Três assuntos editoriais a comentar, ligados à edição do Webinsider. Nasceram daqui um livro, uma nova página e um novo site.
O livro
Luiz Agner lançou um livro excelente para estudantes de design, comunicação, informática, administração e qualquer pessoa envolvida com internet interessada em interfaces e organização de conteúdo.
Agner tem o mérito de traduzir conteúdo acadêmico para uma linguagem coloquial e agradável. E sabe resumir muito bem os pontos que interessam a quem procura produzir interfaces eficientes.
É um orgulho também perceber que este livro, publicado no ano passado, começou a ser escrito aqui no Webinsider, em uma época que ainda não se falava em usabilidade e arquitetura da informação e que nas equipes web não havia ainda essa função. Algumas matérias de Agner no Webinsider ajudam a compor boa parte do conteúdo.
O livro conta com prefácio de Peter Morville, o autor de Information Architecture for the World Wide Web. Morville disse lá: ?O Brasil precisa de mais arquitetos de informação. Este notável livro de Luiz Agner é um grande lugar para começar. Compre-o, leia-o, compartilhe-o?. Isso mesmo.
Ergodesign e Arquitetura de Informação: Trabalhando com o Usuário
Editora Quartet, ISBN: 858569680X, 176 páginas, formato médio.
Vendas: Submarino, Cultura e outras livrarias.
Vendas diretas: vendas@quartet.com.br
A página
Outra novidade é a criação de uma página com a lista dos autores com artigos publicados no Webinsider. Clique no nome do autor e verá o perfil dele e as matérias publicadas no Webinsider. Temos hoje cerca de 3.400 artigos; quando mudamos de plataforma (WordPress atualmente), os textos antigos foram revisados e indexados – autor, tags e categorias – foram para o banco de dados.
Falta ainda revisar e indexar muitos artigos e textos mais antigos. Mais da metade do total de seis anos já está classificada. Em Nenhum estão os textos ainda a indexar. É um trabalho de paciência e todos os dias alguns deles são acertados.
A próxima página a ser construída vai mostrar uma lista com as categorias (ou seções, ou assuntos, como preferir) que identificam as matérias e também das tags (detalhamento complementar, como Livros ou Celular), que ajudam a classificar as matérias.
Estas duas páginas deverão entrar no menu à esquerda e vão melhorar a organização da informação aqui no site. O objetivo é ajudar para que os conteúdos sejam encontrados mais facilmente. Assim poderemos, quem sabe, reduzir o número de seções no menu. A idéia é ter menos categorias e muito mais tags.
O site
Entrou no ar ontem, ainda em testes e muitos ajustes a serem feitos, o site Outrolado.
É uma espécie de Webinsider sem editor. Vai lá ver. É um desejo antigo do Webinsider ter um ambiente onde os leitores pudessem publicar de forma independente. Esperamos que os melhores conteúdos sejam destacados naturalmente. Vamos ver o que acontece; já está funcionando mas ainda em construção. Deixe seu comentário. [Webinsider]
.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
2 respostas
Ainda não li o livro, mas já o adicionei na lista de presentes. Quanto à página, legal ver a equipe do Webinsider investindo na classificação e formas de busca dos milhares de artigos aqui postados. Já o site Outrolado é outra iniciantiva que deve contribuir muito para a comunidade virtual.
Meus parabéns a todos. Sucesso!
Assim que o livro do Agner foi lançado, eu comprei e recomendo.
Na época está montando um mini-curso cobre Webstandards e Arquitetura de Informação, e muito do conteúdo tive que reformuar depois que li o livro.
Sem dúvida a linguagem adotada é muito boa. Vale a pena para aqueles que procuram um primeiro livro sobre o assunto!