Marketing viral errado é chato, bobo e impertinente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Se você achar esse artigo interessante, ao final da leitura talvez o compatilhe com outras pessoas que você considera que terão a mesma impressão. Mas certamente você não vai distribuí-lo para toda sua lista no Orkut; seria muita falta de pertinência. Esse é o grande desafio do marketing viral: pertinência.

O marketing viral se apóia na necessidade que nós seres humanos temos de compartilhar informações. A pertinência e a forma como compartilhamos informações com nossos pares e amigos constrói o grau de importância e até de influência de nossas mensagens. Se utilizarmos nosso e-mail com sabedoria, vamos construir um sólido canal de comunicação com nossa audiência; caso contrário o e-mail vai chegar com cheiro de mensagem indesejada e a audiência vai fugir de você.

Afinal de contas, ninguém merece receber com freqüência um e-mail de bom dia com poesia e dizeres compartilhados com outras duzentas pessoas, fotos de baleias sendo caçadas e outras manifestações. No relacionamento entre marcas e consumidores isso não é diferente.

O futuro do marketing viral depende diretamente da pertinência com que é realizado. Não adianta criar uma estratégia voltada só para a quantidade, pois é importante a qualificação das pessoas atingidas. A viralização em si não pode ser levada a sério se não tiver conteúdo. Nem que seja um conteúdo nonsense sobre música para o público teen, por exemplo, mas há a necessidade de ser baseado em algum conteúdo.

Um planejamento consistente é imprescindível para uma campanha de viralização. Antes de a criação abrir o photoshop é preciso descobrir conteúdos pertinentes, definir target e metas para a campanha. O que se espera de uma determinada campanha define o esforço e portanto o investimento que deverá ser empreendido. Os acompanhamentos qualitativos e quantitativos também são importantes durante o processo de viralização.

Dependendo da meta de uma campanha de viralização, deve ser definido investimento em propaganda digital e marketing de buscas, ações combinadas que funcionam para amplificar o efeito da viralização.

Apesar de produzir ótimos resultados, o marketing viral não deve ser confundido com uma ação barata. Apesar do baixo custo de envio, uma operação profissional de marketing viral exige uma estrutura sólida e experiência em planejamento, criação e tecnologia. Resista à tentação de “fazer viralização” só para aproveitar uma base de contatos. Se uma marca decide realizar uma campanha de marketing viral, que o faça com profissionalismo.

O que importa em uma campanha de viralização não é somente quantas pessoas foram viralizadas e em quantos países, mas qual o impacto da mensagem. Há uma linha tênue que divide marketing viral de spam. Cruzar essa linha posiciona a marca como invasiva e chata. Por ser uma forma diferenciada de comunicação, a viralização deve ser realizada com pertinência. Nossas caixas-postais agradecem. [Webinsider]

.

Avatar de Conde Roberto Guarnieri

Conde Roberto Guarniei (roberto.guarnieri@a1.com.br) é o Global Chairman do A1 Group.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

15 respostas

  1. perfeito!!!

    para tudo existe um publico-alvo, marketing viral só funciona se for de enteresse do publico em geral, caso contrario…

    thiago jose domingues
    estagiario
    t-systems

  2. Gostei do texto…

    As pessoas acham que MArketing Viral é simplesmente um videozinho que você joga na internet e pronto. Marketing viral tem de ser estudado, planejado, tudo com muito bom-senso!

    Se o trabalho for levado a sério e feito com profissionalismo com certeza terá bons resultado, exemplo : Chocolate! Biscoito! Carameeeeeeelo! ..rs Mto bom!

    Abraços
    Ju

  3. Caras…
    Tava outro dia navegando kuando me disseram que o Fotolog estava amaldiçoado…fikei curioso e isso tah me prendendo aki no pc ateh agora…

    Pq…diss a maldicaum q vc tem q colocar 6 segredos seus no seu fotolog.com e escolher mais seis pessoas para amaldicoar…

    Pensei…isso eh soh pra pegar besta e pra eles ganharem cada vez mais com exibicao de propaganda..

    Isso vale um artigo…se naum jah tiver =/ !

  4. Particularmente, o que considero muito desagradavel é receber e-mail do tipo forward. Realmente cai na situação mencionada no artigo acima apresentado. Prefiro acreditar que as empresas apostarão na criatividade de suas propagandas dentro dos seus proprios sites. Um trabalho bem produzido atraira comentarios e se tornara conhecido pela qualidade do produto ou serviço atraves da propaganda de boca-em-boca (mantidas pelos messengers 🙂

    Parabens pelo artigo

  5. Ai! ENXER com X?? O comentário nem é digno de consideração, a começar pelo português estonteantemente errado – que ENCHE a paciência! Eu também fico triste, Leo, quando vejo esse tipo de coisa…
    Quanto ao texto do Roberto, que é que tem? Está bacaninha, pertinente e atualissimo!

    Marcia

  6. Olá Roberto,

    Muito bom o texto, nos ajuda sempre lembrar o que devemos focar no marketing viral, tendo em vista que muitos profissionais esquecem o real significado.

    T++++
    Aguardo mais artigos!
    🙂

  7. Maravilha de texto.

    Retrata perfeitamente a idéia de que viral é tonar público o que as vezes não é bem vindo…

    Umá idéia para o viral – Quantidade não é qualidade e fica chato mesmo… Marketing viral não é comunicação de massa e segmentado.

    Parabéns.

  8. É… a verdade é que Marketing viral ta virando moda , e muita gente quer fazer igual e acaba fazendo cáca… tento um efeito-reverso ao esperado…

  9. Gostei do artigo.

    Não por falar algo de novo mas sim por nos lembrar e nos alertar para a importância do planejamanto também para essa ferramenta tão discutida e usada atualmente.

    Na empresa onde trabalho faço peças para mailing e é sempre legal ler uma boa abordagem crítica sobre o assunto.

    Parabéns.

  10. Acredito que exista muito spam e virais sem conteúdo devido ao frisson que há em cima do assunto. Depois que pequenas ações geraram grandes resultados todos quiseram fazer igual. Uns sem planejamento outros sem boas intenções.
    A cobrança por resultados, a pressão dos gestores, o mercado canibal, tudo isso acaba influenciando nas más campanhas!

  11. Roberto, parabéns pelo artigo… Lucio, duas vezes parabéns pelos comentários.

    Informações de mais ou de menos, acho que tudo que critique, estimule e esclareça questões sobre viral só ajuda a tornar esse trabalho mais profissional e menos invasivo.

    Recebo todos os dias, e-mails de empresas que se dizem especializadas em marketing viral, mas que na verdade só realizam spam.

    Os esclarecimentos e artigos lidos aqui colocam o webinsider na condição de formador de comunidades extremamente esclarecidas sobre uma infinidade de assuntos, pessoas de alto valor profissional que se preocupam em usar a internet da melhor forma possível, respeitando o investimento de empresas que a utilizam como um canal de vendas e principalmente, respeitando o internauta, com campanhas inteligentes.

    É isso…

  12. Ola Roberto,
    Bom texto, profissional e pertinente.
    (In)felizmente nao concordo com o leitor LEO. Nao se trata de artigo que nao agrega valor.
    Minha experiencia trabalhando com Marketing no Brasil e exterior me mostrarm que apesar do conceito ser antigo a realidade nao a espelha.
    Muito clientes e publicitarios se apegam na ideia de Viral-salva budget ao tentar impor uma campanha viral moldada pela ideia de se fazer popular e nao popular pela ideia.
    Nao se trata de enCHer linguica mas sim de reinformacao.
    David Ogilvy, um dos melhores (senao o melhor) publicitario que ja existiu cdizia que criar publicidade bem-sucedida e um artesanato, parte inspiracao, mas principalemtne trabalho duro e conhecimento; esse conhecimento pode vir de todas as partes, inclusive novelas mexicanas.
    Abracos
    Lucio

  13. Texto não agrega valor algum. Já vi uma matéria deste mesmo autor antes e me parece um Copy/Paste do texto que li anteriomente.

    Conceitual fraco e batido. Favor contribuir com matérias de capital intelectual mais apurado e PERTINENTE ao momento do marketing digital que é de profissionalização e não ENXER LINGUIÇA!

    Sou leitor do webinsider a tempos e fico triste quando vejo esse tipo de coisa. Isso me lembra aquelas novelas mexicanas que entram as 18hs da tarde para compor ou remendar a grade esburacada de programação.

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *