Buscas avançam com resultados sob novos critérios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Depois de lançar e–mail, chat, sites de notícias, página personalizada e outros brinquedos, o Google lançou agora quatro novidades para lembrar as pessoas que o que tem de melhor ainda é a busca. Vamos ver quais são essas elas.

Google Co-op. É mais um jeito do Google aproveitar a inteligência coletiva para melhorar sua busca.

Funciona assim: um colaborador (qualquer pessoa ou organização) pode adicionar links e classificar estes links. Qualquer pessoa pode “assinar” esse colaborador. Então quando a pessoa fizer uma busca, os resultados do colaborador aparecerão primeiro.

Por exemplo, se o Webinsider fizesse um profile no Google Coop, e você assinasse esse profile, toda vez que você buscasse web 2.0, por exemplo, no Google, apareceriam primeiro alguns links sobre web 2.0 do Webinsider, depois os resultados do Google.

Detalhe: ao contrário do que o Google diz, não é nada fácil aprender a mexer neste treco e criar o xml feed que é preciso para colaborar.

Google Desktop 4. Melhorias na ferramenta que já era muito boa para procurar arquivos no seu computador. Agora ela tem vários gadgets interessantes como tocadores de mídia, relógios, agregadores de notícia e um que mostra seus compromissos do Google Calendar.

Google Notebook. Parece ser um competidor dos “social bookmarkers” (sites que guardam seus links favoritos e compartilham com os amigos, como o del.icio.us e o blogmarks. Este produto ainda não foi lançado, está prometido para a próxima semana, mas eu encontrei algumas telas que explicam como este programa funciona melhor do que a minha descrição.

A idéia aqui é ajudar você a guardar aquilo que encontra na web (e no Google) para encontrar depois e compartilhar isso com seus amigos. É uma iniciativa interessante, porque hoje em dia dependendo do assunto, eu não sei se busco no Google ou no del.icio.us. O primeiro robotizado, o segundo feito pelas pessoas.

Google Trends. Talvez seja a novidade mais interessante. Antes já havia o Google Zeitgeist, que mostrava o que as pessoas mais buscaram em determinado ano e lugar.

Agora, com o Google Trends você fazer uma busca e ver o quão popular aquela palavra chave é. Veja por exemplo, esta comparação entre a popularidade de Lula, Alckmin e Garotinho no Brasil em 2006. Dá para ver como aumentaram as buscas por Alckmin justamente em março, quando o PSDB o confirmou como candidato. A idéia é essa, você pode escarafunchar o banco de dados do google e utilizar essas informações.

Aproveitando a deixa, vamos fazer uma brincadeira? Faça uma pesquisa interessante no Google Trends, como essa por exemplo (o amor ainda está ganhando), ou essa (as loiras ganham, mas a briga é boa). [Webinsider]

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Estou tentando entrar em contato com vocês á algumas semanas e não tenho retorno. Preciso limpar o meu nome o mais rápido possível. Aguardo resposta através demeu e-mail.

  2. A cpflimpo.org
    Organizaçao de apoio ao credito, ajuda a consumidores endividados a sairem do SPC e Serasa, mesmo os que nao possuem recursos financeiros para quitar as dividas de imediato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *