 2 anos também, e sobre a nova interface do hotmail, ja está totalmente acessível no firefox

  8. O Firefox é perfeito. Eu utilizo ele a mais de 2 anos e nunca tive problemas com ele, a não ser quando o Ruindows da pau…ai o problema é geral e não no browser. Além de ser um ótimo browser, ele é free, coisa que o IE não é…só essa vantagem já seria o bastante, mas se alia a todos os outros beneficios que ja foram citados….mas quem gosta de gastar grana continuem a vontade…

  9. O Opera é superior a todos -juntos-, mas o Firefox é excelente como ferramenta de desenvolvimento web, por causa das extenções e dos recursos nativos de apoio.

    Tenho feito todos os esforços para divulgar o FF e aproveito para o instalar em novos e velhos pcs.

    Abraços

  10. Achei que aspectos mais importantes de um navegador não foram colocados. Características menores, recursos nem tão novos, preferências pessoais foram ditas, enfim. Especialmente no podcast, foi enfatizado questões, que ao meu ver são puros recursos de usabilidade diferenciadas, com as tão faladas abas… Popups já não são problemas há um bom tempo e não vejo isso como um motivo forte pra usar um navegador que ainda é 90% possivelmente incompativel, em algum nível, com a maioria dos sites atuais, feliz ou infelizmente, dominado pelo IE. Ter buscadores diretos na interface sera uma vantagem, mas penso que é um recurso muito pontual. A própria ferramenta que o Google instala no IE tem alguns recursos interessantes, inclusive esta busca e o bloqueador. Bem, fica meu comentário e sugestão: que se avalie o navegador com um pouco mais de profundidade, tentando eliminar algum pré-conceito ou gostos pessoais sobre plataforma x ou y e atendo-se a questões realmente importantes, itens como segurança, compatibilidade com os padroes eletrônicos de desenvolvimento de paginas, velocidade, amabilidade da interface, enfim, buscando avaliações mais consistentes para ambos os lados. ps. Sou leigo nessa área, mas também usei Netscape (e Yahoo). Lamentei quando via o IE dominando o mercado, sem merecimento, mas se um sistema é tão bom, por que será que ele deveria ser tão facilmente substituido?

  11. O Firefox funciona muito bem no Windows (desde que o Windows rode direito) e comigop nunca deu problemas.
    Não uso mais o IEca, e soh abro ele quando vou testar meus sites em compatibilidade.
    Realmente, se depender de mim, o Firefox vai sair dos 10% e tomar a frente!

  12. Na minha opiniao e melhor o Avant… pq o FireFox no sistema windows… e muito instavel… e so roda perfeitamente no linux

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *