A propaganda assumiu um papel de descobridora de novos movimentos culturais e tendências de comportamento e, mesmo, de formadora de novas tendências e movimentos.
As principais agências e marcas do mundo procuram estar antenados em tempo real, diuturnamente, com o que vai nas mentes e nos corações das mais diversas gerações dos mais diversos povos do planeta. A essa disciplina de se observar atentamente para onde caminha a humanidade deu-se o nome de Consumer Insights, algo como intuições, revelações sobre o consumidor.
Nesses dias acelerados, em que a comunicação tornou-se digital e o consumidor é a própria mídia, assumindo o seu papel de difusor, o Consumer Insights passou a ser um fator determinante no sucesso de campanhas de propaganda online e off-line em todo o mundo.
Regional e global
As tendências ocorrem na velocidade da internet e ao som de iPods e não podem mais ser ignoradas por nenhuma marca que queira se estabelecer ou mercado que se queira conquistar. E essas tendências, igualmente, não podem ser analisadas só de uma perspectiva regional ou só de uma perspectiva global, mas consideradas como resultado da integração desses dois pontos de vista.
A comunicação pertinente e eficaz de grandes marcas é feita a partir de informações colhidas por uma rede de informantes, caçadores de tendências e de novidades, nos principais centros de cultura e consumo do mundo. O objetivo é criar um banco de dados do futuro que já projeta sua sombra sobre o presente. Esses profissionais reunem informações aprofundadas sobre comportamento, cultura, intervenções urbanas, entre outras, para que uma marca possa evoluir e ser também promotora de novos comportamentos e debates.
O papel de uma agência hoje é levar a propaganda para o cotidiano e o cotidiano para a propaganda. Entender e não apenas monitorar os hábitos do consumidor é a base do sucesso das melhores ações que têm sido desenvolvidas.
Responsabilidade social na propaganda
E à propaganda hoje cabe também um papel quem sabe maior, fundamental, de responsabilidade social: o de compromisso com uma ?viralização? do bem, da dignidade, da solidariedade em escala também mundial. Com as novas tecnologias digitais, as campanhas de marketing viral podem alcançar hoje todo o planeta, incentivando a criação de um mundo melhor, de um mundo solidariamente globalizado.
Grandes marcas comprometidas com um mundo melhor são aquelas que vão ganhar os corações de todos. O público de todo o mundo me parece ávido por campanhas e debates que mobilizem questões ecológicas, de consumo consciente, de preservação de todos os seres, principalmente o ser humano, e de muitas outras questões e debates de que ainda nem desconfiamos. Mas que poderemos descobrir.
O Consumer Insights é uma nova e poderosa ferramenta de entendimento do mundo. [Webinsider]
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Conde Roberto Guarnieri
Conde Roberto Guarniei (roberto.guarnieri@a1.com.br) é o Global Chairman do A1 Group.
2 respostas
boa tarde professor tudo bom, achei esse texto interessante, fala sobre consumer insights
até mais
Fabrício Medéa
fabriciomedea@bol.com.br
Parabéns pelo artigo! Gostei muito em relação ao termo Consumer Insights.
Abraços, ike
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