A propaganda sempre teve muitos casos de “coincidências” – campanhas com mesma idéia, mesmo texto, mesmo conceito ou mesma imagem. Este ano, porém, o número de casos está altíssimo, e chegou também à web. Tirando aqueles casos em que a cópia é proposital e descarada, por que estão acontecendo tantas concidências?
O primeiro motivo é a facilidade de acesso à informação: a internet permite que as campanhas sejam conhecidas com rapidez e em locais além da praça de veiculação. Basta entrar no site de qualquer agência ou de publicações especializadas em propaganda e você pode ver tudo o que tem sido feito de melhor no mundo todo.
Se antes era preciso esperar um anuário, hoje é possível ter acesso a campanhas recém–lançadas. E você nem precisa se esforçar: quantos filmes, anúncios e sites premiados você já recebeu por e–mail?
O segundo motivo é o número de mensagens cada vez maior. Com mais mensagens sobre um mesmo tema ou produto, a probabilidade de duas ou mais pessoas terem idéias parecidas aumenta bastante. No dia–a–dia de trabalho, basta ver quantas idéias você tem, mas que já foram feitas por alguém. O número maior de mensagens também esgota alguns recursos – por mais que você seja criativo, é cada vez mais difícil ser diferente. Veja, por exemplo, quantos filmes com mensagens de auto–ajuda foram feitos depois do Filtro Solar.
O último motivo, e mais importante, é a fonte de referência dos publicitários. Passando cada dia mais tempo nos escritórios, fica difícil buscar novas referências, o que faz com que as fontes de inspiração se tornem cada vez mais parecidas.
Se você não tem tempo para sair, é muito provável que sua inspiração saia de um anuário ou da internet. O problema é que outras pessoas que não têm tempo podem usar as mesmas fontes de inspiração – o resultado disso é que os trabalhos podem se tornar muito parecidos.
A propaganda vive do novo: as agências se vendem dizendo que seus trabalhos são inovadores e seu emprego, inclusive, depende de propor coisas novas. Por isso, busque novas fontes de inspiração: um almoço fora do escritório, uma viagem, uma sessão de cinema.
As grandes inovações podem estar em pequenos detalhes – seja do seu dia–a–dia ou até um detalhe de algo que já foi feito antes, mas em um ângulo que não foi explorado. E, para evitar problemas, use a própria internet para verificar se existe alguma idéia parecida com a sua. É muito bom ser copiado, mas é uma situação muito embaraçosa quando você é acusado, mesmo sem querer, de fazer algo que já foi feito. [Webinsider]