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Confesso que não pensava em escrever nada sobre a compra do You Tube pelo Google, já que o assunto vem sendo exaustivamente debatido pela imprensa. Mas, como está todo mundo dando palpite, resolvi brincar de futurologia também.

Na minha modestíssima opinião foi apenas uma compra de oportunidade: antes que a concorrência – Yahoo, NewsCorp – o fizesse, o Google deu o bote.

Em relação às diversas especulações pela web afora, podemos excluir algumas imediatamente:

– O YouTube já exibe os links patrocinados do Google, por isso podemos excluir compra de inventário/audiência como motivador.

– O Google Vídeo está aí, mas ao contrário de outras aquisições feitas pelo Google no passado, onde empresas como a Keyhole e Urchin viraram respectivamente Google Earth e Google Analytics, a marca YouTube é mais forte que a do Google (Vídeo), por isso é improvável que neste caso haja mudança de nome e consolidação em torno da marca Google (Vídeo).

– As pessoas também especulam que um dos motivos seria exibição de comerciais antes dos vídeos ou links patrocinados que levem a vídeos, em vez de websites. Não acredito, até porque isso não é nenhuma novidade. Além disso, lembre-se que o Google já tem um produto chamado Click to Play. Nele você clica no link patrocinado e vai para um vídeo e não um site.

Conclusão: o Google já deixou claro que pretende expandir o modelo de links patrocinados a outros meios – vide o teste de venda de publicidade em revistas no modelo de leilão e a aquisição de uma empresa que comercializa espaços em rádio. Acho que é mais ou menos por aí, afinal o YouTube pode ser um excelente balão de ensaio para um modelo de comercialização de filmes comerciais no sistema de leilão. [Webinsider]

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Avatar de Marcelo Sant'Iago

Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.

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6 respostas

  1. Oi estou fazendo um trabalho para o Colégio e “gostaria de saber o que é o you tube e qual a sua função educativa. Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito.”
    Obrigada, um grande abraço Aluska.

  2. Oi estou fazendo um trabalho para a faculdade e gostaria de saber o que é o you tube e qual a sua função educativa. Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito.
    Obrigada THAISA

  3. Marcelo, concordo plenamente contigo quando diz que a compra do Youtube pelo Google foi uma compra de oportunidade, mas acredito fortemente no potencial de rentabilidade que um site como o Youtube pode gerar pro Google.

    A receita do Google é quase em sua totalidade proveniente dos Links Patrocinados e o tráfego do Youtube é monstruoso. Além disso as outras possibilidades comerciais que vc citou, como links patrocinados com vídeo e a inserção de anúncios antes de cada vídeo, mesmo que não sejam novidade, podem representar um start para um novo tipo de comercialização e anúncios, de maneira maior e ampla, ancorado pelo Youtube.

    []s

  4. O Youtube e o Google Video não são bem a mesma coisa. É natural que o Google mande evoluir o YouTube em favor do seu negócio. Vários detalhes:

    – Com a compra do YouTube o Google consegue garantir que os anúncios lá colocados não mudarão para um concorrente mais tarde. Ou seja, a vaca leiteira vai ficar com o Google para sempre.

    – Os videos no YouTube não são moderados à priori. No Google Video demoram horas ou dias até serem aprovados.

    – O YouTube limita o tamanho dos video a 10 minutos ou 100MB. No Google Video, você pode enviar videos maiores com um programa que eles fornecem.

    – O Google Video também vende videos. A pesquisa por videos comerciais está integrada na pesquisa do Google Video. Portanto, o gratuito serve para chamar atenção do pago.

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