Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O que dizer da virada do ano?

Estive no Rio de Janeiro e vi os fogos na praia de Copacabana!
Fantástico! Lindo! Inacreditável!

Mas, tenso… uma aflição generalizada pairava no ar…
Um milhão a menos de pessoas foram à praia ver 2007 chegar em Copacabana este ano.

Medo e apreensão… Os dias de violência no Rio deixavam suas marcas no ar.

Mas as luzes sempre vibram!

Fogos estouravam nas balsas no mar sob as luzes de imensos e magníficos transatlânticos e barcos enormes todos iluminados…
Areia molhada, chuva fina e muita gente esperançosa!
A sensação que se tinha era de algo ambivalente: muito desejo de paz, felicidade e boas novas, mas muito medo da incerteza do que está por vir…

Pensei que era tempo de parar e refletir.
De novo e sempre, de novo.

Quais devem ser as decisões de Ano Novo?
O que podemos concluir do ano que passou?
Sempre tento fazer este balanço do que foi para tomar decisões daquilo que virá…

2006 foi um ano duro, mas um ano bom.
Um ano de muitas mudanças no mundo, nas relações, no nosso trabalho.
Muitas mudanças e evolução no mercado de MKT Interativo!

Poucos dias antes do Natal o Caíque Severo escreveu para alguns amigos pedindo que cada um dissesse o que achava que havia acontecido de expressivo no nosso ?meio interativo? em 2006… (vale a pena depois dar uma olhada lá na coluna dele)

O fato de eu, lá em dezembro, ter parado para pensar nisso me fez ir amadurecendo este artigo:

O que foi 2006? O que podemos esperar agora de 2007?

Escrevi para o Caíque mas ele só usou um pedacinho… como achei que o texto valia a pena, reproduzo aqui o e-mail que escrevi e gostei de escrever para ele para vocês:

?Caíque, meu amigo querido…

Se algo mudou em 2006?
Tudo! Ou quase tudo… graças a Deus!

Para mim e talvez para você também (isso pelas nossas conversas), o que mais mudou neste último ano foi a maturidade do mercado e o novo e real papel que finalmente a Mídia Interativa passou a ter dentro do pensamento do MKT com um todo.

Tudo que sonhamos passou a ser realidade! Poder fazer ações ousadas, medir resultados, ter clientes que sabem o que querem e como querem e isto envolver internet e novas mídias para mim é fantástico. Ter um cliente que sabe que deve investir em Ad Server, então!

Grandes ações em 2006 foram possíveis:

O vídeo do Ronaldinho (criado pela Media Contacts da Espanha) chutando na trave, é ou não é uma grande case e um exemplo de mudança? A Nike apostou no viral e foi um sucesso mundial…

Acho que todo mundo vai citar o You Tube como novidade número 1! Cicarelli, Numa Numa, o meninho do Star Wars… e aqui mesmo depois, a Ju lembrou bem da oportunidade que a Age soube explorar no messenger para Ola… coisas incríveis! Mesmo o hotsite musical de vocês, DM9 do ui ai ui ai, ai… fantástico!

E mais: ver o mercado lutando por um budget expressivo para online, ver clientes demandando e acreditando em um planejamento estratégico integrado de verdade, isso é o que queríamos há 10 anos atrás, não era?… e agora existe!

Valeu a pena!
Valeu subir, explodir, cair, esperar… semear de novo e pacientemente regar todos dos dias….

Agora?

Está florescendo, não está?
Temos só que saber cultivar e fazer uma belo jardim!

O novo para mim é que hoje o mercado está pronto para usar e acompanhar a avalanche de coisas que o mundo interativo propicia.

Talvez porque as gerações antigas e mais resistentes a tudo isso estejam agora podendo somar seu conhecimento ao de uma nova geração que nasceu Interativa e Digital.

Isso só viria com o tempo.
E a gente pega carona!

Vale este depoimento?
Ou é muito feminino demais?

bjs
Ana?

E agora?
O que faremos com este cenário que se abre para nós?

2006 já foi um ano bom, muito bom, e ouso dizer que para mim foi um ano divertido.

Minha última ação no dia 29/12 antes de desligar minha máquina foi escrever um e-mail de retorno para as pessoas que trabalham comigo diretamente… Porque se tudo isso que estamos vivendo deu certo e vai dar muito certo é porque existem PESSOAS fazendo isto acontecer.

Quis fechar o ano com um agradecimento a eles, principalmente a eles.

Isto é algo que, infelizmente, muitas vezes nos esquecemos de fazer, dizer e mostrar: o quanto as pessoas que estão ao nosso lado é que são importantes, queridas, especiais e nos trazem alegria só por estarem lá.

Será que alguém se lembra de mostrar?
Será que alguém se lembra de agradecer por mais um dia?

Pensei muito nisso… em cada um que está a meu lado em cada pequena ação, desde o meu acordar… Lu minha boa e querida assistente em casa, que se preocupa tanto com as coisas que nunca acho! Conceição, a moça da limpeza da Media Contacts que sempre me espera com um sorriso no rosto e um café fresco na minha xícara preferida… o Chico, manobrista do prédio, o Seu Pedro da portaria, o guarda Delézio (sempre troco o nome dele)…

E minha ?grande equipe?… cada um com um estilo, função e manias diferentes de ser…criativos, obssessivos, inteligentes, mas, acima de tudo: DIVERTIDOS!

Agradecer.
Reconhecer.
Recompensar?

É muito bom quando uma pessoa que você admira e gosta te dá um retorno?

É maravilhoso!

Eu tenho muito a agradecer sim. Pelo dia-a-dia divertido que podemos viver no nosso trabalho. Que é algo que só se tem porque se busca e se constrói.
E nós temos que ter isso em mente sempre: fazer ser assim.
Fazer ser bom. Criar, deixar fluir, respeitar diferenças, apostar na idéia do outro.

Se 2006 foi bom e 2007 será um grande ano, é porque existem pessoas lutando por isso e existe um sonho comum de fazer dar certo.

Ter começado o texto citando algo complicado como o Rio de Janeiro e a violência é intencional sim: não podemos deixar de lado o saber de que nem tudo são flores!
Não são e temos que ter em mente sempre nosso papel nisso tudo.

E eu, pessoalmente, acredito no trabalho de formiguinha e no MKT viral: um a um espalhando por aí uma nova consciência. É nas relações pessoais que reside o germem de uma mudança lenta, gradual e estrutural… fazer diferente e fazer ser bom e divertido em casa, no trabalho, no amor, na política, em tudo!
Acreditam?

Eu acredito.

Que venha o ano e que seja ainda mais divertido do que este que passou!

07 de janeiro, verão chuvoso de 2007… [Webinsider]

.

Avatar de Ana Clara Cenamo

Ana Clara Cenamo fundadora e produtora executiva da Spanda Produtora.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *