A primeira vez que ouvi falar em blog corporativo estranhei muito.
Como assim, blog e empresa? Uma coisa não combina com a outra, eu pensei. Blogs são espontâneos, rápidos, emotivos. Gostam de comentários e os publicam. A comunicação das empresas é o oposto disso.
No blog você publica em minutos. Nas empresas é preciso obter a aprovação de várias pessoas antes de publicar qualquer coisa. Sendo assim, blogs e empresas não combinam.
Eu estava errado.
As empresas podem ter suas manias e defeitos, mas não são burras. Estão prontas para rever conceitos diante de uma boa oportunidade. O blog é uma ferramenta maravilhosa de comunicação – então vamos agilizar isso e não perder esta chance, é o que parecem pensar.
É mais ou menos o que acontece agora. O assunto voltou à lembrança porque acabou de bater aqui um press release dando conta de que o blog do Jonathan agora é publicado em 10 idiomas.
Jonathan é o presidente e CEO da Sun Microsystems.
Lá está ele sorridente, de terno e rabo de cavalo, praticando sua comunicação mais direta com os leitores – jornalistas, clientes, parceiros, acionistas, concorrentes e demais interessados no que ele tem a dizer sobre negócios e tecnologia. O texto de Jonathan mostra serviço, levanta discussões e transmite a impressão de que dirige uma empresa ágil, inteligente e laboriosa. Legal.
Assim como o de Jonathan, há blogs corporativos brasileiros já funcionando. Você conhece algum? Comente aqui e divida…
Há também outros sendo preparados. Será que vão pegar? Conseguirão atrair leitores? Acredito que sim, se forem bem feitos e sempre cuidadosos, para que não se tornem instrumentos de propaganda muito óbvios.
Mas como pode o Jonathan abrir a boca e falar em 10 idiomas? Só na Torre de Babel, como na cena bíblica. É preciso uma equipe bem organizada para fazer isso funcionar. Mas blog não é de quem escreve?
Sim, blogs corporativos têm ghost writers por trás. Mas se isso for muito evidente, talvez o público não compre a idéia. [Webinsider]
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Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
7 respostas
Boa dica a do blog da Locaweb.
Interessante também o é o blog sobre Métricas, escrito pelos analistas da Predicta.
http://blogs.predicta.com.br/namedida/
[]s do
Vicente
O blog da Locaweb é um blog interessante, sobre a empresa, novos serviços beta test e informações gerais.
vale a pena conferir 🙂
nada pessoas estrangeiro com esconferijos nomear principal verdadeiro TARDIN
Rui, realmente, ficou bem legal o artigo.
Os blogs corporativos seguem a mudança estratégica que as empresas estão seguindo, colocando como foco os clientes. Claro, para isso é necessário interagir com todos os públicos.
Por outro lado, acho que usar só o blog é uma solução capenga, ou seja, não fecha o círculo da visão estratégica. Na minha opinião, é necessário pensar em soluções completas (como: portais corporativos, comunidades de práticas etc.) e trabalhar de maneira segmentada e personalizada.
Bom… é isso… O comentário tá ficando um pouco extenso (rs).
A informalidade combina cada vez mais com o mundo da internet. Não é pra menos que a Sun tem um blog nada divertido, mas interessante.
Gostei da novidade, Vicente.
Legal esse assunto e o texto, Vicente. Vc deveria escrever mais vezes aqui e não ficar só na edição. Seu texto é muito bom.
Muito bom , Vicente.
Acho super relavante o tema: Meios informais x ambientes corporativos!!!
Os blogs corporativos tem a pretensão de serem informais, mas começam naturalmente a perder essa informalidade absolutamente incompátivel com 99% do mundo business. Oportunidade para os ghost writers.
Acho que um outro a exemplo interessante que começa a chamar a atenção são os vídeos amadores produzidos por profissionais e espalhados na rede com o propósito de fazerem o tal buzz marketing.
Abs,