“Somente um idiota compraria o YouTube”, foi o que o investidor Mark Cuban disse, semanas antes do gigante do mundo do vídeo online ser comprado pelo Google. Parece que o Google não concordou com sua opinião.
O Youtube se tornou o primeiro serviço bilionário entre as novas startups da web 2.0. Isso faz lembrar a bolha, quando vários serviços eram avaliados em bilhões e depois quebraram. Mas, como já dissemos antes, na web 2.0 a conversa é outra.
Antes dos primeiros rumores sobre esta negociação, as ações do Google valiam U$ 401. Um dia depois do negócio fechado, as ações já tinham subido para U$ 425. A compra foi feita, por US$ 1,65 bilhão em ações, não em dinheiro. Ou seja, a valorização das ações que a notícia da compra gerou fez com que a compra saísse de graça e ainda sobrou um “lucro” de alguns milhões. Belo negócio, hein? 😉
O que o Google ganha?
Há algo por trás das últimas ações do Google que muita gente não entende. Antigamente havia na sua filosofia corporativa uma frase assim: “O Google não faz horóscopo, aconselhamento financeiro ou chat”. Depois eles fizeram o Google Talk e tiveram que tirar isso de lá.
O que explica esta mudança? O Google tem como propósito organizar a informação do mundo. No entanto, somente nos últimos tempos ele percebeu que para isso ele deve também ajudar o mundo a produzir informação. Daí é que vem, para complementar a busca, o Google Base, o Gmail, o Google Talk, o novíssimo Google Docs & Spreadsheets, Blogger, Google Pages, etc.
Seguindo esta lógica, eles criaram o Google Video (e já disseram que ele não vai deixar de existir), para ajudar as pessoas a publicar vídeos na internet. Segundo os fundadores do Google, o grande motivo da compra é que o YouTube se encaixa perfeitamente na filosofia da empresa, porque vídeo é uma parte fundamental da informação do mundo.
“A equipe do YouTube edificou uma poderosa plataforma de mídia que completa a missão do Google de organizar o mundo da informação”, comentou Eric Schmidt, CEO do Google.
Problemas com direitos autorais
Mark Cuban não chamou os compradores do YouTube de idiotas à toa. Ele disse que o comprador sangraria até morrer com processos por problemas de direitos autorais. E realmente, aproximadamente 90% do conteúdo do YouTube viola as leis de direitos autorais, segundo estimativas de empresas especializadas.
Porém, o que Mark não percebeu é que a lei estadunidense protege a empresa que hospeda conteúdos em casos de violação de copyright, desde que esta retire os arquivos do ar, quando solicitado pelo detentor dos direitos autorais. Além disso, assim como no caso do Orkut, a responsabilidade pelo conteúdo do YouTube é do usuário que postou o vídeo, não da empresa que o hospeda.
Por que o YouTube?
Segundo o Ibope/NetRatings, em agosto deste ano o YouTube teve 2,6 milhões de visitantes únicos só no Brasil. Sua audiência é maior que a dos principais canais de notícias do país. Lá fora, com 34 milhões de visitantes, o brinquedo está muito acima de gigantes como a CNN (23,6 milhões) e o New York Times (12,3 milhões). Todos os dias 100 milhões de novos vídeos são vistos no site.
Calcula-se que a publicidade neste tipo de mídia deve aumentar rapidamente: US$ 385 milhões neste ano (alta de 71%) e seis vezes mais em 2010, com US$ 2,3 bilhões.
Vídeo é o futuro da internet?
Eric Schmidt crê que sim. Ele disse que “esta é a próxima etapa da evolução da internet, é um passo natural”. Já é possível, mas em breve será fácil e barato ver um vídeo da internet diretamente na TV, no conforto da sua sala. Então os vídeos da família, os que você recebe por e-mail, os que você guardou para ver depois, poderão ser vistos como hoje vemos TV. Se hoje o tempo que as pessoas gastam com internet já está se aproximando da TV, imagina só como será nos próximos anos…
Sem dúvida os videologs serão uma alternativa bem viável e fácil aos blogs num futuro próximo. Então, quem dominar a tecnologia de publicação de vídeos terá muito lucro.
O que o Google fará com o YouTube?
Segundo o Google, o YouTube continuará existindo de forma independente, não será integrado ao Google Vídeo. Porém nós podemos esperar diversas integrações interessantes com as ferramentas do Google. Sergey Brin, um dos fundadores do Google, disse que a integração com a busca do Google será muito importante e que eles vão fazer alguns testes neste sentido. Steven Chen, um dos fundadores do YouTube disse que eles já estão trabalhando numa lista de potenciais integrações e que isso vai levar semanas.
Agora restam algumas dúvidas: Como o Google vai rentabilizar o YouTube? O que eles vão fazer com o YouTube, além de colocar links patrocinados? Como as duas ferramentas idênticas (Google Vídeo e YouTube) continuarão existindo independentes disputando o público e a energia da empresa? O que você acha? [Webinsider]
Gilberto Alves Jr.
Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.
13 respostas
Não se vê propaganda no Google, Orkut e youtube, eles não ganhão dinheiro com propaganda. De onde vem o dinheiro? Já me disseram que ganham por visita, centavos por pessoa que entra no site, milhões de acessos diários, ganha-se muito dinheiro.
Alguém afirma isso?
Roberto da silva de araujo, o seu site listado aí em cima (www.agitoweb.com.br) é uma das coisas mais ESCROTAS que eu já vi em toda a internet. Top 10. =D
Sem contar que as próprias empresas que trabalham com a Mídia podem fazer uso dessa ferramenta como o YouTube. Já pensaram na SONY por exemplo centralizando todos os trailers de filmes lançados atualmente e antigamente nesse site pra compor uma espécie de videoteca disponível para todos?
Ou melhor ainda, o que impede de serem criados Canais no youtube? Por exemplo, o canal CNN com arquivos de reportagens importantes, fatos que aconteceram e etc? E tudo isso acessível à todos?
Eu acho que o pessoal do Google foi esperto, e estão pensando mais à frente do que simplesmente exibir videozinhos na internet, afinal.. olha a TV Digital chegando aí…
O fato é que a Google, diferentemente dos antigos proprietários do You Tube, tem acordos de publicidade com diversas empresas do mundo do entretenimento, como Sony/Warner, etc… e que, por estas serem parceiras, dificilmente iriam querer processá-la. Pelo menos li isso em algum lugar esses dias, e talvez explique a falta de temor deles com o assunto…
A explicação que o Google dá para ter comprado o Youtube pode até parecer nobre (O Google tem como propósito organizar a informação do mundo…), mas a verdadeira intenção é mesmo ganhar dinheiro. Ou alguém acha que a empresa vale hoje mais de US$ 130 bi à toa?
Antes que alguém tomasse a frente, o Google foi lá e arrematou o negócio, e hoje detém mais de 50% do mercado de vídeo on-line.
Pode até ser que mais para frente o negócio não se mostre tão rentável quanto o esperado, mas, se ele não faturar o quanto espera, pelo menos evita que alguém ganhe no lugar dele.
Porém, o que Mark não percebeu é que a lei estadunidense protege a empresa que hospeda conteúdos em casos de violação de copyright (…)
Nesse paragrafo ai… fiquei na dúvida…
Eu queria só saber então porque vivem fechando ed2k, torrent, sites, etc.
Se eles não hospedam…
só uma pequena correção.
Não são publicados 100 milhões de novos vídeos dia. O correto é, são vistos 100 milhões de vídeos dia.
Li em um blog que o mais interessante da compra do YouTube foi o fato do google ter comprado a palavra chave Vídeo! YouTube deve ser top of mind em vídeo! Isso me faz lembrar um vídeo que circula na internet sobre o futuro do Google, Amazon, Googlezon e outras teorias caóticas…
tenho um site de baladas denominado
http://www.agitoweb.com.br atualmente esta em reforma, mas assim q entrar no ar dentro de mais ou menos 6 dias, eu posso vender a google tbm, e nao precisa ser por milhoes nao , qualquer 100.000.00 ta bom rssssssssssssssssss
roberto
Acabei pegando no pé por causa de um ponto da matéria e não comentei o resto.
A bola do YouTube ficou pingando na quadra só esperando alguém chutar. Essa venda era inevitável e é muito interessante que tenha sido feita para a Google, já que esta tinha o costume de comprar pequenas empresas de tecnologia e não audiência.
Aliás, a maioria dessas empresas de serviços web não passam de funcionalidades que são construídas para serem vendidas para os grandes players. Fica ainda mais fácil quando conseguem recursos do mesmo capital de risco que financiou um grande player, como é o caso o YouTube que recebeu dinheiro do Sequoia que também investiu no próprio Google. 😉
Um player que andou meio quieto ultimamente, mas, que merece atenção é o InterActive Corp (www.iac.com).
O Mark Cuban não percebeu como funciona a legislação americana? Bastante improvável, já que ele vendeu uma empresa de streaming de conteúdo pro Yahoo! e tem uma empresa na área de televisão digital.
Por isso, o cara deve conhecer muitíssimo de direito autoral digital. O que acontece é que os comentários dele certamente envolvem defesa de interesses próprios, principalmente porque o que ele fala repercute pra caramba.
falar é moleza. saber e discutir, amis ainda…
agora, quero ver é todo mundo ficar quilionário até a merda cagada valer dinheiro!
É por estas e por outras que eu continuo acreditando que o meio mais fácil de fical milionário é via web. Vivo escrevendo isso no meu blog e o exemplo do youtube é apenas mais um. Criar valor e criar necessidade são duas das ferramentas mais importantes para se empreender um negócio viável e rentável na minha opinião.
[]s